
Estar conectados com a visão é mais do que fazer parte de uma igreja — é carregar no coração o propósito de Deus para esta geração. É viver a Palavra da Fé com intensidade, avançar com ousadia, honrar a unção confiada e servir com alegria, sabendo que somos parte de algo maior. Quando nos conectamos com a visão, deixamos de andar sozinhos e passamos a caminhar em unidade, debaixo de uma mesma direção, com olhos fixos no que Deus quer realizar através de nós!
Desde o ano passado, filhos de pastores e ministros têm tido a oportunidade de participar de um tempo exclusivo durante a Reunião Anual de Pastores e Diretorias. Em 2025, a Conferência Legado tem como tema Conectados, com o propósito de oferecer instrução, promover alinhamento com a visão do Ministério e fortalecer os laços de comunhão entre os participantes.
“ESTOU DE VOLTA!”



Se a primeira edição foi E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R, imagine o que está reservado para os jovens neste ano. Entre os que retornaram com grande expectativa está Nicole Fontenele, 14 anos, filha do pastor do Ponto de Pregação Verbo da Vida em São José da Mata, distrito de Campina Grande (PB).
Ela expressou sua alegria em participar novamente após uma experiência marcante na edição anterior. “Fiz muitos amigos que nunca imaginei ter e quero levar para toda a vida. Foi um tempo de crescimento e, este ano, está sendo mil vezes melhor”, declarou.
Assim como Sarah Benevides, 15 anos, que também viveu momentos inesquecíveis. “Foi a primeira conferência em que senti um apoio maior voltado aos jovens. Foi impressionante como me adaptei rapidamente aos outros participantes e à linguagem das ministrações. Desde o ano passado até hoje, mantenho contato com um grupo com 15 pessoas, e somos bastante próximos”, compartilhou.
Com o mesmo entusiasmo, Maria Vitória, 14 anos, da Igreja Verbo da Vida em Guarapari (ES), retornou para esta edição. “Não existem palavras para explicar a experiência incrível que tive no ano passado. Fiz muitas amizades com outros filhos de pastores”, contou.
COMEÇOOOOUUUU!!!




Ontem pela manhã, o período de louvor foi bem animado e também permitiu um tempo de adoração entre os participantes. Gabriela Almeida dirigiu esse momento com integrantes do JVV Music. Na sequência, João Gabriel, coordenador de Jovens e Adolescentes do MVV, deu as boas-vindas e realizou uma dinâmica entre os participantes.
No momento da Palavra, Luissa Emery, integrante da Coordenação de Comunicação do MVV e filha do apóstolo Guto Emery, foi a primeira a ministrar. Ela reforçou que sempre há algo novo a aprender e compartilhou seu testemunho como aluna do Centro de Treinamento Bíblico Rhema.
Logo após, os participantes desfrutaram de um intervalo com sorvete e muitas brincadeiras na Connect Zone, promovendo comunhão e integração. Ainda pela manhã, teve início a formação das equipes da gincana.





Em seguida, Juliana Borba ministrou no segundo tempo. Ela destacou a importância de entender e viver a estação correta de acordo com o chamado de cada um.
“O diabo está preparando o mundo para o anticristo, enquanto o Espírito Santo está preparando a Igreja para a volta de Jesus. Não vivemos de acordo com o sistema deste mundo. Meus melhores amigos eu conheci na igreja. Faça da igreja o lugar dos seus melhores amigos também”, instruiu.





TO BE CONTINUED…
À noite, o segundo momento da Conferência Legado começou com uma oração de Isaac Guimarães e os participantes. Logo após, o louvor do JVV Music, dirigido por Bya Sonaly, animou ainda mais a galera. Já as ministrações foram do Pr. Rômulo Abrantes Jr., João Gabriel e Isaac Guimarães. Além disso, houve também a apresentação especial da peça teatral Sonâmbulos.



PRIMEIRA VEZ
A segunda edição da Conferência Legado também teve jovens participando pela primeira vez, como é o caso de Juliana Fleege, 23 anos, filha dos missionários Tony e Alexandra Fleege.

A jovem está passando uma temporada no Brasil e, para ela, tem sido uma bênção estar de volta à família Verbo da Vida.
Segundo Juliana, ela achou muito legal ter uma programação especial voltada aos filhos dos pastores.
“É importante essa comunidade e rede de apoio. Como a Juliana Borba falou hoje pela manhã, não estamos sozinhos e podemos enfrentar essa vida juntos, com o apoio dos nossos irmãos da fé”, afirmou.
SAIA DA JANELA!

O pastor Rômulo Abrantes Jr., da Igreja Verbo da Vida no Portal do Sol, João Pessoa (PB), foi o primeiro ministro da noite. Ele compartilhou que também é filho do pastor e ministrou sobre a importância de não se distrair, mantendo Deus na primazia.
Sua mensagem foi baseada no texto de Atos 20.1-13 e destacou que Paulo aproveitava cada momento para pregar o Evangelho, dedicando sua vida por essa causa. No contexto dessa passagem, segundo o ministro, Êutico caiu da janela porque estava distraído.

“Esse episódio nos traz ensinamentos preciosos. A janela é um lugar que promove muitas distrações: quem está dentro olha para o lado de fora, e quem está fora quer saber o que acontece dentro. Certas coisas se não forem bem administradas, podem roubar nosso foco”, alertou.
Por fim, Rômulo enfatizou que não adianta estar lugar certo com as pessoas certas, se o coração não estiver envolvido com o que Deus preparou.
“Preserve o perfume de Cristo em você. Seu coração precisa estar conectado. O cristianismo é digno de tudo e não é de baixo custo. Esse causa custou caro para vivermos uma vida ‘mais ou menos’ ou pela metade. Mesmo que seja custoso para nós, é a coisa mais grandiosa, preciosa e satisfatória que você fará em sua vida. Seu lugar não é na janela, mas é no ambiente certo e com as pessoas certas”, completou.
ESPECIAL DA NOITE
Logo após o intervalo, Sonâmbulos foi a peça teatral apresentada, que enfatizou a história da Igreja de Cristo de forma bem divertida e trouxe como reflexão a Igreja que adormeceu para a consciência da identidade e da eternidade, por não perceber o legado que carrega.



Em seguida, João Gabriel subiu ao púlpito e pegou a deixa da reflexão da peça para abordar os “cristãos sonâmbulos”, citando o texto de Romanos 12.2.
“Não podemos nos amoldar ao sistema deste mundo. Eu não quero viver esse Evangelho como uma ilusão. A peça fala de pessoas que estão na igreja, mas estão apenas vivendo um ‘sonho’ de um chamado. Não podemos viver essa rotina de igreja, eventos, sem ter o coração conectado ao Senhor”, alertou.
Finalizando, ele afirmou que a vida só faz sentido em Deus e orou para que todos vivam um Evangelho genuíno e provem da plenitude do que o Senhor preparou para cada um deles.
CONECTADOS DE CORAÇÃO

Encerrando a noite, Isaac Guimarães ministrou sobre a parábola do filho pródigo (Lucas 15.11-32). Ele destacou que idade não define maturidade, pois esta vem com o tempo. Em seguida, explicou o que é uma vida desregrada e que esse comportamento não é um princípio bíblico. “Devemos viver conforme as instruções da Bíblia. O filho mais novo viveu como quis, de forma dissoluta”, observou.

Ele prosseguiu compartilhando seu testemunho pessoal sobre as indagações que teve e o tempo em que se viu como o filho mais velho da parábola. Foi só quando “caiu a ficha” que começou a fazer a diferença onde estava inserido.
“Cada um tem sua história e a hora de fazer uma oração sincera. Percebi que estava em um bom lugar, rodeado de pessoas cheias de Deus. Existem pessoas ‘sonâmbulas’, que estão na igreja, mas estão distantes do Senhor. Em nossa vida, existem fases em que não compreendemos muitas coisas, mas devemos seguir os princípios da Palavra”, contou.
Por fim, Isaac orou sobre o chamado de cada participante e incentivou todos a agradecerem por suas famílias, encerrando a noite com um momento de consagração e rendição.
Hoje, a programação terá mais dois cultos poderosos da Conferência Legado, encerrando este evento maravilhoso. Não perca a cobertura completa aqui no Portal e no Instagram do @jpn.brasil .