Sim, muitos dos meus escritos são ex-gritos. Sei que meus textos têm uma vertente diferenciada, mas acho que Deus usa cada um conforme Ele quer e aprouve a Ele me dar uma sensibilidade enorme e me permitir ter esse espaço no qual posso compartilhar coisas diferentes com os meus leitores. Portanto, prepare-se, você vai ser confrontado, mas será também abençoado com a leitura.
O tema do texto a quatro mãos não é um assunto que as pessoas ouvem com frequência. Estou falando da dependência emocional que inicialmente acontece em nossa vida de maneira sutil. Você não sabe como ela começa e nem para que lado ela vai, mas ela cresce e avança até contaminar todas as áreas da nossa vida. A dependência emocional não é um demônio, é um tipo de relacionamento, é um jeito errado e doente de nos relacionarmos com alguém. Parece um relacionamento saudável de Deus, mas a motivação é errada e normalmente isso não se vê de cara. Mas ao longo do tempo terá grande estrago. É um pecado, porque é idolatria, é a criatura tomar o lugar do Criador dentro de nós.
Isso pode ocorrer em qualquer relação. Seja entre: marido e mulher, pais e filhos, irmãos, amigos, líderes e liderados. Enfim, várias relações estão sujeitas a se depararem com a dependência emocional. Quando ela acontece, Jesus vai sendo colocado de lado de nossa vida discretamente e logo se torna segundo plano, porque a pessoa de carne e osso toma o lugar de Deus em nós e isso seguramente não vai dar certo.
A dependência emocional é um cativeiro terrível. Não queira em momento algum experimentar isso em sua vida. Eu fui buscar entender o que de fato era a dependência quando me vi diante dela e não sabia como lidar, espero não tê-lo escandalizado com a minha confissão. Diante disso, busquei ajuda e Deus trouxe luz e esclarecimento para a minha vida e hoje não posso me calar e deixar pessoas ao meu redor sofrendo com esse mal sem saber como fazer para se ver livre. A boa notícia é que Deus vai te ajudar e você verá que vai valer tanto a pena que você não vai acreditar, como vale a pena buscar em Deus as respostas que só Ele tem…
Deus usou pessoas para me ajudar a entender o que era a dependência emocional. Andrea Vargas foi uma delas. Essa mulher é uma missionária que tem pregado pelo Brasil e atua na Missão Avalanche aconselhando e ajudando pessoas que sofrem de diversos problemas (ainda não a conheço pessoalmente). Outra pessoa foi Lenise Freitas da Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba que conheci pessoalmente em 2011, e desde então o Senhor a tem usado para me ajudar.
Se você tem problema nessa área deixo alguns conselhos: confesse para Deus. Busque ajuda de alguém maduro e seja sincero em reconhecer a necessidade dessa ajuda e se prepare para sofrer por um tempo, porque você terá que colocar limite nessa relação doente que está vivendo. A boa notícia: Tem saída!
Mas, quero que entenda melhor o que é a dependência emocional e, por isso, convidei Lenise Freitas para compartilhar um pouco do tema no blog a quatro mãos e desejo que seja abençoado:
Lenise Freitas
“Eu perco o chão/ Eu não acho as palavras/ Eu ando tão triste/ Eu ando pela sala/ Eu perco a hora/ Eu chego no fim/ Eu deixo a porta aberta/ Eu não moro mais em mim/ Eu perco as chaves de casa/ Eu perco o freio/ Estou em milhares de cacos/ Eu estou ao meio/ Onde será/ Que você está agora?…”
“Eu não existo longe de você/ E a solidão é o meu pior castigo…”
Essas músicas têm algo em comum. Embora pareçam falar de amor, elas falam de um assunto bem diferente: Dependência Emocional.
Mas o que é dependência emocional? Existe um laço emocional que é saudável e que devemos ter com outras pessoas. O ser humano é um ser social e família, amigos, são muito importantes e até mesmo necessários. Mas a dependência emocional extrapola justamente esse limite do que é saudável.
Lori Rentzel define dependência emocional como “a condição em que a presença e o carinho constante de outra pessoa são considerados necessários para sua segurança pessoal; quando seu valor, sua paz de espírito, estabilidade interior e felicidade estão ancorados em uma pessoa e na reação dessa pessoa para com você.”
Em um quadro de dependência emocional, não colocamos nossa expectativa na nossa própria capacidade, nem no Senhor e nas suas promessas, mas no comportamento de outras pessoas em relação a nós. É certo que se não conseguimos ficar bem sozinhos, não ficaremos bem com ninguém.
Somente o amor de Deus nos completa, todos os outros amores devem apenas nos acrescentar. Além de darmos o lugar que deve pertencer somente a Deus para outra pessoa, que é o pecado da idolatria, a dependência emocional gera fracasso e frustração; pois só o Senhor é capaz de suprir inteiramente as nossas necessidades.
Que fardo pesado colocar no outro a responsabilidade pela nossa felicidade! Pessoas que não conseguem manter relacionamentos por muito tempo, geralmente sofrem de dependência emocional. Quando o outro falha (porque é humano), essa pessoa procura substituir rapidamente o objeto da dependência. Outras vezes o dependente emocional pode estar preso a relacionamentos destrutivos e pondo em risco até mesmo sua integridade física.
Se compararmos a Dependência Emocional com o amor ágape, o amor do tipo de Deus, podemos perceber com clareza a diferença entre a dependência e amor.
Amor Ágape
É derramado pelo Espírito Santo em nossos corações
É paciente e benigno
Não arde em ciúmes
Não se ufana, não se ensoberbece
Não se conduz inconvenientemente
Não procura seus próprios interesses
Não se exaspera (irrita)
Não se ressente do mal
Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade
Tudo sofre
Tudo crê
Tudo espera
Tudo suporta

Dependência emocional
Surge a partir de carências emocionais não tratadas
É extremamente impaciente e pode prejudicar as pessoas envolvidas
Pode chegar a um ciúme extremo, não admitindo que o alvo de sua dependência tenha outros amigos, frequente lugares ou participe de atividades sem a sua presença
Preocupa-se com aparências e necessita ostentar a todos que há uma intimidade e familiaridade, necessita marcar território
Não reconhece limites, podendo deixar terceiros constrangidos em sua presença.
Necessita de recompensas e está sempre esperando por elas, caso não aconteça pode cobrá-las.
Pode fantasiar e desejar situações românticas ou sexuais com a outra pessoa.
Irrita-se com facilidade.
Magoa-se com facilidade e guarda uma lista de erros da outra pessoa.
Não se preocupa se outras pessoas estão sendo prejudicadas por causa de sua dependência, tem forte tendência à manipulação, não consegue enxergar a si mesmo, a outras pessoas e circunstâncias de forma realista.
É extremamente sensível, pode passar do carinho à agressividade em questões de segundos se contrariado.
É desconfiado
É imediatista
Não aceita ser contrariado, o que pode levar a pessoa a cometer suicídio ou mesmo assassinato.
Quando compreendemos o verdadeiro amor, tudo que é falso amor em nossas vidas é desmascarado. A gente entende que não existem tantas formas de amor, muitas vezes o que parece legítimo é falsificação, e no fim não vai funcionar.
Precisamos reconhecer se andamos em dependência emocional e pedir que o Espírito Santo nos auxilie, crendo na Graça para que possamos andar no verdadeiro amor.






8 Comentários
Muito bom.
Reconheço que tenho Dependência Emocional, e louvo o meu Senhor por permitir situações em minha vida que me mostraram e me fizeram refletir sobre isso. Meu caso vai mais além, engloba tmb o complexo de inferioridade. Após descobrir traições por parte do cônjuge, tudo isso aflorou, tento superar e continuar a caminhada, pois, sei que se não estiver com Ele, nada poderei fazer.
Graça e paz
Exelente preciso de ajuda,ou melho minha alma grita por socorro me enquadro dentro dos sintoma de ser uma pessoa com Dep. Emocional
Rosi, reconhecer que precisa de ajuda é um passo para sair da condição que está. Em Deus temos saída e resposta para tudo. Nele podemos buscar ajuda e teremos socorro. Você está no caminho certo. Não existe uma receita pronta, mas existe caminhos, busque ajuda com pessoas certas, boas associações com pessoas maduras, boas conselheiras, leia a Bíblia, ore, uma vida de oração vai lhe fortalecer, uma vida de intimidade com o Espírito Santo nos ajuda em tudo. Deus vai te ajudar, acredite nisso. Forte abraço!
Boa tarde!
Não é fácil admitir que possamos passar por isso. Passo por isso há 3 anos e digo que não é fácil. Leio muito sobre o assunto e creio que um dia serei livre. Pois a dependencia emocional nos aprisiona é algo fora dos limites. Fora de controle. Que Deus possa nos ajudar. Gostaria também de receber se possível informações de palestras sobre esse assunto. Não tenho vergonha de dizer: EU PRECISO MUITO DE AJUDA…
OBRIGADA PELA ATENÇÃO
FIQUEM NA PAZ
Ana Lilian
Muito bom, assuntos ligados a tratamento da alma são NECESSÁRIOS em nosso meio, a igreja precisa se cuidar nos sentimentos/emoções pra correr sem pesos a carreira!Perdi muito tempo com Dependência Emocional, e tbm fui alcançada pelas palestras de Andréa Vargas, ela é muito boa! Parabéns pela iniciativa Dione! Deus continue te abençoando e te enchendo de sabedoria e conhecimento do Alto para ser uma ministra de socorros com excelência! abraços
OLA BOA TARDE A PÁZ DO SENHOR …OBRIGADA PELAS PALAVRAS JESUS CONTINUE ABENÇOANDO ,SOFRO E CHORO POR ISSO NÃO TENHO CORAGEM DE FALAR EU SOFRO POR DEPENDENCIA EMOCIONAL O QUE FASSO?
vcs são um sucesso!!!!!!
Bom dia!
Agradeço a Deus pela vida de vocês. Tenho lido seus textos com amor e tenho colocado em pratica e tenho passado para outras pessoas.
muito obrigada e um grande abraço.