Verbo FM

Gálatas

Amo o livro de Gálatas. Ele é uma vacina e remédio contra tudo aquilo que não é o evangelho.

Desejo mostrar alguns versículos dele a vocês, com o propósito de demonstrar a riqueza, profundidade e a grande responsabilidade que se tem com o Evangelho que hoje está à nossa disposição. Seguem:

“Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de qualquer ser humano, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai…” (Gálatas 1.1)

“Estou chocado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho… Que na verdade, não é o Evangelho” (Gálatas 1.6-7)

“Porventura, procuro eu agora o louvor dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou tentando apenas ser agradável às pessoas? Se ainda tivesse buscando agradar a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1.10)

“Aquele que vos dá o seu Espirito, e que realiza milagres entre vos, será que assim procede pelas obras da lei, ou por meio da fé com a qual recebestes a Palavra?” (Gálatas 3.5)

“Guardais dias, meses, tempos e anos. Temo que eu talvez tenha ministrado inutilmente para convosco” (Gálatas 4.11)

“Será possível que me tornei vosso inimigo apenas por vos declarar a verdade?” (Gálatas 4.16)

“Meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado dentro de vós” (Gálatas 4.19)

Gálatas é o livro (carta) dos contrastes, onde Paulo contrasta o conhecimento por revelação e o conhecimento dos sentidos, a lei e a graça, a justificação pela fé e a justificação pelas obras da lei, a liberdade em Cristo e a prisão das doutrinas judaizantes, obras da carne e o fruto do espirito, etc…

Paulo proclama a realidade de nossa liberdade em Cristo – livres da lei e do poder do pecado, para servir ao nosso Senhor, em novidade de espirito.

O que mais me inspira na leitura desse livro é ver a motivação e o sincero desejo de Paulo de restaurar a vida daqueles que estavam comprometendo a essência do evangelho.

Paulo amava as pessoas. Sofria por elas, para que a revelação do que é o Cristianismo chegasse em seus corações, tendo o entendimento pleno do que é estar Em Cristo, ser nova criatura, sendo a justiça de Deus, redimido, abençoado, vivendo como filho de Deus, pela fé, andando no espirito, não tornando inútil a graça de Deus em suas vidas…

Se para isso fosse preciso começar tudo de novo, Paulo estaria disposto!

Isso me ajusta por dentro. Porque, por mais que desejemos ver o bem das pessoas, muitas vezes a forma como vamos ajudá-las é justamente fazendo aquilo que poucos estão dispostos a fazer: falar a verdade em amor, porém, com firmeza, confrontando o caráter desajustado com suas motivações erradas…

Circuncisão? Usos e costumes? Dias, meses, anos? Politicagem? Para Paulo, o que realmente tinha valor era ser nova criatura.

* André Martins é cantor, compositor e pastor da Igreja Verbo da Vida em Florianópolis-SC

2 Comentários

  • Reflexão interessante!…”Circuncisão? Usos e costumes? Dias, meses, anos? Politicagem? Para Paulo, o que realmente tinha valor era ser nova criatura.”

    Somos constantemente inundados de tudo que o mundo nos transmite…Circuncisão(Religião). Usos e costumes(práticas diárias). Dias, meses, anos. Politicagem…. E estamos sujeitos, mesmo dentro das igrejas, a em determinado momento – se não houver a constante renovação da mente (RM.12.2) – esquecer de viver o que realmente importa.

    A gratidão por tudo que Cristo realizou / A vida inspirada pelo Espírito / E principalmente, o amor!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!