Verbo FM

Renove sua mente!

por Eliezer Rodrigues

“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês” (Romanos 12.2). 

Diariamente, somos bombardeados por pensamentos malignos e muitos de nós nem percebem. Pensamentos negativos, de incredulidade, pensamentos contrários ao de Deus, sofismas (meias verdades) etc. Se não tomarmos cuidado, acumularemos tanto lixo em nossa mente, que passaremos a pensar como o mundo pensa. E como fazer para proteger nossa mente? Através do processo de renovação da mente pela palavra de Deus!

Observe que o texto de Romanos 12.2, na primeira parte, diz: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo…”.

Como o apóstolo Paulo falou isso sendo que somos filhos de Deus? Como podemos IMITAR o comportamento do mundo se somos nova criação em Cristo Jesus? Pois é, pode acontecer.

Quando deixamos de renovar nossa mente pela palavra de Deus e praticá-la da maneira que ela nos ensina, passamos a deixar Satanás moldar a nossa mente com os pensamentos malignos dele. Lembre-se de que é inevitável que pensamentos errados cheguem à sua mente, mas você pode evitar que eles façam morada em sua cabeça.

Existem muitas mentiras no mundo, como a própria palavra de Deus diz: “o mundo jaz no maligno”. Há muitas “ideologias”, muitas filosofias e “ideias legais” que vejo entrando na cabeça de jovens cristãos sem que percebam. Satanás é sútil, é “moderno”, tenta e manipula cada um conforme suas próprias cobiças, desejos, e fraquezas. Por isso o apóstolo Paulo diz:

“…para que Satanás não tenha vantagem sobre nós, pois conhecemos seus planos malignos.” (2 Coríntios 2.11).

Como Satanás poderá ter vantagem sobre nós se somos mais que vencedores em Cristo Jesus? A vantagem que nosso inimigo tem é esta: quando passamos a pensar como ele pensa. Por isso o clamor de Paulo no início de Romanos 12.2: “Rogo-vos, irmãos…“. Em outras palavras, “pelo amor de Deus, irmãos, tenham cuidado”. E ele começa falando sobre oferecer o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Vida de Santidade), e depois o cuidado com a nossa mente.

Para finalizar, deixo este alerta: os últimos dias serão difíceis, como diz o apóstolo Paulo. Haverá somente um tipo de povo que Deus confiará a sua verdade, a Igreja de Cristo, você!

Não negocie a verdade de Deus por nada, porque tudo parecerá bonito, colorido, inteligente; mas se não estiver de acordo com a palavra de Deus, é o espírito de engano atuando. Não somos “cafonas”, ou “bregas” ou “ultrapassados”, esse é o pensamento do diabo para levá-lo a uma falsa liberdade. Permaneça na Palavra, renove sua mente diariamente e viva o melhor de Deus em sua vida e família.

“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” (II Coríntios 11.14)

“Admiro-me que vocês estejam se afastando tão depressa daquele que os chamou para si por meio da graça de Cristo. Vocês estão seguindo um caminho diferente que se faz passar pelas boas-novas, mas que não são boas-novas de maneira nenhuma. Estão sendo perturbados por aqueles que distorcem deliberadamente as boas-novas de Cristo. Que seja amaldiçoado qualquer um, incluindo nós, ou mesmo um anjo do céu, que anunciar boas-novas diferentes das que nós lhes anunciamos. Repito o que disse antes: se alguém anunciar boas-novas diferentes das que vocês receberam, que seja amaldiçoado.” (Gálatas 1.6-9).

Tenham um excelente dia!
 

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!