“ Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Mateus 25: 28-30
Muitas pessoas estão passando pela vida sem realmente desenvolverem o potencial que está sobre elas. Essa passagem que fala sobre a parábola dos talentos, trata bem sobre alguém que desperdiçou o que lhe foi entregue, o que desencadeou um fim de vergonha e frustração.
Fala sobre um servo inútil que foi jogado nas trevas. A palavra inútil significa: preguiçoso ou ocioso, carrega a ideia de uma pessoa que não fez nada com aquilo que lhe foi entregue, trata de uma pessoa indiferente com a vida.
Jesus trás essa parábola como ilustração sobre pessoas que tem um grande potencial, mas por causa de sua preguiça e negligência não desenvolveram o seu potencial.
É muito importante atentarmos para as palavras de Jesus nessa parábola, pois viver uma vida sem administrá-la da forma correta vai trazer um futuro de desastres, e investir o seu tempo em leviandade e preguiça será um grande desperdício, pois muitas coisas podem ser recuperadas na vida mais o tempo mal utilizado nunca mais volta!!!
Jesus mostra que esse servo, por causa de sua falta de compromisso com o que lhe foi confiado, foi lançado fora. Pense nisso… Deus aqui expressa intolerância para com a preguiça e improdutividade.
No versículo 30, diz que esse servo foi para um lugar onde haverá choro e ranger de dentes. Esse termo CHORO E RANGER DE DENTES surgiu de um tipo de experiência vivida nos tempos das cidades do Novo Testamento, pois a maioria dessas grandes cidades tinham enormes muralhas de pedra que as protegiam de invasores e de leões que percorriam a região.
Os moradores da cidade despejavam o lixo por cima dos muros em determinada parte, o que fazia com que pilhas de lixo fossem acumuladas em torno da muralha, muitos animais selvagens como leões e outras feras rodeavam esse lixo a noite em busca de resto de alimentos. Essas enormes pilhas de lixo tornou-se um lugar onde as autoridades colocavam alguns indivíduos que foram acusados de algo para determinar se eles eram inocentes ou culpados daquela acusação. As autoridades iriam amarrar o criminoso suspeito com uma corda e abaixando-o para a base da muralha da cidade durante as horas mais escuras da noite – bem no meio do lixo, onde os leões percorriam todas as noites.
Se eles encontrassem o suspeito vivo na manhã seguinte, ele era considerado inocente de seu crime. Se ele tivesse sido devorado, supunha-se que seria culpado do crime de que foi acusado. Mesmo que a vítima tivesse sido encontrada viva na manhã seguinte, eles eram encontrados à beira da insanidade total, pois passavam a noite debaixo de muita pressão, experimentando choro e ranger de dentes.
Muitos estão experimentando essa experiência porque foram preguiçosos com o que lhe foi confiado, mesmo tendo grandes ideias, mas porque ponderou demais e por muito tempo não fez nada, alguém finalmente veio com a mesma ideia e fez algo sobre aquilo. Sua preguiça o impediu de colocar seu potencial em pratica, como resultado, a oportunidade passou para alguém que estava disposto a fazer alguma coisa. Você conhece alguém que tenha experimentado tal agonia devido á sua própria falta de fé para sair e agir com o seu sonho?
Essa realidade é triste, mas tenho presenciado alguns que tem deixado seus dias e vida passarem sem fazer nada com o potencial que está dentro delas. Vejo jovens que mesmo dentro da igreja estão sem compromisso com sua vocação e destino, pessoas que não tem hora para acordar, dormem excessivamente, vivem uma vida sem metas e sabedoria, não sendo diligentes consigo mesmas.
Provérbios 6:10 está escrito:
“Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreendera como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você.”
Certa vez perguntaram a um homem de Deus: Qual o segredo para o sucesso? e ele disse: O segredo é que não existe segredo, Sucesso é resultado de trabalho duro e perseverança.
Se você não fizer nada com as habilidades e oportunidades que Deus lhe dá, você pode ter certeza de que essas oportunidades privilegiadas para o sucesso vai passar para alguém que está disposto a fazer alguma coisa com elas. A oportunidade pode ser sua, ou ela pode ser tirada de você. Mas se isso for retirado de você, será agonia para a sua alma quando você vê alguém firme em seu sonho.
É por isso que eu te incentivo, não cometa esse erro! Deus te deu um chamado e sonhos para realizar. Agora cabe a você dar um passo de fé e fazer algo com o que Ele lhe confiou!
4 Comentários
Glórias a Deus!!!
Palavra excepcional, Jesus te conceda sempre essa sabedoria. A realidade de todo servo de Cristo, ou trabalhamos o que o Senhor nos emprestou e abençoamos e somos abençoados; ou seremos pessoas frustradas e improdutivas.
Glória a Deus pela sua vida Fernando Leal!!! Palavra abençoada que serve de vacina para alguns que estão correndo a carreira e antídoto para outros que estão paralisados pelo medo, timidez, negligência e preguiça, um alerta para voltarem a fazer a vontade de Deus com esmero e toda a força do coração!!! grande abraço Vinicius IEVV- Campo Grande -Recife-Pe
Muito edificante e de grande incentivação para um despertamento sobre o que Deus confiou a cada um de nós.