Graça e paz a todos!
Neste próximo domingo, dia 06 de outubro, teremos um momento muito importante para nossa cidade: as eleições municipais.
Ao refletir sobre isso, sou lembrado da grande responsabilidade que temos como cidadãos ao escolher nossos candidatos a vereador e prefeito. É comum pensar que a escolha de um único voto não faz diferença ou que isso não impacta diretamente a nossa vida. Mas será mesmo?
Esse tipo de pensamento contrasta com a perspectiva que Deus nos ensina. Lembro-me das palavras de Jesus ao falar sobre o bom pastor, que deixa as noventa e nove ovelhas para ir atrás de uma que está perdida.
Tal ensinamento destaca o valor de cada indivíduo e de cada decisão. Da mesma forma, vemos um exemplo significativo quando o povo de Israel estava prestes a entrar na Terra Prometida. Deus não se agradou da maioria e, por isso, a geração inteira ficou prostrada no deserto. Contudo, Ele se agradou da atitude de dois homens, Josué e Calebe, que escolheram crer e permanecer fiéis. Esses dois entraram na Terra Prometida, enquanto todos os outros ficaram para trás.
Quando penso sobre essa passagem, percebo que mesmo que a nossa decisão pareça pequena ou insignificante diante da maioria, ela ainda assim tem valor aos olhos de Deus. Ainda que, humanamente falando, nossa escolha não mude o cenário ao redor, Deus vê a atitude do nosso coração. E, diante d’Ele, não somos considerados inocentes se optamos por omissão ou por nos conformar ao erro.
Assim como Josué e Calebe, temos a responsabilidade de agir conforme a verdade e os princípios que regem nossa vida. Mesmo que a maioria siga um caminho equivocado, somos chamados a permanecer firmes naquilo que é certo. Por isso, encorajo você a orar sobre sua escolha e tomar sua decisão baseando-se nos princípios que Deus nos deu e naquilo que é agradável a Ele.
Que nossa decisão, neste domingo, seja orientada pela sabedoria e pela vontade de Deus.