Levantando equipes

O Senhor sempre inicia com um líder e termina com uma equipe. Todos temos um papel importante.

Pregar a Palavra de Deus não é apenas transmitir uma informação, é colocar as verdades d’Ele dentro de você. Ministrá-la é colocar fé no seu coração. Eu olho para a minha jornada nos últimos tempos e lembro que há muitos anos atrás, estava com o apóstolo Bud e Jan estudando juntos no Rhema. Somos privilegiados em receber essa Palavra da parte do Senhor.

Tive a oportunidade de servir na equipe ministerial do irmão Hagin, começando a ensinar no Centro de Treinamento Bíblico na turma de 1983. Ensinei por alguns anos e depois disso, lembro de certo dia, meu telefone tocar e era o irmão Hagin me ligando. A gente não tinha tantos momentos de conversa, mas ele me disse naquela ligação: “Tony, eu quero que você vá comigo para um tempo de reuniões que irão durar uma semana. Irei pregar todos os dias dessa semana pela manhã e a noite e quero que você pregue”. Isso foi há 40 anos.

Viajei com ele em várias outras ocasiões. Ensinei no Rhema por mais de 18 anos. Também tive o prazer de trabalhar muito perto do pastor Hagin Jr. e sua esposa, Lynneth Hagin. Sou muito grato por tudo o que eles plantaram e investiram na minha vida. O pastor Bud e Jan Wright foram parte desse investimento. E agora, ver essa expansão que acontece nessa família da fé, a Verbo da Vida por todo o mundo, é gratificante e maravilhoso.

Nós não sabemos todas as coisas, mas Deus nos revelou muitas delas em Sua Palavra. Nós temos a responsabilidade de caminhar na luz daquilo que Ele já nos revelou. A razão pela qual temos uma Bíblia, é porque o Senhor quer que O conheçamos e tenhamos o conhecimento dos Seus caminhos. Sabemos que Jesus veio à terra morrer pelos nossos pecados e por tantas outras razões, mas a principal delas foi para nos revelar o Pai. Somos gratos por saber que Cristo está vivo, Ele venceu a morte, o pecado, e hoje é o cabeça da Igreja.

Quando era um jovem aluno da Escola Bíblica ainda com 21 anos de idade, eles diziam nas aulas: “Se você quiser conhecer Jesus, olhe para o Pai”. Jesus também falou: “Quem vê a mim, vê o Pai”. E falei: “Eu só digo essas coisas, porque ouvi meu Pai dizer. Só faço as coisas que vejo Ele fazer. É o Pai em mim que faz a obra acontecer”. Hoje, Deus se revela a nós através dos Seu Santo Espírito. Cristo falou aos seus discípulos: ”Eu tenho muitas coisas para dizer, mas ainda não podeis suportar, mas quando o Espírito vier, Ele vos ensinará todas as coisas e vos guiará em toda verdade”. E Ele está nos guiando. Outra forma que o Senhor se revela a nós na Bíblia, é através de mestres, pastores, apóstolos, profetas e evangelistas. Servos que compartilham a Palavra de Deus. Somos, de fato, um povo abençoado. Pertencemos ao Senhor, somos Seus filhos, Jesus é o cabeça, mas nós somos o corpo de Cristo na terra.

Antes de Jesus voltar para casa, Ele disse: “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós”. Nós fazemos parte de uma mesma missão com Deus. Somos colaboradores d’Ele. A Igreja não foi uma ideia do irmão Hagin, nem do pastor Bud e do apóstolo Guto. Ela é ideia de Cristo. Foi Ele quem disse: “Eu vou edificar a minha igreja e as portas do inferno não vão prevalecer contra ela”.

Maior é Aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo. Em todas as coisas, já somos mais do que vencedores em Cristo Jesus que nos amou. Somos um povo abençoado por nascer de novo, sermos cheios do Espírito e novas criaturas n’Ele. E Deus tem feito coisas maravilhosas através da sua Igreja.

Como podemos ser parte dessa obra que o Senhor está fazendo? Como Deus pode nos ungir para ser parte daquilo que Ele tem feito aqui na terra? Todo mundo quer receber do Senhor, mas Ele quer mais do que isso, Deus deseja que sejamos embaixadores, sal e luz dessa terra. Cristo nos disse: “De graça recebeste, de graça dai”.

Quatro coisas acontecem quando Ele está fazendo algo na terra.

1. Deus sempre levanta um líder

Observe na Bíblia. Abraão, Moisés, Davi, Débora, Gideão, Neemias, Paulo e muitos outros exemplos de líderes que o Senhor levantou. Quando ficamos sozinhos, não fazemos as coisas de maneira assertiva. Adão e Eva o não fizeram. Ao ver a Escritura, atentamos para o fato de que pessoas que vão pelos seus próprios caminhos, não escolhem bem. Sempre que o homem quer fazer o seu próprio negócio acontecer, isso o afasta do Senhor.

Ao longo da Palavra, Deus não está nos salvando apenas do pecado, mas de nós mesmos. E, quando Ele deseja realizar algo na terra, levanta um líder. Nunca vi nenhuma ocasião na Bíblia que o Senhor já começa a fazer as coisas através de um grupo de pessoas. Ele sempre começa com um indivíduo, um líder. Eventualmente, o grupo vai aparecer e uma equipe vai se formar.

2. Deus entrega para esse líder uma missão

Deus entrega a esse líder uma tarefa, um chamado, uma missão. Por exemplo: para Noé, Ele disse para construir um barco; a missão de Abraão foi sair de casa; a Moisés, Deus disse para libertar o povo da escravidão do Egito e guiá-lo a Terra prometida; a Débora, Ele disse que ela fosse uma juíza e uma profetiza e o Senhor falou a Gideão que desejava que ele fosse um libertador da opressão dos midianitas.

Deus falou para Neemias reconstruir os muros de Jerusalém. Ele falou para Paulo implantar igrejas. E assim, vemos esse princípio se repetindo desde o Velho até o Novo Testamento. É um padrão que se mostra bem consistente nas Escrituras. E se observarmos, veremos que o Senhor continua agindo dessa forma hoje, porque Ele é um Deus de ordem.

3. O líder entra em pânico

Você vê esse padrão se repetindo em toda a Bíblia, pois muitas vezes, o que o Senhor traz como missão para que o líder realize, é uma coisa impossível. E, muitos desses líderes, ao longo da história, reagiram de uma forma interessante.

Veja quando Deus chamou Abraão, a gente aprende que, às vezes, o chamado d’Ele para as nossas vidas vem em estágios. E, você precisa ser fiel no primeiro, antes que o Senhor lhe mostre o segundo e o terceiro estágio. A primeira fase de Abraão foi sair em uma jornada e, só depois que ele já estava à caminho da Terra Prometida, Deus disse para ele que teria um filho, e Sara estava perto dele e ouviu aquilo. Ela já era uma mulher muito idosa e deu uma gargalhada. E não foi uma risada de alegria, mas uma expressão de “Meu Deus, isso não pode ser verdade”.

Sara pensou: “Como vou ter filho sendo tão idosa?”. Às vezes, as pessoas pensam que estão velhas demais para serem usadas pelo Senhor no chamado. Mas quando Ele chamou Jeremias, o profeta falou que era jovem demais. Parece que todos conseguem arrumar uma desculpa. Gideão se sentia muito inferiorizado e disse: “Como é que eu vou resgatar Israel? A minha família é a menor de toda a nossa tribo e eu, sou o menor de todos”.

Antes de Saul se tornar rei, ele disse que era apenas da tribo de Benjamim, a menor de Israel. Perceba que quando Deus chamou Pedro, ele disse: “Aparta –te de mim, pois sou homem pecador”. Paulo não se sentia digno, pois perseguia os cristãos. Cada um tem uma razão e uma desculpa, mas Deus é quem nos escolhe e quando Ele escolhe, o Senhor já está decidido.

Mesmo que você seja chamado para ser um líder principal ou auxiliar na igreja, Jesus disse: “Não foi você quem me escolheu, fui Eu quem escolhi você, e te designei para que vá e dê fruto, e que seu fruto permaneça”.

Cada pessoa tem uma missão designada por Deus. Qual a sua desculpa?

4. Deus traz uma resposta

A resposta de Deus vem de duas formas. É como uma moeda que tem dois lados. O primeiro é espiritual e o segundo, é natural. A primeira maneira que o Senhor responde, Ele diz: “Eu estarei convosco”. Deus quer que o líder saiba que Ele nunca pede que façamos a missão na nossa própria força. O Senhor não está mandando você ir sozinho, mas Ele estará com você, vai lhe dar do Seu Espírito e a presença de Deus irá com você. Ele vai lhe dar sabedoria e unção.

Quando os primeiros discípulos saíram e pregaram, o Senhor era com eles. Não importa as palavras que sejam usadas, Deus compartilhará a mesma mensagem. Ele estará com você e lhe dará pessoas para somar e depois levantará parceiros. Abraão tinha muitos servos que o ajudaram. Gideão tinha um exército de 32 mil pessoas, mas selecionou desses e tirou 22 mil, ficando com 10 mil deles. Mas o Senhor falou que ainda havia muita gente, e refinou ainda mais a equipe. Eram apenas 300 guerreiros, mas Deus deu a capacidade de fazer com 300, do que com 32 mil.

Davi tinha os valentes, um grupo de pessoas comprometidas em ajudá-lo. Neemias criou equipes para reconstruir os muros, cada um realizava um pouco da obra. Paulo estava cercado por equipes. Ele estava sempre construindo e promovendo pessoas. Por isso, Timóteo, Tito e tantos outros foram levantados. Moisés deu tantas desculpas, mas quando ele disse sim para o Senhor, a presença e a unção estavam com ele. Havia uma equipe para ajudá-lo.

Foi por isso que Cristo passou tanto tempo treinando os 12 discípulos. Em alguns momentos, parecia que tudo o que eles faziam estava errado, mas Jesus os amou, foi paciente com eles, os ensinou e treinou. Cristo investiu e gastou tempo treinando os discípulos. A ideia era que eles absorvessem a visão e a seguissem. O Senhor sempre inicia com um líder e termina com uma equipe.

Todos temos um papel importante. Temos dons e talentos diferentes. Vamos trabalhar e colaborar uns com os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!