Verbo FM

Louvor criativo não é mantra

por André Martins

Louvor criativo não é mantra! É uma expressão da nossa nova vida em Cristo. Louvor não é música, é mais que inspiração, é a música em meio aos louvores!

Acredito que Deus está sempre se movendo para frente. Cristianismo não é estático, é dinâmico! É a vida de Deus misturada com a nossa! E isso, ao meu ver, reflete em tudo que experimentamos em nosso relacionamento com Deus e no serviço cristão.

A fome da nossa geração

Sou grato pela geração atual. Ela tem fome, intensidade e a disposição para experimentarmos mais de Deus. Porém, me incomoda os usos excessivos de apelos pelo desejo da Presença de Deus, sem o desejo, na mesma intensidade, pela Sua Palavra. Veja bem, Deus e a Sua Palavra são uma mesma pessoa.

Acredito que Deus se manifesta onde Ele é desejado! Fome e sede da presença de Deus são necessários para a manifestação da Sua Presença. E desejar, sem a base e revelação bíblica, não passa de sentimentalismo espiritual. Precisamos ministrar, cantar e servir ao Senhor com base na revelação de que já O possuímos.

O que faremos no dia em que não sentirmos a Sua presença? Viveremos com um senso de vazio?

A música atual nas igrejas

Uma insatisfação que tenho é com a música na igreja local. De alguma forma, temos perdido a referência da nossa musicalidade brasileira, com seus ritmos, riquezas harmônicas e melódicas, simplesmente por estarmos copiando demasiadamente o que outros estão fazendo.

Não vejo problema algum em termos referências musicais! Eu mesmo sou fruto da influência de vários grupos, ao longo dessas últimas três décadas, que me inspiraram e despertaram em mim o desejo de ser um ministro de música. Entre eles o Integrity Music, Hillsong, Bethel, Elevation, Maverick, UpperRoom. Além dos cantores como: Ron Kenoly, Marcos Witt e tantos outros que marcaram uma geração com sua musicalidade e unção.

Se não extrairmos o melhor dessas influências e do que há em nós como brasileiros, a única coisa que seremos é um eco, ao invés de sermos uma voz! Tenha boas inspirações e boas referências musicais! Esteja atento ao cenário atual musical cristão, isso é bom!

Aprenda a apreciar o que há de melhor em nossa musicalidade! Quem sabe, algo novo, especial e criativo não aconteça com a sua vida? Eu mesmo, busco, incansavelmente, esse mix de sonoridade Worship, além da riqueza da música brasileira.

Quando junto isso, fruto das minhas influências, algo criativo acontece! Me torno original, mesmo tendo recebido a influência de alguém.

Leia também!

A diferença entre mantra gospel e louvor criativo

Um mantra nada mais é do que uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas.

  • Mantra é uma fórmula. Louvor é um estilo de vida.
  • Mantra é repetido. Louvor é criativo.
  • Mantra esvazia a mente. Louvor enche nossa mente.
  • Mantra é uma busca pelo espiritual. Louvor é resultado da nossa vida espiritual.
  • Mantra é uma cópia. Louvor é original, do coração!

Em Colossenses 3.16, Paulo diz:
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Na versão Amplificada, diz: “Fazendo melodia a Deus com graça em seus corações.”

Existe um louvor criativo em você, dê voz a esse som!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!