por Luana Mayara
Atentando para a Palavra de Deus, sabemos que nosso Pai é um Deus extraordinário, grandioso, que sempre fez maravilhas no meio do seu povo e que para Ele nada é impossível. Creio que devemos desejar realizar coisas grandiosas, no entanto, com a MOTIVAÇÃO CORRETA, e sempre entendendo o propósito para o qual fomos chamados. Não adianta eu desejar fazer algo para o Senhor, se Ele não me chamou para fazer aquilo. Nosso alvo deve ser sempre seguir a direção do Espírito Santo, jamais a pressão das circunstâncias, necessidades externas e etc.
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14).
Além disso, o ponto que costumo falar é que muitas vezes estamos perdendo de vista a simplicidade no que fazemos.
Em primeiro lugar, a simplicidade na motivação: fazer o que fomos chamados com o coração puro perante o Senhor. Não pra ser visto, pra ser reconhecido, mas para agradar a Deus, desenvolvendo uma atitude humilde, semelhante a uma criança, que não pensa de forma performática, mas vive com pureza de espírito.
“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus” (Mateus 18.3,4).
O segundo ponto é a simplicidade na vida: nas ações, reações, no comportamento, no se relacionar. Há pessoas que crescem, recebem oportunidades e continuam com o mesmo coração simples, acessível, não tem ganância, nem estrelismo.
Mas há pessoas que na caminhada de crescimento, se tornam empolgadas, “metidas”, passam a valorizar mais a posição das pessoas, do que o caráter delas, considerando ser mais importante o dom e talento do que o coração! A todo e qualquer custo, querem fazer coisas grandes, sem considerar questões essenciais como a integridade. Esse tipo de atitude precisamos combater na nossa própria vida, examinando se somos simples ou “metidos”.
A simplicidade na vida não é falta de excelência, mas é fazer o que tem de ser feito da melhor forma. É cuidar da própria casa, é cuidar da própria vida. Fico pensando: “Se não consigo lavar uma louça, como posso pensar em algo grandioso?”.
Na extraordinária multiplicação de pães peixes, um menino ofereceu algo simples a Jesus: cinco pães e dois peixes. Do simples, Deus realizou o extraordinário! Faça o simples, seja um bom filho, um funcionário responsável, um ministro dedicado, pague suas contas, valorize as pessoas independentemente de quem são, e podemos ter certeza Deus fará algo extraordinário. Se formos fiéis na simplicidade da vida, estaremos prontos para passos extraordinários quando chegar o tempo.
Os dois pontos — simplicidade na motivação e simplicidade na vida — estão bem conectados. O foco do texto é chamar a minha e a sua atenção para seguirmos os passos de Jesus, um homem poderoso em palavras e ações, mas, sempre simples na motivação do coração, nos relacionamentos e na obediência ao Senhor. Ao mesmo tempo, Jesus foi um homem com resultados extraordinários: curava pessoas, multiplicava peixes, andou sobre as águas, ressuscitava mortos…
O fato é que o extraordinário e a simplicidade andam lado a lado. Quando permanecemos na simplicidade de coração, estamos prontos para sermos usados por Deus para coisas extraordinárias. Se somos comprometidos na simplicidade do dia a dia, em nossa casa, nas obrigações financeiras, estaremos prontos quando Deus nos convocar para desafios grandiosos. A receita é simples: faça o simples e Deus fará o extraordinário através de você!
4 Comentários
Palavra maravilhosa.
Olá Jonathan fico feliz por você ter sido alcançado, eu já fui uma pessoa concentrada no lado difícil da vida, e Deus me ensinou a ficar simples, sempre dá certo !
Que Palavra edificante!! Chorei,mas de alegria em saber que estou no caminho certo!! Na simplicidade com excelência!!
Obrigada Maria , fico muito feliz de ter Alcançado sua vida! Esse é o caminho um coração simples e decisões excelentes ! Abração