Metade do caminho não é o caminho

Deus sempre termina o que começa. Em Gênesis, Ele criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, porque havia completado tudo. Jesus, ao morrer na cruz, disse: “Está consumado”, porque cumpriu a missão de nos redimir. Em Filipenses 1:6, aprendemos que Deus terminará a boa obra que começou em nós até o dia de Cristo.  

Bem, a boa notícia é: já sabemos o histórico de Deus! Então, se Ele já começou uma boa obra, isso é prova de que Ele não vai parar até que essa obra seja completa em sua vida. Deus não faz as coisas pela metade e nos chama a imitar Seu exemplo. Jesus ensinou em Lucas 14:28-29 que não devemos começar algo sem terminar, como construir uma torre sem calcular os custos. Não comece e depois desista. Vá até o fim. 

Quando completei 18 anos, percebi o chamado de Deus para ir ao Rhema, em 1994. Estava em Rocky Mount, Virgínia, e, com um Honda Civic hatchback cheio de tudo o que eu possuía, fui para Broken Arrow, Oklahoma. No caminho, em Jackson, Tennessee, meu carro quebrou. Fiquei em um hotel, esperando o mecânico, mas percebi que ele não conseguiria consertar a tempo.

O interessante é que Jackson estava exatamente no meio do caminho, forçando-me a tomar uma decisão: voltar para casa ou seguir em frente. Decidi continuar. Coloquei minhas coisas em um saco de lixo, comprei uma passagem de ônibus e fui para Tulsa. E assim começou minha jornada.

Obediência a Deus faz parte do processo

Quando cheguei ao Rhema, ainda sem carro, um amigo me deu uma bicicleta. Usei ela para me locomover até o trabalho, mas um dia, quando saí, percebi que alguém a havia roubado. Então, comecei a correr vários quilômetros para o trabalho, com a gravata voando enquanto corria.

Obedecer a Deus não significa que tudo será fácil. Jesus disse aos discípulos: “Vamos para o outro lado”, mas no caminho, enfrentaram uma tempestade grande e difícil. Isso não mudou o plano de Deus. Os obstáculos fazem parte da jornada, e a dificuldade não significa que estamos fora da vontade de Deus.

Muitas vezes, o caminho que Deus tem para nós não é fácil, mas isso não significa que devemos desistir. O apóstolo Paulo enfrentou muitas dificuldades, mas estava no centro da vontade de Deus. Não se desanime se as coisas não saírem como o esperado. Perseverar na vontade de Deus sempre valerá a pena.

Fé e paciência

Em Hebreus 6:12, somos orientados a imitar aqueles que, pela fé e paciência, herdam as promessas. Note que ele fala de fé e paciência, não apenas fé. Em Hebreus 11, vemos vários exemplos de patriarcas da fé, mostrando como a fé se manifestou em suas vidas. O capítulo descreve, por exemplo, como cada um agiu pela fé. É como assistir a um evento esportivo, onde os melhores momentos são condensados em poucos minutos para mostrar o destaque do jogo.

O autor de Hebreus 11 destaca as maiores manifestações de fé ao longo de diferentes disposições. Ele menciona, por exemplo, a queda das muralhas de Jericó com Josué, Sara recebendo poder para conceber na velhice e Noé construindo a arca para abrigar os animais.

No entanto, Hebreus 11 não menciona o tempo que passou até essas manifestações de fé se concretizarem. Por exemplo, desde que Sara ouviu a promessa de ter um filho até a sua concepção real, passaram cerca de 25 anos.

Quando Noé começou a construir a arca, levou entre 50 a 75 anos para ela ser concluída. Embora não tudo o que Deus nos pede há décadas, há um elemento de tempo envolvido, e isso é importante, especialmente para nós que vivemos pela fé. Sabemos que a fé é para o agora, mas a manifestação pode demorar, e é aí que entra a perseverança e a paciência.

Deus me falou há anos para construir uma igreja no Brasil com mais de mil lugares, e hoje estamos nesse prédio. Mas posso garantir que não foi algo instantâneo. Foi preciso fé e paciência para chegar até aqui.

Tempo de espera

É interessante notar que a diferença entre o tempo de gestação de um cachorro e de um elefante nos ensina algo sobre paciência e o tamanho das bênçãos. Enquanto um cachorro fica grávido por dois meses e tem de 4 a 6 filhotes, um elefante leva quase dois anos para dar à luz a um único filhote que pesa entre 90 a 113 quilos. Isso nos mostra que, às vezes, o tempo de espera é maior porque a bênção é maior. Se algo está demorando mais do que você esperava, pode ser porque Deus está preparando algo grandioso para sua vida.

Embora o tempo de espera às vezes pareça desanimador, é importante entender que o tamanho da bênção exige mais tempo para se manifestar. Claro, também há fatores que podem atrasar esse processo, como vimos com o povo de Israel, que demorou mais do que o necessário para alcançar a Terra Prometida. Então, se você está esperando algo grande, não desista, porque a paciência e a perseverança são necessárias para ver o cumprimento de uma grande promessa.

Confie em Deus

Os estudiosos dizem que a jornada do Mar Vermelho até a Terra Prometida deveria ter levado cerca de duas semanas, mas o povo de Israel levou 40 anos. E ainda assim, não foi a primeira geração que chegou lá. A razão disso foi a rebeldia, desobediência, murmuração e falta de fé. Ou seja, nossa postura e atitudes podem estender o tempo de espera para as promessas se manifestarem.

No entanto, se você for fiel, confiar em Deus, e permanecer na Sua palavra, a bênção será maior e melhor do que você imagina. Ela será infinitamente maior do que você pode pedir ou pensar. Então, nos períodos de espera, é importante focar no destino e não nas circunstâncias. Precisamos olhar para o autor e consumador da nossa fé e continuar avançando. Não é hora de parar ou desistir, mas de seguir em frente, com fé e confiança, porque a bênção está por vir. Aleluia!

É necessário ter fé e paciência. Não é para os de coração fraco, mas para aqueles que confiam em Deus. Ele não faz acepção de pessoas, e sempre nos dá a graça necessária para enfrentar qualquer desafio. 

Há uma Escritura que diz que Deus não permitirá que você seja tentado além das suas forças. Isso significa que, em qualquer situação difícil, seja tentação, perseguição ou dificuldade, a simples verdade de estar nessa situação já revela que há graça suficiente de Deus para nos levar ao outro lado. Se não fosse assim, Ele nunca teria permitido que estivéssemos ali. A graça de Deus está sempre presente, nos capacitando a superar os desafios e a vencer, com fé e perseverança.

Persevere!

Lembro-me de quando o Irmão Hagin compartilhou que pastoreou por 12 anos e, depois desse tempo, o Senhor falou com ele dizendo: “Agora você vai começar a primeira fase do seu ministério”. Ele ficou surpreso, pensando: “O que foram esses 12 anos de pastoreio então? Apenas aquecimento!”.

Muitas vezes pensamos que o aquecimento é algo rápido, como cinco ou dez minutos na esteira. Mas, dependendo da pessoa e da situação, o aquecimento pode realmente durar anos. E se você tem se aquecido por tanto tempo, isso significa que o que está por vir será incrível.

Quero encorajá-lo: você vai conseguir. O que está chegando será maior e melhor do que você jamais imaginou. A perseverança no aquecimento só prepara você para algo maravilhoso que Deus tem reservado. Continue firme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!