O mundo está corrompido porque o inimigo está interferindo naquilo que não deveria; de fato, ele é o príncipe deste lugar. Além disso, devemos entender que, no mundo, a influência presente vem do maligno. Quando falamos com casais que iniciaram recentemente o matrimônio, eles relatam que é desafiador criar seus filhos em um tempo em que as coisas do mundo têm tomado a atenção das crianças em detrimento das coisas do Senhor. Por mais que isso esteja acontecendo, permanecemos animados, porque Ele está fazendo Sua obra através delas.
“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus, mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.
Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro” (I João 4:1-6).
Como protegê-las?
Nesta passagem, o apóstolo João fala do espírito do anticristo, que está imperando nesta terra. A interferência maligna está presente para desviar as pessoas do caminho do Senhor, mas a ênfase do texto é que o espírito do erro trabalha para confundir as pessoas acerca dos valores de Deus — contudo, o Espírito da Verdade é maior em Sua influência. O poder de Deus é infinitamente maior, e esse Espírito está dentro de nós. Quando servimos no Departamento Infantil, o Espírito do Senhor é maior para influenciar nossas crianças. E como podemos protegê-las? Através de exemplos e referências. Até mesmo quando adultos, necessitamos de bons exemplos. O apóstolo Paulo se colocava como referencial e afirmava: “Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo.”
“Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:9).
É necessário estarmos em um lugar e termos boas influências para transmitir essas verdades para nossas vidas, pois as crianças verão a Palavra de Deus funcionar ao observarem como estamos agindo. Somos responsáveis por espelhar na vida delas o caráter cristão.
Que responsabilidade temos na influência dos nossos pequenos!
Instrua a Palavra do Senhor
Nós iremos transmitir o Espírito da Verdade de maneira tão clara que elas discernirão o que é de Deus e o que não é, porque muitas vezes os pais não conseguem ensinar os valores corretos em razão deste mundo corrompido.
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas” (Deuteronômio 6:4-9).
Nesta passagem, o Senhor instrui a nação de Israel a guardar as Suas palavras no coração e a inculcá-las na vida dos filhos. É isso que o nosso Pai está afirmando: falar continuamente essa verdade e torná-la cada vez mais forte no coração dos pequenos. Quando instruímos na Palavra do Senhor, Suas palavras se tornam inculcadas, e, assim, quando surgirem oportunidades de pecar, o que está escrito no coração das crianças falará mais alto. E, por mais que elas passem cinco dias na escola, a influência do Departamento Infantil será maior.
“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor” (I João 4:12).
Promovendo crianças firmes
Aqui, Deus afirma que ninguém O viu e que nos relacionamos com Ele pela fé. O Amor do Pai é expressado através das nossas atitudes. Nós seremos a primeira expressão do Senhor para as crianças, pois, por mais que saibamos que os pais têm a responsabilidade de transmitir esse Amor, algumas vezes elas não o desfrutam em casa. Por isso, nós seremos a expressão d’Ele em suas vidas.
Temos investido no Departamento Infantil porque nossa igreja é formada por famílias, e precisamos de pais fortalecidos para promover crianças firmes em Deus.
Estude sobre os dons do Espírito Santo em I Coríntios 12 (leia o capítulo).
Precisamos desejar ser usados pelos dons do Espírito Santo e sermos canais d’Ele para afastar a opressão maligna da vida dos pequenos. Assim como eles verão você operando nos dons, também passarão a operar. Suas famílias ouvirão o que Deus estará fazendo através do que é ensinado nas salas, e, além disso, se sentirão atraídas por tudo o que Ele fará na vida delas, desejando estar na igreja para ouvir a Palavra do Pai. Então, seja diligente, medite nas palavras do Senhor e prosperarás em tudo o que fizeres.












