Buscando o plano de Deus

Precisamos alimentar o nosso espírito com a Palavra e orar em línguas para entendermos o Seu plano para as nossas vidas.

Sei que muitos já conhecem a visão do Ministério Verbo da Vida (MVV), mas temos muitas pessoas novas chegando. A Escola é uma boa oportunidade de conhecer a nossa visão. Uma outra forma de conhecê-la é ouvir as ministrações do Pr. Bud Wright. Nós temos as preciosidades dele que ficaram gravadas. Suas ministrações estão repletas da visão do MVV. 

Uma dos aspectos principais da liderança é ter uma visão. E isso é o que não falta no Ministério Verbo da Vida. E isso é muito claro. Em umas anotações que tenho do Tony Cooke, tem uma sobre a visão natural. Ele disse que ela deixa o caminho claro. Uma pessoa que tem deficiência visual não consegue ver a clareza do caminho em que está andando. Ela consegue caminhar sozinha, mas não está vendo. A visão natural deixa o caminho claro e nos mostra por onde estamos andando.

A visão do MVV já está estabelecida. Além dela, temos uma missão e valores já fundamentados. Eles foram dados ao Pr. Bud na fundação deste Ministério e nós temos caminhado neles há muito tempo. Eles estão bem estabelecidos em nosso coração. Se você quer seguir junto com o MVV, você precisa ter esses fundamentos fortes em seu coração.

Nós não vamos abrir mão dos nossos valores porque algumas pessoas não concordam. A nossa missão é: Levar a Palavra da Fé para libertar o meu povo. Essa era a frase que estava o tempo todo na boca do Pr. Bud. Quando ele estava nos Estados Unidos, Deus o chamou para o Brasil com esse propósito. 

A nossa visão é: Alcançar o Brasil e as nações com a Palavra da Fé e o amor.

Ainda não alcançamos o mundo, nem o Brasil todo, mas estamos caminhando nesta tarefa que Deus nos comissionou. Nós estamos carregando com muito zelo aquilo que Ele comissionou ao Verbo da Vida. E nós gostaríamos que todos os que entram na família Verbo da Vida carreguem também esse zelo de fazer conforme esta visão nos manda. Ela não era do Pr. Bud, mas estava no coração de Deus.

No entanto, existe uma visão que Deus deve ter colocado no seu coração para você cumpri-la de forma individual. Acredito que ela deve se somar a uma visão maior. Algumas pessoas podem receber direções de Deus para abrir o próprio ministério, não temos nada contra isso. Pelo contrário, nós vamos abençoar sua vida. Mas se você entende que o plano de Deus para você é estar debaixo do MVV, precisamos que você esteja junto conosco e se submetendo à visão do Ministério. Lembre que essa é a visão de Deus para o MVV. Não tente mudar os nossos valores e a nossa visão, nem se permita diluir essa visão. Se quisermos ir mais longe, precisamos trabalhar juntos e não trabalhar individualmente.

O trabalho do MVV tem sido, em sua maioria, implantar igrejas e levantar ministros.

Fazemos isso através de nossas escolas e igrejas. As escolas cuidam do treinamento teórico, e as igrejas, do treinamento prático. Hoje entendemos por que Deus levantou escolas e igrejas: para que possamos trabalhar juntos e formar ministros que alcancem o mundo com a Palavra da Fé e o amor. Para isso, precisamos de trabalhadores; não conseguiremos fazer isso sozinhos.

Você precisa levantar ministros em sua igreja para ajudá-lo. Não tenha medo de que eles tomem o seu lugar; pelo contrário, invista no treinamento deles, para que sejam uma bênção na igreja local e, depois, possam ir a outros lugares. Eu gosto de dizer que o Verbo da Vida e o Rhema juntos são uma fábrica de ministros: colocamos todos para correrem sua carreira. A prioridade é que cada um alcance o seu alvo, independentemente de estar mais à frente ou mais atrás.

Nós, que já estamos no ministério, precisamos ter a visão de levantar pessoas.

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmos 127:1).

Muitas vezes, estamos construindo para nós mesmos. Mas a Bíblia diz que, se não for o Senhor quem constrói, nosso trabalho será inútil. É por isso que, no dia da prestação de contas, muitas pessoas apresentarão apenas feno e palha. Que possamos oferecer ao Senhor obras que permaneçam eternamente e nos garantam galardões.

Como será bom receber a recompensa do Senhor! E é bíblico trabalharmos para recebê-la. Somos estimulados a esperar do Senhor, não dos homens. Em Provérbios 16:1 está escrito que é da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Precisamos de planejamento e organização, mas tudo deve estar submetido a Ele. Deus disse ao Pr. Bud para alinhar o ministério o mais próximo possível da Sua Palavra.

O irmão Hagin gostava de afirmar que o plano de Deus já é abençoado. Não precisamos nos preocupar em abençoá-lo, mas sim em buscá-lo. Entendemos que existem culturas diferentes, mas devemos ter o cuidado de não permitir que a cultura local altere a visão que Deus nos deu. Às vezes, erramos o alvo por não mantermos esse olhar atento ao plano de Deus. Vamos desenvolver essa sensibilidade orando em outras línguas e colocando a Palavra em primeiro lugar em nossa vida.

Deus deseja que O busquemos para recebermos a direção do Seu coração.

Entendo que estamos vivendo em um tempo de muito barulho, com muitas vozes tentando desviar nossa atenção — e muitas vezes conseguem. Às vezes, pensamos em adotar métodos que funcionaram em outros ministérios, mas isso pode ser apenas distração ou comodismo em vez de buscar a vontade de Deus para nós. Podemos até aprender em livros e desenvolver algumas coisas consistentes, mas isso não substitui ouvir diretamente de Deus.

É trabalhoso sentar-se, estudar e se aprofundar no conhecimento. É mais fácil copiar algo que já funciona. Mas Deus quer que invistamos tempo buscando a Sua vontade. Ouvir Sua voz nos ajuda a encontrar o caminho certo e tomar as decisões corretas.

O irmão Hagin dizia que as decisões mais importantes de sua vida foram tomadas quando ele nem percebia que estava sendo guiado pelo Espírito de Deus, pois gastava tempo em comunhão com Ele. Ele também ensinava que Deus tanto fala quando fala, como quando não fala.

Se Deus não reprovar nossos planos com um “sinal vermelho” interior, podemos seguir em frente. Quando estamos fazendo a vontade de Deus e orando em outras línguas, se não houver um freio interior, é como se Ele estivesse dizendo: “Continue.”

Não dependa de outras pessoas para buscar os planos de Deus por você!

Muitas vezes, queremos terceirizar essa busca para um grupo de oração, descansando enquanto outros fazem nossa parte. Mas isso não substitui a obrigação de buscarmos a Deus pessoalmente. Essas orações, por melhores que sejam, não nos darão a unção que vem quando buscamos a Deus por nós mesmos. Precisamos alimentar nosso espírito com a Palavra, meditar nela e orar em outras línguas. Assim, encontraremos o plano de Deus para nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!