Verbo FM

Desapega

por Perilo Borba

“Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará[…]. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9.24, 57-62).

A carreira que Deus propôs para você não tem volta. Para viver essa carreira, a primeira coisa que precisamos é desapegar do nosso passado. Jesus me conquistou para conquistar alguma coisa. Há um prêmio na chegada. Não podemos ficar apegados a um passado que nos traga condenação, ou orgulho.

Os melhores dias das nossas vidas estão diante de nós. Muitas vezes, precisamos nos desapegar do que fazemos agora para fazermos coisas novas. Desapegar de coisas ilícitas, e até mesmo das que são lícitas. Não precisamos perder tempo com o pecado. O Senhor nos libertou. Não volte ao jugo de escravidão, decida viver uma vida de santidade. Busque ajuda, mas não continue preso ao pecado.

“Se desapegue de coisas que estão tirando a sua atenção e tomando o seu tempo.”

“Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão” (Hebreus 11.24-26).

Tenha cuidado em não se apegar demais às riquezas naturais, a dinheiro, cargo ou redes sociais. Você tem o celular, não é ele que o tem. Enquanto preferirmos essas coisas não vamos conseguir recusá-las.

Você precisa preferir o que Deus tem para você. Mas entender que nem sempre isso será atrativo. Serão necessárias renúncias, mas você vai encontrar o que precisa quando se apegar a Sua vontade com amor.

Irá encontrar a verdadeira vida. Nada vai lhe fazer mais feliz do que cumprir a vontade de Deus. Mas você precisa se desapegar de certas coisas. Não se apegue ao seu ego ou ao que você possui, ou você não chegará a lugar nenhum. Independente do que o Senhor tenha lhe pedido, nada pode tomar o lugar de d’Ele em seu coração. Ele deve ser exclusivo.

Para cumprir o chamado de Deus, muitas vezes você irá precisar desapegar de pessoas, amizades ou namoro que não irão contribuir para esse chamado que Ele tem para você. Você vai precisar desapegar de lugares também.

A vida de muitos depende do seu desapego.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2.5-11).

Nós temos o exemplo de desapego do maior missionário que já existiu, Jesus. Nós estamos aqui por causa do Seu desapego em não ser igual a Deus, se esvaziar e assumir a forma de servo. Jesus se desapegou porque Ele se esvaziou. Deus só pode enchê-lo se você estiver vazio. Ele só vai compartilhar direções e visões quando você estiver cheio da Palavra e assumir o compromisso que Ele tem com você. 

 

*Trechos da mensagem da noite de 23 de julho de 2021, no Jovem para as Nações

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!