Verbo FM

Pensando as mesmas coisas

por Thiago Garcia

Não estaríamos aqui se não houvesse um propósito maior. Deus o plantou em um lugar específico com uma versão específica. Precisamos estar animados, porque nossa família está indo pelas nações. O seu destino foi interrompido. Você caminhava para um destino de morte, e hoje caminha para vida, para alcançar outras pessoas, como você foi alcançado. Nós somos Verbo da Vida. Somos uma família da fé.

Na medida que a família Verbo da Vida cresce,  precisamos entender como se comportar da melhor forma para atender as expectativas que Deus tem para a nossa família. Quem está dentro de uma família, não pode viver como se estivesse sozinho.

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria” (Provérbios 18.1).

A  Bíblia é tão rica, que nos textos que parecem simples Deus comunica grandes coisas em nossos corações. Quem se separa dos outros, quer fazer sua própria vontade. É um padrão de comportamento de pessoas que querem viver uma vida de forma isolada, buscando seus próprios interesses. 

Quem se isola está mais preocupado com aquilo que é seu. Isolamento é diferente de estar em família. Ou você está de uma forma ou de outra. A família sempre envolve a participação de no mínimo duas pessoas. Se o ministério é um lugar de convivência familiar, não é um lugar de isolamento. Esse isolamento pode ser manifestado de formas diferentes, mas ele deve ser combatido.

Aquele que vive em família busca o interesse dos outros.  Para viver em família não podemos ser egoístas. O isolamento está associado ao individualismo. O comportamento de quem vive sozinho é um comportamento que se insurge contra a sabedoria. Esse não é um comportamento inteligente. Precisamos nos afastar disso. Ele nos chamou para viver em família.

Como ministros, se não estivermos ao lado de pessoas, perdemos nossa utilidade. 

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Efésios 4.11).

Só existe ministério se houver “santos”. Deus nos chamou para estarmos envolvidos em situações de pessoas e pensar nos interesses dos outros. Se pensamos em nossos próprios interesses, estamos nos isolando e insurgindo contra a Palavra. Devemos ser gratos e felizes porque somos plantados em uma família.

Você não está sozinho ou abandonado. Às vezes, quando estamos em casa, diante dos desafios e problemas, pensamos que estamos sozinhos. Mas Deus quer reforçar em seu coração a clareza de que você não está sozinho. Você foi plantado em uma grande família.  Não precisa absorver tudo para você. Tem pessoas com quem contar, a fim de que aquilo que o pressiona seja diluído.

A família na ótica de Deus é indivisível. Mas, se começarmos a nos afastar sempre que algo não for do nosso agrado, estamos contemplando possibilidades de divisão. E essas possibilidades enfraquecem qualquer relação. Família dividida não chega em lugar nenhum.  Não desistimos dos irmãos. Não abandonamos a família. Vamos até o fim. Pode não ser a família que queríamos, mas isso não dá o direito de avançarmos e deixarmos para trás. Família se ajuda e guarda uns aos outros. Nós avançamos e nos realizamos juntos. 

O poder da unidade nos permite realizar grandes coisas, que sozinhos não conseguiríamos. O conjunto consegue ir além. A família é ideia de Deus.

Precisamos nos alegrar pelas conquistas e nos atentar para os interesses dos outros. Deus faz o solitário habitar em família. 

Na família nós diminuímos o “eu” e o “meu”. Pensamos no “nosso”. A cola que pode manter qualquer família na unidade é uma visão. Um homem casa com uma mulher para ter um lar feliz e criar uma família estruturada. Existe algo que motiva essa unidade.

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (I Coríntios 1.10).

Todos estamos colados por uma só visão. Precisamos cultivar a mesma fala. Mas não é suficiente apenas falar a mesma coisa. E sim, cultivar a mesma disposição mental e o mesmo parecer. Precisamos pensar as mesmas coisas. 

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1-2).

Existe a possibilidade de absorver os pensamentos de Deus no lugar dos nossos. Se todos fizermos isso, estaremos falando e pensando as mesmas coisas. Assim, estaremos em unidade e unidos por uma visão.

*Trechos da mensagem de 17 de setembro de 2022, na Conferência de Ministros Sudeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!