por Renato Gaudard
Sempre que nos submetemos à Palavra de Deus ficamos melhores. Você já sabe quem Deus tem um plano para a sua vida? Ele tem uma proposta maravilhosa para a sua vida, mas o diabo também tem.
“A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (II Coríntios 2.10-11).
Sabe queridos, é importante entender que Deus tem um plano para nós, mas que o diabo também tem.
Precisamos entender quais os planos do diabo para que ele não alcance vantagem, se não compreendermos isso é muito provável que ele alcance vantagem, ficamos vulneráveis em relação a isso.
Ele pode ter os planos, mas não precisa alcançar vantagem, se nos posicionarmos bem, em Cristo, vivendo em vitória como Deus quer.
Você não prova que não tem medo do diabo ignorando ele. Temer não é ignorar. Entender, compreender, buscar conhecimento de como Deus age, não significa temê-lo. O conhecimento liberta, o posiciona no lugar correto. A Bíblia diz que o diabo tem formas de agir, vemos na tentação de Jesus, que o diabo deixou-o até uma outra ocasião oportuna. Se o diabo agiu assim com Jesus, seria diferente comigo e com você?
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (I Pedro 5:8).
O diabo está procurando alguém desprevenido, em algum momento o diabo vai tentar algo contra nós, é o que a Bíblia diz. Ele vai buscar ocasião oportuna e isso não significa que quando ele tentar, ele vai ter êxito, mas ele vai continuar tentando.
“Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (I Coríntios 6.11).
A palavra “cilada” também é traduzida como armadilhas e estratégias. No grego deu origem à palavra método. O diabo trabalha tentando nos perturbar na mente e nos pensamentos para que ansiedade e preocupação cheguem até nós.
A preocupação está ligada diretamente ao medo, principalmente sobre aquilo que vai acontecer. A ansiedade na psicologia é o estado avançado da preocupação, considerado um transtorno. O transtorno de ansiedade é o cuidado exagerado de algo, o colocando num terreno que você perde o controle sobre os seus pensamentos.
Não podemos ajudar outras pessoas orando em relação aos pensamentos delas, mas existe uma maneira bíblica de administrar os nossos pensamentos: II Coríntios 3.1, 10.4.
As armas que são poderosas que temos são poderosas em Deus para ter domínio e ter controle, subjugar todo pensamento à obediência de Cristo.
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).
Você já parou para pensar que experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus está diretamente relacionada a você administrar os seus pensamentos? Os seus pensamentos falam muito sobre você e define o que você vai viver. Você precisa monitorar os seus pensamentos e ter controle sobre eles.
Você não tem como impedir o diabo de andar ao seu derredor, mas você pode frustrar os planos dele e impedi-lo de ter acesso a sua mente e de afetar os seus pensamentos, monitorando os focos e observando por onde ele tem entrado. Se mantenha protegido!
A batalha dos pensamentos é o terreno de Satanás e é aí que nós vamos derrotá-lo, blindando a nossa mente e tendo os pensamentos certos. Se você perceber algum pensamento chegando que não é em linha com a Palavra, você vai rejeitar e colocar no lugar o que a Palavra diz a respeito da área que o diabo está tentando te atacar.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6-7).
Não andeis ansioso por nada, por motivo nenhum ou preocupados. A ansiedade e a preocupação podem vir de fontes diversas, motivadas por áreas diferentes, por questões familiares, ministeriais, financeiras, pode vir de onde vir, mas a solução é uma só, para todas é a mesma, qualquer coisa que você apresentar a Deus pedindo e crendo será vosso, será respondida e realizada.
Apresente-se a Deus em fé, crendo que é seu, que a resposta já chegou. Quando entregamos a Deus, crendo que as minhas orações serão respondidas, vem uma paz e refrigério que excede todo entendimento e compreensão humana. Essa paz vai ser abundante na sua vida e toda aflição, e a preocupação vai ter que sair.
Quando você seleciona o que vai ocupar o seu tempo e a sua mente, o Deus da paz vai habitar em seu coração, sendo convosco. Toda aflição e perturbação vão embora, não perturbando suas emoções e você fica livre para viver os planos de Deus.
Seja abençoado no controle dos seus pensamentos, fechando as brechas e experimentando essa paz de Deus e desfrutando do Deus da paz.
*Trechos da mensagem de 17 de setembro de 2022, na Conferência de Ministros Sudeste