por João Roberto

Peças fora do lugar! Essa foi a percepção que tive em meu coração para ministrar. A Bíblia diz no evangelho de Lucas 19:41-42 que existia um lamento no coração de Jesus, mas um lamento pelo fato das pessoas não terem o conhecimento do que compete ao homem, da sua posição. 

No livro de 1 Coríntios 11.3, a Palavra de Deus diz: 

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.”

Todo homem nasceu com um plano de Deus, com uma soberana vocação. Entretanto, de alguma forma ou de outra, todos nós estamos desfocados na posição que o Senhor nos levantou. Deus nos levantou para que sejamos cabeça. Porém, existem muitas pessoas que não estão sendo cabeça, mas “estão fora do lugar”, intimidados, dando passos para fora dessa posição. Deus quer restaurar e trazer novamente essa perspectiva. Ainda dá tempo de nos levantarmos.

Qual o plano que Deus tinha quando criou o homem? No livro de Genesis 1.26, encontramos a resposta: 

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”

Deus criou o homem para dominar. Dessa forma, sabemos que o homem tem utilidade. Nós não somos descartáveis! O diabo quer que pensemos que não temos utilidade, mas Deus acredita em nós. Temos um propósito no Senhor. Quando falamos em redenção, devemos entender que Deus deseja restituir o plano original, que o homem tenha domínio. Deus nos levantou para essa posição. Para o Senhor, cabeça é ser alguém responsável. 

Quando Jesus disse que nos deu poder para pisar serpentes e escorpiões (Lucas 10.19), quer dizer que Deus nos deu poder para dominar. Entretanto, precisamos acreditar nisso. Precisamos acreditar em Deus e em sua Palavra e termos uma vida a altura.  

Diante dessa nossa posição, Satanás usa a estratégia da ameaça para nos paralisar. Muitos de nós estamos “fora de posição”, pelo fato das circunstâncias nos ameaçarem, tendo um comportamento complacente. Muitas vezes, queremos agradar a Deus, mas somos complacentes com o diabo. Por exemplo, o gigante Golias era uma ameaça. Dizia ele: “Dá-me um homem para combater contra mim (1 Samuel 17.8)”. Isso fez com que o exército de Israel ficasse com medo. Mesmo o exército de Israel com muitos homens poderosos, de guerra, teve uma postura complacente com a ameaça do gigante. Não podemos agir assim! Não podemos pensar que somos pais ruins, que somos péssimos esposos. Devemos nos levantar em Deus e corresponder à sua vontade, assumindo a posição de domínio. 

No livro de Efésios 4.15-16, a Palavra do Senhor nos diz: 

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”

Existe provisão para nossas vidas. Existe provisão para mudarmos as áreas que precisamos melhorar. Com essa provisão, não precisaremos dizer para as pessoas que nós mudamos. As nossas atitudes vão demonstrar a nossa mudança e vão chamar a atenção de todos. Vão dizer: alguma coisa aconteceu com ele! Portanto, não devemos desistir. A nossa fé nos levará à vitória. Deus tem ferramentas para nosso aperfeiçoamento. Vamos perseguir o plano que Deus tem para nossas vidas. Ele nos constituiu cabeça e temos um governo em nossas mãos.

*Trechos da mensagem de 20 de outubro de 2022, na Conferência de Homens Verbo da Vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!