por Renato Gaudard
“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam” (Tito1.5).
Tão importante quanto ter alguém pra enviar, é ter alguém para deixar. Alguns serão enviados, outros ficarão. Paulo deixou Tito, para que ele mesmo fosse. O deixou por uma causa, um propósito. É importante saber a causa pela qual você está indo ou ficando. Há uma causa e nós precisamos entendê-la. A causa é exatamente o que vai dar sentido ao que você faz. Existe uma razão que justifica e dá sentido.
Entender a causa vai determinar até onde você vai; vai determinar qual vai ser o seu nível de perseverança. Por que você está envolvido e fazendo o que faz hoje? Nós precisamos entender a causa, para que tudo que façamos, faça sentido.
Existem muitas pessoas esperando uma causa para poder se envolver e se colocar em movimento, desejando um sentido na vida. Mas nós temos uma causa: a causa do Evangelho!
Nós fomos levantamos para conectar pessoas com uma causa divina, uma causa maior, uma razão pela qual elas acordem pela manhã e se coloquem em movimento, assumindo responsabilidades e abraçando propostas divinas.
A causa do Evangelho: retirar vidas das mãos do diabo, transportando-as do império das trevas para o Reino do Filho do amor do Pai. Nós temos a resposta! Temos o que muitos desejam: sentido para a própria vida, por algo maior.
Você acha mesmo que o Evangelho só será expandido através daqueles que vão para as nações? Não! O Evangelho também se espalha através daqueles que ficam após o culto arrumando as cadeiras. Não é só por causa dos que estão indo para as tribos indígenas, mas também por meio dos professores nas salinhas do DI, ensinando nossas crianças. O Evangelho vai crescer também por causa de banheiros limpos. Você acha que limpar banheiros não ganha vidas? Sim! Essas pessoas também trabalham para o avanço do Reino.
Por mais simples que possa parecer, o que você faz está cooperando para a expansão do Evangelho de Cristo e contribuindo para que vidas sejam salvas.
Há uma causa, e essa causa é grande! Por essa causa fazemos O QUE fazemos. Por esta causa, fazemos COMO fazemos. Nós somos Verbo da Vida e temos um jeito de fazer as coisas, amparados pelos valores que norteiam nosso comportamento. Por esta causa, alguns vão e por esta mesma causa, alguns ficam.
Em outras palavras, Paulo disse a Tito: “Por essa causa eu vou deixá-lo, mas pela mesma causa eu vou precisar ir, mas estamos juntos trabalhando pelos mesmos objetivos”. Não importa o que você faça, nós estamos juntos, servindo ao mesmo Senhor e à mesma visão. No final das contas, vamos todos para o mesmo lugar e levaremos tantos quantos pudermos levar.
Essa é a nossa causa e ela é suficiente para que a gente nunca pare; suficiente para nos mantermos continuamente em movimento. Essa causa não vai deixar você parar no meio do caminho, nem vai deixá-lo tornar-se infrutífero. Ela não vai deixar você olhar para trás. Por causa dela, você vai progredir, crescer e avançar!
*Trechos da mensagem de 24 de setembro de 2022, na Conferência de Ministros do Sul.