Verbo FM

Pureza sexual

por Darren Wray 
*Supervisor do Ministério Verbo da Vida

“Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram – e num só dia morreram vinte e três mil” (I Coríntios 10.8).

A palavra imoralidade nessa passagem está lidando especificamente com a área sexual. A palavra que foi traduzida como imoralidade no grego é pornéia, que descreve todo e qualquer ato de sexo ilícito. É fato que Paulo estava escrevendo isso para a igreja de Corinto. Essa era uma prática comum dos moradores dessa cidade e quando os coríntios nasceram de novo, o seu espírito mudou, mas a sua alma não. Muitos deles continuavam na prática da imoralidade mesmo tendo nascido de novo e Paulo precisou gastar um tempo ensinado a eles.

Paulo não disse apenas para os coríntios não praticarem a imoralidade, ele disse: “Não pratiquemos!”. Quero que você pense nisso: Paulo era um dos homens mais espirituais que já passaram por essa terra e reconheceu que precisa ter cuidado com essa área. Uma coisa é você pensar que estar em pé, outra coisa é você estar em pé. Nunca baixe a guarda.

Você nunca vai chegar em um nível de maturidade tão grande que você não precise mais vigiar na área sexual, seja você solteiro, seja você casado. A área sexual precisa ser uma mensagem pregada mais vezes na igreja local. Quando Paulo cita as obras da carne em Gálatas, as três primeiras palavras da lista são relacionadas a imoralidade sexual.

“Meu filho, dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento. Pois os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos conduzem diretamente para a sepultura” (Provérbios 5.1-5).

O foco desse Provérbio é para livrar o homem da mulher adúltera. Ele usa esse capítulo para ensinar como essa mulher se comporta. Esse ensinamento nos deixa alerta para identificar o comportamento em nosso dia a dia. Sedução, muitas vezes, começa com as palavras e ficou mais fácil agora por conta da internet. Na Bíblia, a palavra “lisonjear” dá o entendimento de palavras que tem o desejo de tirar algo de você.

Todos nós já ouvimos que não existe distinção de pecado. Mas eu creio que o pecado sexual é o pior pecado que existe. Com uma só queda nessa área a pessoa pode perder família, dinheiro, saúde física, saúde mental, trabalho. Tudo pode ir para o ralo por alguns minutos de prazer. Imagine você perder tudo por alguns segundos de prazer. 

Você sabia que o diabo tenta nos vencer pelo cansaço? Se o diabo não pode  influenciar você no dia a dia, ele mesmo vai providenciar uma cilada para pegar você. A maior e melhor blindagem que existe é não querer pecar por conta do nosso amor a Deus e não por conta das consequências do pecado. Quando o nosso foco é Deus, estamos blindados em sua graça.

*Trechos da mensagem na Conferência de Homens em outubro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!