Skip to content
Maná Diário
Verbo FM
Agência de Missões Verbo da Vida
  • Início
  • A agência
    • Quem somos
    • Associar-se
    • Fale conosco
  • Missionários
  • Notícias
  • Acesso Criativo
  • Treinamentos
  • Ofertas
  • Portal
Menu
  • Início
  • A agência
    • Quem somos
    • Associar-se
    • Fale conosco
  • Missionários
  • Notícias
  • Acesso Criativo
  • Treinamentos
  • Ofertas
  • Portal
Pesquisar
Close this search box.

Casamento Transcultural

  • Conteúdo Missionário, Mensagens
  • abril 19, 2016
  • Sem Comentários

taniaTânia Potter

Missionária da AGMVV

Casar-se com alguém que não é do seu próprio país é casar-se também com outra cultura e costumes. Entendendo isso, requer certeza do que realmente queremos para nossa vida. Não é nada de contos de fadas, é a vida como ela é mesmo.

Estar em outro país é muito bacana e especialmente quando se fala da Inglaterra, lindo de viver. Mas, como tudo na vida, ninguém vive apenas de beleza. Há tantas coisas lindas em um casamento, e em especial em um casamento transcultural, mas como também existem seus desafios como todo casamento.

É o amor que traz a certeza de dias cheios de graça, sabedoria e paciência. Se alguém é capaz de relevar, ter os pés bem no chão, então, tudo que provavelmente sugere como possíveis desafios, com certeza se transformará em algo tão simples e tão normal na sua vida que não verá como problemas.

Em um casamento, sabemos que casamos também com a família e amigos do nosso cônjuge, e como pessoas sábias, e cheios dos frutos do Espírito em nossas vidas, ambas as partes estarão dispostas a viver essa nova aventura.

Vou falar um pouco sobre cultura e costumes, mais para isso, é cabível falar um pouco do que realmente cada uma dessas tão maravilhosas palavras, onde tantas pessoas se atropelam, talvez por ignorância, orgulho ou até mesmo falta de conhecimento. Vemos tanta gente sem querer gastar tempo nos mínimos detalhes. Pois muitas vezes são esses, mínimos detalhes que estragam um bom e doce relacionamento seja ele qual for. O livro de Cantares 2.15 nos diz que; “são as pequenas raposas que danificam toda vinha…” (parafraseando).

CULTURA- a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.  Podemos ver ainda sobre – Assimilação cultural ou Assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupo de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em reação a imigração de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região.

Um COSTUME é um modo habitual de agir que se estabelece pela repetição dos mesmos atos ou por tradição. Trata-se, portanto, de um hábito. Exemplos: “Os costumes deste povo são estranhas para nós: as lojas fecham à tarde e voltam a abrir de madrugada”, “O meu avô tem o costume de tomar um chá antes de se deitar”, “Ir ao pub (tipo de bar bem sofisticado) depois do trabalho faz parte dos costumes britânicos que se estão a perder”. O costume é uma prática social enraizada entre a maior parte dos membros de uma comunidade. É possível distinguir os bons costumes (aprovados pela sociedade) e os maus costumes (considerados negativos). Em certos casos, as leis procuram modificar os comportamentos considerados maus costumes.

Regra geral, as leis concordam/são compatíveis com os costumes da sociedade. Os costumes, efetivamente, podem constituir uma fonte de direito, seja de aplicação prévia ou duas simultânea à lei. Para a sociologia, os costumes são componentes da cultura que se transmite de geração em geração e que estão, portanto relacionadas com a adaptação do indivíduo ao grupo social.

Em base disso do que colocamos acima vou tentar descrever um pouco da minha experiência. Por ser uma pessoa realista, e saber respeitar o espaço alheio, como procuro também ter o cuidado de não ser exagerada, isso tem me ajudado a relevar e respeitar as pessoas em sua vida individual. Então, essas qualidades me ajudaram a entender e se adaptar facilmente a uma cultura tão diferente da nossa.

Entrei em um casamento onde não conhecia bem nem mesmo meu esposo e tão pouco falava sua língua. Só essas duas coisas são o suficiente para qualquer um de nós ver que há muito para aprender e tentar deixar o resto de forma como “a vida vai levando…” Mas, para uma pessoa sociável como eu nunca será assim.

Para mim, foi quase que um tormento não se comunicar bem com as pessoas (entrar muda e sair calada, risos), como falamos no Brasil. Haja vista, desde pequena gostar de sociabilizar, sempre fui fácil de fazer amizades de qualquer nível social, minha família sempre ficava admirada em como eu tinha a facilidade para fazer amizades. Fossem pessoas ricas, pobres, intelectuais ou não, sempre olhei para as pessoas como indivíduo.

A vida social na Inglaterra é bem definida, pobre, classe média e rico. E isso afeta bem seu ciclo de amizades. Percebi que no geral não se dá tanto valor a aparência física como no Brasil, não estou dizendo que as pessoas aqui não se arrumam, apenas não é algo tão importante quanto é para nós brasileiros. Mas, vejo que a geração mais nova, pessoas de trinta anos para baixo, seja qual for a sua classe social, são mais ligadas com a aparência. Isso ocorre por haver diferente geração, e o fato de ter mais pessoas de outros países também, tem ajudado a mudar muito a vida cotidiana do britânico.

Uma coisa que sempre percebi é que as pessoas não se preocupam muito com o que outras falam delas, falam o que querem, como também se veste de forma bem peculiar se assim desejarem – e ninguém fica olhando de forma esquisita. Existe um respeito muito grande ao indivíduo. E decisão matrimonial é única e exclusiva do casal.

Existe algo muito interessante aqui na Inglaterra, eu li na internet que pessoas de outros países também acham estranho, que é a forma de lavar pratos. Mas, pesquisando descobri que em outros países se faz dessa mesma forma. O Reino Unido foi muito afetado por ambas as guerras (primeira e segunda guerras mundiais) então, para economizar tinha-se uma bacia na pia de prato com água bem quente para lavar os pratos e também não se enxagua, apenas deixa escorrer bem a água e se necessário seca, mas se não, apenas os guarda.

Até tentei fazer assim para respeitar minha carinhosa sogra que me recebeu muito bem. Mas, não obtive sucesso em fazê-lo, gastava o dobro de água. Daí, a mãe de Michael com muita paciência me disse que eu não precisaria lavar os pratos como ela, apenas que eu fizesse da forma que sabia, que estava tudo bem, mas pediu que não ignorasse a forma de como ela fazia. E, então ficamos bem. (Cada um na sua!). Mas, em outras casas onde tive o prazer de estar tive mesmo que tentar o meu melhor e fazer da forma que se é feito.

Houve uma situação onde uma senhora viu que eu colocava água demais na bacia e gentilmente se desculpou e disse que eu a ajudasse em outros afazeres, menos no lavar dos pratos, rimos muito e tudo ficou bem!

Para muita pessoas com as quais conversei, essa maneira de lavar pratos é algo bem estranho, cheguei a ouvir alguém dizer que achava nojento e preguiçoso. Daí achei melhor desconversar, para não ter que ir na defensiva, pois estava se tratando do meu povo também!

O sistema de saúde é bem diferente do Brasil. Primeiro informamos que somos novos na área e então é marcada uma consulta com uma enfermeira, para então obterem todas as nossas informações médicas seguidos de alguns exames médicos simples. Depois disso recebemos uma carta em nossa casa nos informando o nome do nosso médico. Se necessário for, pedimos uma consulta com este médico que é um clínico geral. Apenas somos encaminhados ao especialista caso nosso médico entender necessário que devemos ir.

Poderia descrever algumas coisas, não digo inúmeras, porque para mim nunca existiram inúmeras coisas que foram difíceis de me adaptar, apenas uma coisinha ou outra acolá que me faziam até ri em ver como somos diferentes, e em como Deus me fez tão adaptável e flexível. Mas, para finalizar tem exatos dez anos que nos casamos e como decidi não cozinhar comidas brasileiras, meu esposo foi para a cozinha por quase dois meses para me mostrar como tudo deveria ser feito e graças a Deus cozinhar aqui é muito, muito mais simples do que no Brasil.

Então Michael me ensinou que eu teria que marcar bem a hora onde cada coisa começava, para então, terminar tudo igual e não precisaríamos esquentar algo, já que tudo terminara igual, o bom é que ainda hoje, de vez em quando esqueço de marcar a hora de algo e meu esposo me pergunta, e não sei responder, ai ele olha pra mim e diz, “menina e agora?”, simplesmente digo que vai dar tudo certo e oro para que tudo der certo mesmo (risos).

Acho que no final de tudo se alguém tem o coração para algum lugar deve mesmo ser uma pessoa que sabe relevar, ser flexível e ter o cuidado muito grande para não se juntar a outra pessoa e falar mal do local de onde Deus te colocou, afinal se formos olhar bem, temos diferenças em nossas próprias casas.

Amor é chave para viver bem e feliz!

  • Tânia Potter
AnteriorAnteriorÉ HOJE! Reunião de Supervisão para Recife, Região Metropolitana e Garanhuns
Próximo1º Culto de Missões dos Jovens IntocáveisPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Conheça Larisse Mascena, a nova coordenadora da AGMVV

Piquenique evangelístico foi promovido em Brasília (DF)

O Camboja foi tema de Culto de Missões em Bento Gonçalves (RS)

segundo livro - Pr. Ricardo Garrett

Pr. Ricardo Garrett lançou seu segundo livro

PUBLICIDADE
BOX • Pedras Preciosas do Grego 1 (Rick Renner)
Relacionados

Iluminadas pela Palavra 

Leia mais »

Ame ardentemente

Leia mais »
Ministério Verbo da Vida
Instagram Facebook Twitter Youtube Tiktok
MINISTÉRIO
  • Bud & Jan Wright
  • Quem Somos
  • Igrejas
  • Centro de Cura
  • Calendário 2023
  • SOMA
  • GERAR
  • Editora Rhema
  • VerboShop
  • Verbo FM
ESCOLAS
  • Rhema
  • Escola de Ministros
  • Escola de Missões
  • Escola Bíblica Verbo da Vida
  • Escola Ministerial
MISSÕES
  • Conheça-nos
  • Missionários
  • Notícias
  • Parceiros da Palavra
ALUMNI
  • Como se associar?
  • Renovação
  • Acessar Alumni
  • © Copyright 2023 - Ministério Verbo da Vida
  • Política de Privacidade
Ao utilizar nossos sites/portais/aplicativos/sistemas e clicar em "ACEITO", você concorda expressamente com nossos termos registrados na Política de Privacidade.
Política de PrivacidadeACEITOREJEITO
Gerenciar permissões

Política de Privacidade

Política de Privacidade


No Ministério Verbo da Vida - MVV a proteção da privacidade e da segurança de nossos usuários são nossa prioridade. Nos comprometemos com a transparência do tratamento dos dados pessoais e, por esse motivo, a presente Política de Privacidade tem como objetivo esclarecer o modo como será feita a coleta, o uso e a transferência de informações pessoais dos usuários que acessam e utilizam nossos meios digitais.

Ao utilizar nossos sites/portais/aplicativos/sistemas, você concorda expressamente e aceita que coletaremos e utilizaremos suas informações pessoais na forma descrita nesta Política de Privacidade, que foi elaborada em conformidade com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais) e com o Regulamento UE n. 2018/1725 de 23 de outubro de 2018 (Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP).

A Política de Privacidade adotada pelo MVV é aplicável somente aos serviços e sites em que estiver publicada. Não será aplicada a serviços que não a apresente entre seus termos, que tenham políticas de privacidade separadas, ou que a exclua expressamente. Também não se aplica a sites, serviços e sistemas de outras instituições, ou indivíduos que coletam e tratam dados, ainda que os mesmos se identifiquem como membros das Igrejas Verbo da Vida.

Dessa forma, o Ministério Verbo da Vida, doravante nesta Política denominado apenas de MVV, pessoa jurídica de direito privado, associação de caráter religioso, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.527.728/0001-00, com sede na Rua Isabel Silveira Guimarães, 172, Sandra Cavalcanti, Campina Grande/PB, CEP 58.410.841, no papel de Controladora de Dados, obriga-se ao disposto na presente Política de Privacidade.

1. Quais dados coletamos sobre você e para qual finalidade?


A navegação em nossos sites/portais/aplicativos é aberta, sem a necessidade de o usuário fornecer quaisquer informações pessoais.

O MVV não recolhe informação pessoal sobre o usuário se o mesmo não a fornecer. O fornecimento de informações de identificação pessoal é um ato voluntário e tais informações serão utilizadas para os fins requeridos, ou seja, o processamento e atendimento de cada solicitação descrita a seguir:

1.1. Dados pessoais fornecidos pelo titular



  • Nome completo, e-mail, telefone e endereço para fins de contato e comunicação com o usuário;

  • Nome completo, nome completo do cônjuge, número de CPF, e-mail, telefone e endereço para fins de cadastro e uso dos nossos serviços e plataformas institucionais;


1.2. Dados pessoais coletados automaticamente



  • Cookies de navegação (endereço de IP, localização, etc.) para melhor experiência de uso dos usuários e coleta de dados estatísticos.


2. Como coletamos os seus dados?


A coleta de seus dados pessoais ocorre da seguinte forma:

  • Formulários de contato em nossas páginas virtuais;

  • Pedidos de oração por aplicativo e meios digitais;

  • Cadastro e assinatura em nossos sistemas de gestão e administração institucionais;

  • Cadastro para eventos das Igrejas Verbo da Vida e do MVV;

  • Ficha de cadastro de membros das nossas Igrejas.

  • Formulários de Matriculas para as Escolas Rhema, EBVV e Escola de Ministros e Missões.

  • Cadastro para Associados Alumni;

  • Cadastro na AMVV para exercício da atividade ministerial; e 

  • Cadastro para candidatos aos processos de Licenciamento e Ordenação;


2.1. Consentimento


É a partir do seu consentimento que trataremos os seus dados pessoais. O consentimento é a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual você autoriza o MVV a tratar seus dados. Assim, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal n. 13.709/2018) e com o Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725), seus dados somente serão coletados, tratados e armazenados mediante prévio e expresso consentimento. 

O seu consentimento será obtido de forma expressa e específica para cada finalidade acima descrita, evidenciando o compromisso de transparência e boa-fé do MVV para com seus usuários, seguindo as regulações legislativas pertinentes.

Ao utilizar os sistemas e meios de comunicação do MVV e ao fornecer seus dados pessoais, você está ciente e consentindo com as disposições desta Política de Privacidade, além de conhecer seus direitos e como exercê-los. 

A qualquer tempo e sem nenhum custo, você poderá revogar seu consentimento. É importante destacar que a revogação do consentimento para o tratamento dos dados pode implicar na impossibilidade da performance adequada de alguma funcionalidade do site ou do sistema que dependa da operação. Contudo, tais consequências serão informadas previamente.

  1. Quais são os seus direitos?


O MVV assegura aos seus usuários os direitos de titular previstos nos artigos 17 ao 22 da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal n. 13.709/2018) e no Capítulo III,  artigos 14º ao 25º do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725). Dessa forma, você poderá, de maneira gratuita e a qualquer tempo:

  • Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em formato claro e completo;

  • Acessar seus dados, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e idôneo;

  • Corrigir seus dados, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes;

  • Limitar seus dados quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação;

  • Solicitar a portabilidade de seus dados, através de um relatório de dados cadastrais que o MVV trata a seu respeito;

  • Eliminar seus dados tratados a partir de seu consentimento, exceto nos casos previstos em lei;

  • Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados;

  • Informar-se sobre a possibilidade de não fornecer seu consentimento e sobre as consequências da negativa.


4. Como você pode exercer seus direitos de titular?


Para exercer seus direitos de titular, você deverá entrar em contato com o MVV através dos seguintes meios disponíveis:

  • Coordenação de Tecnologia da Informação - [email protected]

  • Coordenação Jurídica - [email protected]


De forma a garantir a sua correta identificação como titular dos dados pessoais objeto da solicitação, é possível que sejam solicitados documentos ou outro meio  de comprovação de sua identidade. Nessa hipótese, você será informado previamente.

5. Como e por quanto tempo seus dados serão armazenados?


Seus dados pessoais coletados pelo MVV serão utilizados e armazenados durante o tempo necessário para a prestação do serviço, ou, até que as finalidades elencadas na presente Política de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos titulares dos dados e dos controladores.

De modo geral, seus dados serão mantidos enquanto a relação contratual entre você e o MVV perdurar. Findado o período de armazenamento, os dados pessoais serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, ressalvadas as hipóteses previstas no artigo 16 da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal n. 13.709/2018) e no artigo 13º do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725), a saber:

I – cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

II – estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;

III – transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725) ; ou

IV – uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

Dessa forma, as informações pessoais que sejam imprescindíveis para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas, a despeito da exclusão dos demais dados.

O armazenamento de dados coletados pelo MVV reflete o nosso compromisso com a segurança e privacidade de seus dados. Empregamos medidas e soluções técnicas de proteção aptas a garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos seus dados. Além disso, também contamos com medidas de segurança apropriadas aos riscos e com controle de acesso às informações armazenadas.

6. O que fazemos para manter seus dados seguros?


Para mantermos suas informações pessoais seguras, usamos ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais orientadas para a proteção da sua privacidade. Aplicamos essas ferramentas levando em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações poderiam gerar para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados. Entre as medidas que adotamos, destacamos as seguintes:

  • Apenas pessoas autorizadas têm acesso a seus dados pessoais;

  • O acesso a seus dados pessoais é feito somente após seu expresso consentimento ao compromisso de confidencialidade;

  • Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.


O MVV se compromete a adotar as melhores posturas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página virtual é inteiramente segura e livre de riscos. É possível que, apesar de todos os nossos protocolos de segurança, ocorram eventuais violações por parte de terceiros, como ataques cibernéticos de hackers, ou também em decorrência da negligência ou imprudência do próprio usuário.

Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para você ou qualquer um de nossos usuários, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725) .

7. Com quem seus dados podem ser compartilhados?


Tendo em vista a preservação de sua privacidade, o MVV se compromete a não compartilhar seus dados pessoais com nenhum terceiro não autorizado, salvo para cumprimento de obrigações legais determinadas por autoridades judiciais ou administrativas.

7.1. Transferência internacional de dados


Devido às necessidades técnicas ou institucionais, empresas ou igrejas as quais compartilhamos seus dados podem ser localizadas, ou, possuir instalações localizadas em países estrangeiros. Entretanto, mesmo nessa hipótese, o tratamento de seus dados pessoais continuarão sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) e ao Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725). 

Nesse sentido, o MVV se compromete a sempre adotar eficientes padrões de segurança cibernética e de proteção de dados, nos melhores esforços de garantir e cumprir as exigências legislativas.

Ao concordar com essa Política de Privacidade, você concorda expressamente com esse compartilhamento, que se dará conforme as finalidades descritas no presente instrumento.

8. Cookies ou dados de navegação


O MVV faz uso de Cookies, que são arquivos de texto enviados pela plataforma ao seu computador e que nele se armazenam, que contém informações relacionadas à navegação do site. Em suma, os Cookies são utilizados para aprimorar a experiência de uso.

Ao acessar nosso site e consentir com o uso de Cookies, você manifesta conhecer e aceitar a utilização de um sistema de coleta de dados de navegação com o uso de Cookies em seu dispositivo.

O MVV utiliza os seguintes Cookies: dados estatísticos de acesso do Google Analytics.

Você pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.

Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies. 

Você pode acessar tutoriais sobre o tema diretamente nos links abaixo:

Se você usa o Internet Explorer.

Se você usa o Firefox.

Se você usa o Safari.

Se você usa o Google Chrome.

Se você usa o Microsoft Edge.

Se você usa o Opera.

Você pode ter maiores informações sobre os Cookies que utilizamos e como eles funcionam na nossa Política de Cookies.

9. Alteração desta Política de Privacidade


A atual versão da Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em 07 de Abril de 2021.

Reservamos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nosso site ou em âmbito legislativo. Recomendamos que você a revise com frequência.

Eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação em nosso site e sempre lhe notificaremos acerca das mudanças ocorridas.

Ao utilizar nossos serviços e fornecer seus dados pessoais após tais modificações, você os consente.

10. Responsabilidade


O MVV prevê a responsabilidade dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados, em conformidade com os artigos 42 ao 45 da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) e artigo 26 do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGDP (Regulamento UE n. 2018/1725). 

Nos comprometemos em manter esta Política de Privacidade atualizada, observando suas disposições e zelando por seu cumprimento.

Além disso, também assumimos o compromisso de buscar condições técnicas e organizativas seguramente aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados.

Caso a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e/ou a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados exija a adoção de providências adicionais em relação ao tratamento de dados realizado pelo MVV, comprometemo-nos a segui-las. 

10.1 Isenção de responsabilidade


Conforme mencionado no Tópico 6, embora adotemos elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, o MVV não se responsabiliza por:

I – Quaisquer consequências decorrentes da negligência, imprudência ou imperícia dos usuários em relação a seus dados individuais. Garantimos e nos responsabilizamos apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas no presente instrumento. A responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário.

II – Ações maliciosas de terceiros, como ataques de hackers, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada do MVV.  Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para você ou qualquer um de nossos usuários, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados ou a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados sobre o ocorrido e cumpriremos as providências necessárias.

III – Inveracidade das informações inseridas pelo usuário nos registros necessários para a utilização dos serviços do MVV; quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de inteiramente responsabilidade do usuário.

11. Encarregado de Proteção de Dados


Em caso de dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, você poderá entrar em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, Helmiton Barbosa Oliveira Filho, através do e-mail : [email protected]
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo