Verbo FM

Combine o natural e o sobrenatural

Kenneth W. Hagin
Líder mundial das Escolas Rhema e pastor da Rhema Bible Church nos Estados Unidos

Se você perguntasse a meu pai o que a gente ia fazer agora, diante dessa crise, a resposta dele ia ser: o que a Palavra de Deus diz. Paulo nos diz em Timóteo que não foi nos dado espírito de medo e sim de poder e moderação, muitas pessoas escutam o que é dito no natural, mas não podemos deixar que essas coisas vençam a nossa fé, declarar a Palavra vai ajudar a sair dessa situação de medo.

Ao longo dos anos todas as crises que passei, percebi que o inimigo quer se aproveitar do espírito de medo, eu citava as escrituras repetidas vezes. Em João 10.10 diz que o ladrão veio para matar, roubar e destruir. Precisamos atentar a origem de onde essas coisas vêm e manter nossa fé em Cristo, na Palavra de Deus, não permitindo que o medo entre. Muita gente diz que é da fé, mas de fato não é, pois se você tiver fé você não vai ter medo, vai tomar as precauções naturais que são necessárias, se você precisa atravessar uma estrada movimentada e vem um caminhão dos grandes, se você disser que vai atravessar na fé em Deus, isso não é fé, é estupidez.

Existem coisas que precisamos fazer no natural, durante essa crise que vivemos, mas precisamos também manter nossa fé em Deus crendo que não vamos ser contaminados com essa doença. Aqui em casa a gente declara também o Salmo 91, o capítulo todo é maravilhoso, mas enfatizo os versos 9, 10 e 11, na versão NVT:

Se você se refugiar no Senhor, se fizer do Altíssimo seu abrigo, nenhum mal o atingirá, nenhuma praga se aproximará de sua casa. Pois ele ordenará a seus anjos que o protejam aonde quer que você vá.”

Você precisa crer mesmo em Deus e fazer dele o seu refúgio, o seu abrigo. Nenhum mal o atingirá e essa coisa vem do mal, nenhuma praga se aproximará da sua casa.

A maioria das pessoas que estão acostumadas comigo e com o Rhema, sabem que o natural e o sobrenatural, trabalhando juntos, produzem uma força explosiva. Quando você traz o dos juntos vai ter uma coisa boa, não dá para correr em um trilho só, os trilhos são em pares. Somos pessoas naturais vivendo em um mundo natural, mas somos, também, pessoas sobrenaturais vivendo no sobrenatural.

Então temos que aprender no natural e no sobrenatural. Quando você combina os dois vai ter algo bom acontecendo.

O Salmo 27.1-2 diz:O Senhor é minha luz e minha salvação; então, por que ter medo? O Senhor é a fortaleza de minha vida; então, por que estremecer?”.

Uma fortaleza é um prédio protegido. Esse prédio nos protege, a Bíblia diz que o Senhor é nossa fortaleza, ele vai nos proteger de todo dano. No Salmo 46.1, o salmista diz “Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre prontos a nos socorrer em tempos de aflição”. Isso me diz que Deus está pronto o tempo todo, Ele está só esperando para nos ajudar em tempo de aflição, tudo que temos que fazer é pedir a Ele. É como em Marcos 11.23, se eu acredito que Deus é meu refúgio e declaro que Ele é minha ajuda e minha proteção, nos tempos de tribulação, ele estará lá me sustentando.

Se eu acreditar n’Ele e fazer o que tem que ser feito, no natural, eu vou sair são. Em Isaías está escrito que se você está com medo, não há como está em paz. Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam aqueles cujos propósitos estão firmes em ti” (Isaías 26.3). A gente tem que ter propósitos, pensamentos bíblicos de Deus, não pensamentos do tipo: “Ah, se acontecer isso, se acontecer aquilo…”. O verso 4 diz “Confiem sempre no senhor”.

Em Filipenses 4.8, Paulo falou sobre isso. É importante controlar os pensamentos, porque pensamentos determinam crenças, e as crenças determinam o que você vai ter. Se você tem pensamentos errados, isso vai levar você para uma depressão, mas se você cultivar os pensamentos de Deus isso não vai acontecer.

O meu livro “Crie o mundo que você quer ver”, trata de como podemos afetar o mundo ao nosso redor, com o que se pensa e o que fala. Pensamentos negativos criam um ambiente negativo, cheio de tristeza, mas se começar a declarar a Palavra vai ser levantado. Quando as coisas começam a acontecer as pessoas ficam pensando: “O que vou fazer?”, mas como meu pai dizia, é só mais uma oportunidade de deixar Deus agir. Se estiver crendo na Palavra vai agir conforme ela. Quando você pensa em linha com a Palavra de Deus,  você vai se ver saindo do outro lado. Lembra dos três hebreus que entraram na fornalha ardente, mas Deus os tirou fora? Eu acredito que estamos vivendo uma situação problemática, mas se Deus fez uma vez ele vai fazer outra vez. Como Paulo falou dentro do navio eu falo: eu creio em Deus!

Eu nasci em um domingo, há 80 anos, em setembro e, no domingo seguinte, já estava na igreja com meu pai, crescendo com ele como uma criança, durante todo esse tempo ouvindo pregar. Quando estava no colegial, com cerca de 15 anos de idade, eu contraí uma espécie de fungo, meu ouvindo começou a inchar e ficou doendo demais. Meu pai orou, meu pastor orou e não melhorava. Meu pai viaja muito, mas sempre passava o Natal em casa. Esse era o Natal de 1954, ele me dava o medicamento e colocava no ouvido para manter sempre cheio e, então eu disse: “Pai, deixe subir, só vai levar um minuto para chegar lá em cima”. Ele foi comigo e tirou um emaranhado de dentro de meu ouvido, e perguntou se eu queria ficar curado. Eu disse que queria, com certeza. Depois perguntei se ele ia me dizer alguma coisa, ele respondeu que pensava que eu não ia perguntar nada. E disse que o Senhor falou que se eu quisesse cura, seria curado pela minha própria fé.

Meu pai disse “Você já confiou na minha oração todos esses anos”. Então, a gente se ajoelhou,  eu esperei ele orar, mas ele disse que não ia orar, porque não tinha nada para receber, eu mesmo quem fiz minha oração baseado em Marcos. O médico já tinha falado que eu não podia fazer muita coisa, a gente estava no recesso de Natal da escola e ainda tinha uma semana. Eu sabia que quando voltasse ia ter aulas de natação, isso era uma questão grande. A gente voltou para aula e eu saí para a academia para Educação Física, no último momento do dia. Eu coloquei minha roupa de natação, pulei na piscina no lugar mais raso, mergulhei e fui nadando de uma ponta à outra, eu nem devia mergulhar minha cabeça.

Minha mente começou a lembrar o quanto sofri com o ouvido, minha mente dizendo uma coisa e meu coração dizendo outra coisa: que eu estava curado. Quando minha cabeça saiu da água eu ouvi um estalo e não tive mais nenhum problema, estava curado, disseram até que eu não ia ter uma audição boa, mas quando fui para o Exército e fizeram o exame, eles analisaram e disseram que meu ouvido esquerdo é duas vezes mais forte que o direito. O médico tinha dito que eu não ia ouvir direito. Você tem que confessar esse meu testemunho de cura  foi por causa da fé.

Você pode sim ser curado pela oração de outra pessoa, você pode ser sim curado pela fé de outra pessoa, mas no meu caso o que meu pai tinha dito é que eu tinha crescido numa maturidade suficiente para usar minha fé para essas coisas. É assim que crescemos como filhos de Deus, crescemos e nos desenvolvemos como filhos de Deus.

Gostaria de dizer aos ministros e pastores, que continuem pregando e ensinando a mesma coisa que sempre pregaram, a Palavra de Deus é a mesma, com crise ou sem crise. E você tem que falar e ensinar a mesma coisa: que Deus nos deu um Espírito de poder, amor e moderação, que nós temos fé, que estamos em fé e não no medo. Muita gente está procurando algo novo, meu pai pregou mais de 67 anos, mas ele sempre pregava a mesma coisa, já vi pregar Marcos 11.23 centenas de vezes. Então continue pregando as mesmas coisas que o trouxeram para o lugar onde você está. Se você está jogando um jogo e a forma de jogar o levou até as finais, se perguntar ao técnico se ele vai mudar, ele vai dizer que aprendeu há muito tempo atrás a fazer a mesma coisa que o trouxe até aqui. E a gente tem que aprender a fazer a mesma coisa, foi a palavra que nos trouxe até aqui e é ela que vai nos levar à vitória.

Quero dizer mais uma coisa aos pastores: “Pastores, vocês tem que lembrar que tem gente nova chegando o tempo todo, então você precisa sempre voltar para o básico. Porque os novos que estão chegando precisam ouvir isso. É a base da Palavra de Deus que vão levar você a vitória”.

Mantenha sua fé firme, não permita que o espírito de medo chegue. Se puder controlar seu pensamento você vai ter paz, isso vai passar. Como vamos chegar ao outro lado vai depender do nós, se a gente ficar firme com a Palavra de Deus vamos sair vitoriosos, mas se a gente ceder para o medo, vai ser uma história diferente no final.

A Bíblia diz que Deus não muda Hebreus nos diz que Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, então se Jesus é o mesmo, Ele fez ontem e vai fazer hoje também. Eu acredito que se fizermos o necessário, no natural, e mantivermos a Palavra de Fé, na nossa boca, a gente vai sair dessa situação vitoriosos, da mesma forma que os três hebreus saíram da fornalha de fogo ardente.

*Trechos da mensagem de Kenneth Hagin Jr., durante live com o Ap. Guto Emery em 08 de abril, de 2020, em Campina Grande. 

2 Comentários

  • Que testemunho poderoso,
    Que o senhor Deus cuide dos pastores poderosamente, colocando os anjos como proteção, livrando os de toda cilada do diabo, queimando todo projeto ou plano contra as vidas, de quem cuida das ovelhas do senhor jesus Cristo amém.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!