Verbo FM

Desenvolva a sua família

por Agnaldo Junior
(Auxiliar da Supervisão do Ministério Verbo da Vida)

Nós vamos falar hoje sobre família. 

Antigamente, o leite era pouco e raro. Então, disseram que manga com leite fazia mal, acredito que para economizar o leite. Até hoje, tem gente que acredita nisso. Em cima de um mito você criou uma ideia. Então, qual a ideia que nós temos sobre família, relacionamento conjugal? 

O fato de ser eu que estou aqui hoje falando sobre família para vocês, não significa que eu estou acima, com uma família perfeita. Eu lembro de um pastor amigo nosso que quando  ministra para casais, as pessoas perguntam para se ele já teve vontade de se separar e ele diz que se separar não, mas de matá-la já teve muitas vezes. Não significa que não teremos problemas, mas a diferença é como nós lidaremos com os problemas.

Quando o assunto é família o nosso nome é citado na lista para ministrar sobre o assunto? Se a nossa família vai bem, o nosso ministério vai bem, a nossa vida vai bem.

Nós precisamos desenvolver termômetros na nossa vida, e um deles é a nossa família. 

Uma frase que me impactou que Tony Cooke disse recentemente foi: “É mais fácil ser um pregador do que um marido, é necessário mais habilidade para ser um marido do que para ser um pregador. O lugar onde a nossa espiritualidade é realmente demonstrada não é no púlpito, é na nossa casa. Ministros que falharam, não falharam no púlpito, mas sim em áreas que estavam descobertas”.

Desenvolva um relacionamento com a sua família. A sua casa deve ser o melhor lugar no mundo. Você pode ir para grandes hotéis, mas nenhum lugar pode ser melhor do que a sua casa. Nós precisamos investir para que o ambiente da nossa casa seja o melhor lugar do mundo. Precisamos planejar o nosso tempo, porém a nossa principal questão não é organizar o tempo, mas a que vamos dar prioridade quando o tempo chegar. 

“Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé” (Filipenses 1.22-25)

Há uma diferença entre o que você quer e o que é necessário. O que é necessário para a sua família hoje? Quando falamos só sobre o que a gente quer, estamos sendo individualistas, mas quando pensamos no que é necessário olhamos para as pessoas. Assim, fazemos como Cristo, que doou a sua vida por outros. A bíblia faz essa comparação, para que doemos a nossa vida pela a nossa família.

Existem alguns investimentos que também precisamos fazer na nossa vida conjugal. Quando eu queria conquistar Adrina para pedir ela em namoro, eu me arrumava, me produzia. Eu lembro que quando eu ia para a casa dela comprava pastilha para cuidar do hálito. E por que não investimos mais nessas coisas hoje? E com os seus filhos? Cuide do relacionamento com eles, desenvolva o relacionamento com os seus filhos de um jeito que você se torne amigo deles. E como você faz isso? Procure a veia da sua família. A veia lá de casa é luta. Eu e os meus filhos lutamos jiu jitsu. Desde que eles eram crianças a gente treinava em casa, quantas vezes quebramos o pé da cama treinando e isso foi um prejuízo necessário, porque desenvolveu o relacionamento da gente.

Você não tem poder sobre a decisão dos seus filhos, mas você precisa ser uma referência para eles, para que assim eles tenham a oportunidade de fazer boas escolhas.

Outra área importante na família é a financeira. Você pode fazer o curso que quiser, mas precisa antes de tudo saber como se comportar diante de qualquer situação, isso é maturidade em Deus. Até mesmo no que você fala nesses momentos, porque se você falar errado, vai colher coisas erradas. 

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4.11)

Paulo ensina em Filipenses que o primeiro passo para ser bem sucedido em qualquer situação é você estar satisfeito com o que você tem. Satisfeito com o que tem é o primeiro passo para conseguir coisas novas. Paulo continua dizendo que há necessidade de você ter habilidade para ter muito. Por que? Porque na falta, às vezes, é fácil você lembrar de Deus, mas na abundância você pode pensar que tudo é graças a você mesmo. 

Você já tem dentro de você tudo o que você precisa para ter uma vida familiar excelente. Os princípios já estão no seu coração. Teve uma época que fiz uma pesquisa no meio do povo que eu congregava, querendo saber quem disse “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. Depois perguntei em quais condições ele disse. Existe uma força dentro de você, que lhe capacita a enfrentar qualquer situação. 

Deus está nos chamando para sermos um doador. Muitas vezes, estamos dando ofertas para pessoas de fora, mas quantas ofertas você tem dado para a sua esposa? Para os seus filhos? Isso não precisa ser só dinheiro, você pode ofertar um abraço, palavras. Isso pode ser real na sua vida, você não precisa viver um modelo fantasioso. 

E uma outra área é a ministerial. Quantas coisas importantes nós precisamos aprender. Nós nos deparamos muitas vezes com pessoas com duplo comportamento, que são uma pessoa na igreja e outra em casa. Às vezes, estamos na igreja com um fervor tão grande, que chega alguém enfermo e na mesma hora você ora por ele. Aí esse mesmo ministro chega em casa e a esposa diz que está com dor de cabeça ele oferece um dorflex. Qual é a verdade do ministro? É o dorflex. Quando você exercitar esse fervor na sua casa, isso vai ser o comum em qualquer lugar. 

Muitas vezes, nos preocupamos tanto com o que as pessoas vão dizer, que deixamos de investir na vida dos nossos filhos. Invista na vida do seu filho na mesma intensidade que você tem investido na vida dos outros. 

Eu não sei as dificuldades que você tem enfrentado, mas eu quero lhe dizer uma coisa, não há nada perdido. Um barco ancorado, ele não deixou de ser barco, mas ele não vai se movimentar. Para que as coisas aconteçam eu preciso remover essa ancora, para que o barco possa fazer aquilo para o qual ele foi chamado. Invista na sua família.  E quando você começa a investir na sua família, você vai conseguir investir melhor na vida das outras pessoas. 

O possível é minha responsabilidade, mas o impossível é responsabilidade dEle.

*Trechos da mensagem durante a Conferência de Ministros Verbo da Vida Sudeste, em Setembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!