Todos os dias, temos a oportunidade de vencer desafios. Por vezes, alguns são maiores que outros, chegando a colocar nossa confiança em Deus à prova. Quando deixamos de confiar em Deus diante dos desafios, das pressões, nós nos abalamos e acabamos por perder a sensibilidade de ouvir por qual caminho seguir, como agir em meio àquela situação e podemos colocar tudo a perder, prolongando aquele período, sendo angustiante e podendo até nos enfraquecer na fé.
Quando estamos arraigados na Palavra de Deus, as pessoas não deixarão de vir, mas estaremos mais sensíveis para ouvir a Deus e saber qual caminho seguir. Quando estiver tudo muito turvo, nós iremos só confiar, iremos fazer nossa parte, entregar ao Senhor e crer. Fazer isso não é fácil! Mas quando temos a Palavra e conhecemos o Deus a quem servimos, isso se torna menos difícil e até mais rápido.
Esses dias, eu fui bem desafiada!
Aparentemente, estava numa fase maravilhosa, tudo indo muito bem, até que…
De repente, um situação que aparentemente já tinha sido resolvida volta, mexe com minha vida financeira, acadêmica, emocional e espiritual. Foi tudo de uma vez, pareciam aqueles dominós empilhados, que alguém derruba um e os outros começam a cair também. Eu chorei, eu fiquei bastante preocupada, olhei pra Deus e disse: “Senhor isso não é justo! Eu tenho dado o meu melhor, eu estou sendo honesta nessa situação, nunca fugi disso, por que isso estão acontecendo?”.
Depois que orei, fui dormir e acordei com aquilo: “Os que confiam no Senhor…” Ah! Fiquei diferente!
No outro dia, eu ia fazer uma prova, e não tinha conseguido estudar por conta do que havia se levantado. Mas tentei dominar minha alma, fui revisar os assuntos, e estudei, dei meu melhor, me empenhei. Deus sabia sobre o que Ele havia falado para mim, eu precisava passar nessa prova, era minha última chance porque, em um ano, acabo a graduação e precisava daquele título no meu currículo pra poder realizar meu grande sonho na área da odontologia.
Várias pessoas tinham notas altas na cadeira, quase 10. A minha era 8.2. Eu precisava fechar a prova de redação e a prova objetiva da área. Eu estava com muitos problemas à minha volta, muitos que não cabem aqui no momento, e estar em paz na minha situação era plena loucura.
Fui, fiz a prova e ao fazê-la parecia que era tudo muito óbvio para mim. Enfim, eu tinha convicção de que passaria e assim foi! Fui aprovada! Muita gente não entende o porquê eu tinha passado e eles não. Mas eu sabia o porquê. Porque eu confio no Deus que eu sirvo e a presença d’Ele na minha vida abre portas e me concede favor e graça.
Na segunda, eu precisava ter um valor exato para resolver uma causa antiga na justiça e que se arrastava por alguns anos. Eu estava agindo justamente e as pessoas queriam explorar e abusar da situação. Eu não tinha como pagar advogado, fora outras responsabilidades. Mas eu confiei, amados!
Eu disse: “Senhor, eu fiz o que estava ao meu alcance! Agora eu não sei o que fazer, mas eu sei que você não me abandona”.
Na segunda, eu recebi o valor que eu precisava para alguns compromissos, uma oferta de Deus que me ajudou a cobrir algumas coisas que surgiram nesse tempo também. Recebi a notificação da aprovação na seleção. Na terça, enviaram-me mensagem fazendo um acordo que era melhor do que pensei, ganhei roupas de presente, fora que, no dia da prova, eu desejei tanto um algodão doce, não tinha nem onde comprar, mas, de repente, trouxeram uns carrinhos para a faculdade com algodão doce e pipoca! Comi tanto que não desejo comer nem tão cedo (risos).
É isso! Quando confiamos no Senhor Ele nos livra, concede-nos favor, faz uma festa conosco, presenteia-nos e resolve a situação. Porque problema grande Ele é especialista em resolver!
Amanhã eu tenho a audiência desse processo que falei e irei apenas formalizar o acordo. Estou tão feliz que isso acabou! Foram anos declarando e agora está resolvido. Às vezes, a gente confia e acha que será tudo resolvido no nosso tempo e da nossa maneira, mas Deus não tem nossa mentalidade, ele não está condicionado à lógica humana! Ele fez muito mais do que pedimos ou pensamos! Apenas confie!
“Os que confiam no Senhor, são comida os montes de Sião, Que não se abalam, mas permanecem para sempre! Pois como em volta de Jerusalém, estão os montes, assim é o Senhor em volta do seu povo! Autoridade e poder, o domínio em suas mãos, pois só o Senhor é Deus o Senhor é Rei dos povos. Calem-se diante Dele a terra, dobrem os joelhos ergam as mãos, pois o Senhor é Deus o Senhor é Rei dos povos!”
Eu não sei o que você está passando, mas eu lhe digo uma coisa: meu irmão, confie em Deus! Agora confie mesmo! E ainda digo mais: se quiser contar comigo a gente vence juntos! O segredo é descansar e confiar, porque a gente tem um PAI que cuida, ama e zela por nós. Não somos bastardos!