Esperando e confiando em Deus

Francisco Santos Júnior
Graduado do Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Maceió-AL

Nós, muitas vezes, ouvimos que precisamos confiar em Deus, outras vezes ouvimos pessoas dizendo “tô esperando em Deus”, mas em alguns casos temos muitos equívocos acerca de esperar e confiar em Deus. Aqui, vamos aprender e ter as lições da Bíblia de instruções e exemplos de como esperar e confiar no Senhor, nas situações que apresentamos a Ele em oração, e como nos mantermos firmes e constantes neste processo de espera.

O primeiro princípio é o da perseverança, que mantendo uma constância de nossa posição em Deus crendo e confiando para que o Senhor realize o que estamos crendo para obter o que desejamos:

“Portanto, não abandoneis a vossa confiança; pois nela há grandioso galardão. Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu” (Hebreus 10.35-36 Vers. KJA).

Um exemplo que ajuda a entender como é esse processo de espera é o de Abraão, que apesar de condições desfavoráveis, ele creu e manteve-se na posição e recebeu a promessa de Deus. Enquanto o que ele estava crendo ainda não se manifestava, mantinha-se firme dando glória a Deus e não entenda como só dizer a expressão glória a Deus, mas de glorificar a Deus porque o que O Senhor prometeu ele vai fazer, e fez:

“Abraão, crendo, esperou contra todos os prognósticos desfavoráveis, tornando-se, assim, pai de muitas nações, como ficou registrado a seu respeito: “Assim será a sua descendência”. Sem desfalecer na fé, reconheceu que seu corpo físico perdera a vitalidade de outrora, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara não tinha o vigor do passado. Mesmo considerando tudo isso, não duvidou nem foi incrédulo quanto ao que Deus lhe prometera; mas, pela fé, se fortaleceu, oferecendo glória a Deus, estando absolutamente convicto de que Ele era poderoso para realizar o que havia prometido. Por essa razão, “isso lhe foi atribuído como justiça” (Romanos 4:18-22 Vers KJA).

Outro principio é esperar e descansar em Deus, não de forma literal de esperar como sentado num canto até chegar a nossa vez, é enquanto não chega, continuarmos na nossa vida, fazendo nossos afazeres, mas mantendo-se crendo e confiando em Deus, mantendo-se firmes que nosso Deus está trabalhando por nós.

“Aquieta-te diante do SENHOR e aguarda por Ele com paciência; não te irrites por causa da pessoa que prospera, nem com aqueles que tramam perversidades” (Salmos 37.7 Vers. KJA).

“Em ti, SENHOR, espero: Tu me responderás, ó SENHOR meu Deus!” (Salmos 38.15 Vers. KJA).

Mais um ensinamento que nos ajuda no processo da espera de Deus é a convicção do que estamos pedindo, porque precisamos de fé para pedir. Tiago nos dá exemplo disso com o exemplo da sabedoria pedida a Deus, que temos que pedir com fé e não sermos inconstantes em nossos pedidos, porque essa postura que nos temos não recebermos nada do Senhor.

“Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Deus, que a todos concede liberalmente, com grande alegria. Todavia, peça-a com fé, sem qualquer sombra de dúvida, pois quem crê com reservas é semelhante à onda do mar, agitada e levada pelos ventos. Não imagine tal pessoa que assim receberá coisa alguma do Senhor, pois é vacilante e inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.5-8 Vers. KJA).

Outra lição dos ensinamentos, de espera e confiança em Deus, é nos mantermos em um lugar de crença na nossa oração, porque quando temos essa firmeza no nosso crer em Deus, Ele é atraído pela nossa convicção, para realizar o que estamos crendo nas nossas confissões e de nossas orações, e assim o Senhor vai fazer, mas a questão não é se Deus vai fazer ou não. Ele quer fazer, mas quando ele for fazer o que estamos crendo, Deus nos encontrará em fé, no lugar de crença?

“Então Jesus propôs uma parábola aos seus discípulos, com a intenção de adverti-los quanto ao dever de orar continuamente e jamais desanimar. E lhes contou: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus, tampouco era sensível às necessidades das pessoas. E havia, naquela mesma cidade, uma viúva que freqüentemente se dirigia a ele, rogando-lhe: ‘Faze-me justiça na causa que pleiteio contra meu adversário!’. Ele, por algum tempo, não a quis atender; todavia, mais tarde considerou consigo mesmo: ‘É bem verdade que eu não temo a Deus, nem respeito à pessoa alguma; contudo, como esta viúva me importuna, farei justiça a ela, para não acontecer que, por fim, venha a me aborrecer ainda mais’”.

Então, concluiu o Senhor: “Atentai à resposta do juiz da injustiça! Porventura Deus não fará plena justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam de dia e de noite, ainda que lhes pareça demorado em atendê-los? Eu vos asseguro: Ele vos fará sua justiça, e depressa. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?” (Lucas 18.1-8 Vers. KJA).

Para finalizarmos nosso ensino é o crer que você recebeu o que pediu na oração, porque aquilo que esperamos, já está em nossas mãos no momento em que a gente orou, não quando o que esperamos se materializar, mas quando nós oramos por esse “algo” que queremos, assim nós recebemos o que pedimos.

“E, com toda a certeza eu vos asseguro, que se qualquer pessoa ordenar a este monte: ‘Levanta-te e lança-te no mar, e não houver dúvida em seu coração, mas crer que se realizará o que pede, assim lhe será feito’. Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá” (Marcos 11:23-24 Vers. KJA).

Estejamos firmes sempre, Deus está disposto a manifestar o que estamos crendo e desejando em oração, mas Ele quer de nós um coração forjado pela perseverança e nossa fé solidificada, para assim materializar o que estamos pedindo ou pensando, não desfaleçamos na nossa espera, mas procuremos estar alicerçados em fé para não sermos abalados, ser desfocados por crenças erradas e/ou provocar impedimentos ao agir de Deus em nossa vida, pensem nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!