Verbo FM

Eu vou até o fim

foto_perfilAldo Menezes

Graduado do Rhema Brasil

Ao meditar no livro “Chamados por Deus”, li uma passagem interessante:

“Meu lema sempre foi: não posso ser derrotado e não desistirei!. Para ser bem sucedido no ministério, deve-se eliminar a palavra desistir do vocabulário.” Hagin, Kenneth W., Chamados por Deus, Graça Editorial

Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.  Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança Hebreus 6:10-11

“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo”. (Mateus 24:13)

“Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.” (Hebreus 3:14)

“E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”  (Apocalipse 2:26)

Esse negócio de ir até ao fim, parece ser coisa de crente. Recordo de um treinamento pelo qual passei, na academia de formação policial.

Logo no início do curso os alunos foram submetidos a uma carga de estresse físico: durante todo o dia foram realizados muitos exercícios, corridas, flexões, etc, até que atingimos a fadiga e exaustão física.    No meio da noite, quando tentávamos recobrar as forças, fomos acordados e submetidos a uma carga de estresse emocional: fomos levados à uma área de treinamento isolada onde havia o barulho ensurdecedor de sirentes das viaturas, havia explosões de granadas, havia gritos, instrutores disparavam para o chão com armas de fogo de munição não letal, era intimidador.

Lembro de forma clara a reação de meus companheiros, formaram-se dois grupos bem distintos:

Um primeiro grupo, do qual fiz parte, passou por aquela atividade sem maiores alterações.  Veja bem, de fato nós não éramos insensíveis (a situação nos afetou) e também não gostávamos daquela situação, não estávamos confortáveis naquela situação, aquilo era chato, cansativo, estressante, mas era apenas uma fase, um teste, uma prova, algo pelo qual passaríamos e pronto, nada demais.  Eu particularmente estava saindo de um emprego ruim para a sonhada carreira policial onde entre outras vantagens teria uma carga horária menor e ganharia um salário oito vezes maior do que o anterior.  Eu não ia desistir do meu “prêmio” só por causa de uma pressão momentânea.

Pois bem, havia também um segundo grupo, e nele havia pessoas que ficaram tão abaladas que começaram a chorar, entrar em desespero.  Vi um aluno jogar-se ao chão com as mãos na cabeça, vi outro tremendo, lembro também de dois rapazes que aos prantos desistiram da carreira policial naquela noite.  Eu estava perto deles quando um instrutor os chamou e tentou animá-los dizendo que aquilo era apenas um treinamento simulando a pressão e o stress de situações reais de conflito, que no treinamento todo o risco é controlado, não havia perigo real, havia barulho, havia estresse, mas não perigo real, e o objetivo era desenvolver a capacidade de manter um mínimo de controle ao lidar com situações extremas.

Apesar de todas as explicações, resolutos, os dois alunos desistiram do curso e foram-se da academia pela manhã.  Eles não foram expulsos, eles simplesmente desistiram.

Mas os que foram até o fim alcançaram o prêmio e se tornaram policiais.

Aquilo trouxe algumas lições para mim.

Primeiro: a pressão exercida foi a mesma em todos os alunos, mas alguns viram a situação como algo devastador, enquanto outros viam algo passageiro, então o problema não era a situação em si, mas a dimensão que demos a ela.

Segundo: ir até ao fim é uma decisão individual

Terceiro: a expectativa do prêmio, não tirar os olhos da recompensa, é um fator de motivação impressionante.

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ” (Filipenses 3: 13-14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados