Verbo FM

Lidando com as pressões

Juliet Barbosa
Graduada da EMR EM Recife

Eu amo o Espírito Santo e suas diversas formas de falar conosco. É incrível como Ele tem uma maneira bem específica de se revelar a nós, não importa em que âmbito esteja, se você estiver sintonizado com Ele, certamente você será alcançado por sua sabedoria. Seja no trânsito, no trabalho, faculdade, passeando ou até mesmo nos afazeres domésticos como foi o meu caso.

Certa vez estava na cozinha da minha casa, preparando um feijão. Não precisa ser um chefe de cozinha, nem mulher, pra saber que para cozinhar feijão é necessária uma panela específica, essa panela se chama PANELA DE PRESSÃO. Esta panela tem uma função vital no cozimento mais rápido de alimentos sólidos, sem ela o alimento levaria bem mais tempo para chegar ao ponto ideal.  Após o tempo de cozimento, a panela vai estar cheia de PRESSÃO, visto que nela há uma borracha que a veda, ao aquecermos, os vapores de água vão aumentando e seu escape fica impedido. Desse modo, a pressão do ar aprisionado se soma com a dos vapores, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior. (Calma! Você não está numa aula de física, nem muito menos numa aula de culinária, mais à frente você entenderá.)então, para podermos abrir esta panela é necessário tirarmos primeiro toda a PRESSÃO e para isso existe uma técnica infalível chamada: ÁGUA. Pois é, a ÁGUA TIRA A PRESSÃO. Basta colocar a panela debaixo da água corrente que em segundos toda a pressão acumulada na panela sai. Foi exatamente aí, que o Espírito Santo, meu amigo, falou comigo.

Em nossa vida somos confrontados diariamente por pressões que vem do inferno pra roubar a nossa paz. Estamos constantemente lidando com as inúmeras sugestões do diabo: doença, falta de dinheiro, desemprego, tentações, acusações, perdas, condenação, decepções tristezas… Enfim, sejam lá quaisquer que sejam os motivos, as pressões podem sim chegar até nós. O próprio Jesus nos advertiu:

”Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”(Marcos 16:33)

Estudando, percebi que a palavra aflições, tanto no grego, no hebraico ou no português possui o mesmo significado, vejamos:

Sinônimo de aflição: agonia, angústia, ansiedade, aperto, PRESSÃO, apertura, martírio, tormento, tortura, tribulação, gemido, suspiro, grito sufocado. Refere-se ao sofrimento de ordem física e mental.

Você percebe que aflição pode ser caracterizada por sofrimento não apenas de ordem física(Como acreditam muitos cristãos), mas, também de ordem MENTAL. O lugar aonde as pressões chegam primeiramente para nós é na nossa mente. Tudo aquilo que vem a sua mente, contrário à palavra de Deus, é de procedência maligna. O diabo é mentiroso desde o princípio, ele mente a toda hora. (João 8:44).

Mas, o versículo que lemos agora a pouco nos diz: Tenho-vos dito isso, para que EM MIM tenhais paz.ELUIA! Ele é a fonte da nossa paz! Mas, como desfrutar de paz, em meio às pressões? Parece dúbio não é?

Mergulhando nas Águas

Sabemos que o Espírito Santo na palavra é simbolizado pela água, em Joao 7: 38 diz: “Quem crer em mim do seu interior fluirão rios de água viva.” O Espírito Santo é a fonte de água viva que flui dentro de nós, Ele é uma fonte inesgotável. Uma vez que mergulhamos nesses rios, pressão nenhuma resiste. Você já mergulhou numa piscina ou no mar e tentou ouvir o que se passa lá em cima? Conseguiu? Tenho certeza que não. Talvez ao começar a mergulhar você ainda ouça algum ruído, mas, quanto mais fundo você for, menos você ouvirá.

Em 2004 na tragédia que assolou a Tailândia, um casal estava no país em lua de mel e no exato momento em que o tsunami passou devastando a cidade, eles estavam praticando mergulho. Horas depois, eles retornaram à superfície e se depararam com a cena mais horrível de suas vidas: Uma cidade inteira destruída, milhares de mortos, caos por todo lado. Eles só escaparam por que haviam mergulhado bem fundo.

É exatamente assim que vencemos as pressões, mergulhando fundo nos rios do Espírito. Acompanhe comigo, em Lucas 5:4-6

”Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.

Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.”

Bem, Pedro era pescador e logo, o seu sustento dependia da sua pesca. Ele havia trabalhado a noite toda e nada havia pescado. Pedro estava cansado, frustrado, preocupado, Pedro estava sendo pressionado pela falta. A solução para Pedro foi se render ao convite de Jesus e ir onde as águas eram mais profundas. Houve provisão quando ele fez isso.

Hoje nossa rendição começa com o simples levantar das nossas mãos em ações de graças quando vier vontade de murmurar dê boas gargalhadas. Quando vier a vontade de chorar, dê louvor, adoração, oração em línguas e cânticos espirituais, a qualquer hora ou lugar. (João 4).

O desejo de Deus é que mergulhemos tão, tão, tão fundo a ponto de não encontramos mais o caminho de volta à superfície.

O que tem te pressionado hoje?  Seja lá o que for, o Espírito te convida a sair da superfície, onde a pressão te cerca e mergulhar fundo n”Ele, agora! Você não irá experimentar de ALÍVIO mas, de LIVRAMENTO.

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” Sl. 34:19.

9 Comentários

  • Gloria a Deus pela sua vida Juliet Barbosa!!! Muito edificada com suas palavras e abençoada .

    Resposta
  • Jú,

    Que texto maravilhoso! Fui bastante edificada; que você continue crescendo nessa comunhão com o Espirito Santo, e em sabedoria, em graça e favor. Você com Deus é maioria! Esse artigo trouxe despertamento para minha vida. Que Deus continue abençoando sua vida.

    Amo você! Shalom!

    Resposta
  • Juliet, Glória a Deus por sua vida e por sua obediência!
    Além de edificada fui exortada, pela graça e misericórdia de Deus, que através de seu Santo Espírito nunca nos abandona.
    Obrigada, que nosso Senhor continue a abençoando e inspirando.

    Beijos,
    Jane Mary.

    Resposta
  • Muito obrigada por compartilhar conosco algo que percebemos o Espírito Santo alcançando vidas de forma específica inclusive a minha.

    Resposta
  • Texto muito edificante, fui muito abençoado! Muito obrigado por compartilhar! Shalom!

    Resposta
    • Lucicleia,

      Fico feliz em ser benção pra sua vida! Glória a Deus por seu Espírito e sua Palavra.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!