Verbo FM

Movidos pelo Espírito

Diego Herreira
Graduando da Escola de Ministros em Campo Grande – MS

“Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito” (Gálatas 5.25).

O Espírito Santo não deseja apenas mover alguma coisa; Ele deseja que venhamos nos mover com Ele; não deseja trazer uma emoção, mas sim transformação; realizar algo nós e através de nós. Ele deseja trabalhar conosco como uma dupla dinâmica, assim como Rick Renner menciona em seu livro “O Espírito Santo e Você”.

Quando mencionamos o Espírito Santo como a terceira pessoa da trindade, isso não tem relação com o grau de Sua importância; até porque ninguém se lembra do 3º lugar, da 3ª posição, ou do 3º colocado, se pensarmos dessa forma, estaremos equivocados e estaremos desconsiderando a Pessoa do Espírito Santo.

Ele não é uma coisa, uma influência, uma sensação; Ele é uma pessoa, Ele é Deus e deseja nos ajudar em tudo. O que nos falta para que de fato venhamos nos mover com Ele? Conhecimento de quem Ele é, “consciência” e “convicção”.

Infelizmente ainda existe um abismo muito grande entre aquilo que sabemos a respeito do Espírito Santo na Palavra e como os cristãos e a igreja agem de acordo com esse conhecimento. Talvez o que nos falte não seja mais conhecimento sobre quem Ele é; mas sim, como respondemos a esse conhecimento que temos sobre quem Ele é.

Cada encontro com a pessoa do Espírito Santo deveria produzir em nós uma sede e desejo ainda maior d’Ele. Acredito que a razão pela qual muitos cristãos não conseguem conhecer a vontade de Deus, e desfrutar da totalidade de quem Ele é, é porque não têm uma amizade com o Espírito Santo e sem a ajuda do Espírito Santo a Igreja não consegue viver de um modo diferente de qualquer outro agrupamento de pessoas.

Poderíamos relacionar muitas características de quem Ele é, assim como o quanto Ele pode fazer em nós e através de nós, porém hoje quero evidenciar a Pessoa do Espírito Santo como o Ajudador.

“Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vós ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito” (João 14.25-26-ARIB).

“Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim” (João 15.26 -ARA).

“Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei” (João 16.7 -ARA).

Nos versículos relacionados acima podemos observar a mensagem chave sobre o papel do Espírito Santo e que é muito simples: Ele nos ajuda. Ele nos ajuda a saber o que dizer quando não sabemos. Ele nos ajuda a saber quando falar e quando manter nossa boca fechada; Ele deseja nos ajudar em todas as coisas, não apenas algumas; não podemos ser indiferentes à sua Pessoa.

Em seu livro A Igreja Triunfante, Kenneth E. Hagin diz:

“Mas, veja, é fé e obediência que contam para Deus. É melhor seguir a direção do Espírito Santo e fazer o que Ele lhe diz para fazer. Isto sempre traz resultados! O Espírito Santo sempre o guiará em linha com a Palavra de Deus e o que Ele lhe diz para fazer sempre funcionará.”

Uma vida na Palavra e no Espírito, essa é a vontade do Senhor para nós neste tempo; muitos problemas seriam evitados em nossas vidas se fossemos guiados pelo Espírito Santo; eu sei que as vezes achamos que sabemos o que é melhor, mas Ele tem certeza e precisamos responder a tudo quanto Ele nos direciona, pois o Espírito Santo não erra.

A marca de um cristão maduro é a sua capacidade de sentir para onde o Senhor o está direcionando e depois seguir essa direção — ainda que a direção seja ficar parado! Renner, Rick. O Espírito Santo e Você (p. 78).

Para onde Ele está indo? O que está movendo? Não sei você, mas eu quero saber; o que Ele está pensando? O que Ele deseja de mim? EU QUERO SABER! Essas perguntas têm ecoado dentro de mim nestes últimos meses e isso deve queimar em nossos corações, assim como precisamos nos mover com Ele. O Espírito Santo está neste exato momento nos convidando a fazer algo com Ele, responda a esse convite.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!