O propósito é algo que mexe com as pessoas, pois de acordo com o dicionário online de português, trata-se de: grande vontade de realizar e/ou alcançar alguma coisa; desígnio. O desígnio na vida de alguém é o determinante de suas decisões e passos em direção ao mesmo. Dizem que há dois momentos na vida de alguém que são marcantes e determinantes: o dia que a pessoa nasce e o dia que ela descobre para qual desígnio nasceu. Eu concordo com isso!
O cemitério é o lugar de maior concentração de potencial, talentos, sonhos. Quem terminou sua vida sem descobrir ao menos para que finalidade nasceu, levou consigo frustração, e isso ninguém quer para si, ou pelo menos, não deveria querer.
Cada pessoa prestará contas a Jesus um dia, do que fez com os dons e talentos que recebeu dEle, para cumprir seu propósito e glorificá-Lo. Será um dia interessante! Imagino, por exemplo, a cena de uma pessoa que foi pastor toda sua vida e na sua prestação de contas, ouvir de Jesus que ele errou o alvo, pois não foi chamado para isso, e sim para ser um ótimo advogado.
Como também um exímio vendedor cujo propósito de vida era ser um evangelista e “vender” as boas novas do Reino de Deus às nações e nem perto disso chegou! Por que se erra o alvo? E o que fazer para que isso não ocorra com você? Bom, de início posso imaginar que muitas vezes, existe a tentação de achar que a grama do vizinho é mais verde que a sua.
E você perde tempo, na verdade, querendo que a sua grama seja igual ou mais verde até que a dele, até descobrir que a grama do vizinho é sintética, mas o foco não é a qualidade da grama, e sim o fato de você ter se abandonado no meio do caminho, tentando ser quem Deus não te fez para ser. Acredite, existe uma graça para você ser simplesmente… você! E essa é a graça da coisa!
A Palavra instrui a permanecer onde se é chamado. Se você está estudando, sonhando entrar na faculdade, se preparou a vida inteira para isso e descobre parte ou totalidade do seu propósito em Deus, como ensinar a Palavra de Deus, no seu país ou fora dele, não largue todo seu projeto de vida, pare de estudar e caia em campo, porque se sentirá um “peixe fora d’água”, pois existem etapas a serem cumpridas que não vá causar prejuízo, muito pelo contrário, estar no centro da vontade de Deus só há acréscimo na vida. Mas muitos são tentados a pensar até que estão fora da vontade de Deus em permanecerem trilhando para realizarem seus sonhos e se precipitam largando tudo, ganhando frustração ao final e alguns, para não dizerem muitos, culpam Deus, que é inocente, e acabam por se desviar completamente do propósito.
Pedro após negar três vezes Jesus, sentiu-se tão fracassado, que desistiu de si mesmo e dos sonhos que Jesus o fez sonhar e voltou a pescar, mas aquele tempo já tinha acabado para Pedro. Jesus conhecia o coração dele e sabia que Pedro queria cumprir seu propósito, mas o medo falou mais alto quando O negou, e Jesus teve que ir até ele e o erguer por dentro.
Nesse encontro, Jesus disse-lhe (parafraseando): ninguém amadurece e chega onde tem que chegar sem antes errar. Eu estou aqui pra te ajudar, só preciso que não desista de si mesmo e dos Meus sonhos para sua vida, ou seja, de cumprir seu propósito. E você sabe que essa história teve um final feliz!
“Porquanto, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Romanos 8,14, e o Espírito guia em paz e alegria. Quanto mais você se expõe à Palavra, mais você descobre quem você é o consequentemente, o que nasceu para cumprir. Deus deu Jesus para mostrar o Seu amor pelas pessoas, o que Ele pouparia para te fazer feliz, inclusive, no cumprimento do propósito que Ele mesmo te criou para ser e cumprir? O Espírito de Deus é muito esperto e enquanto Ele te ajuda a realizar teus sonhos, que Ele mesmo colocou em seu coração, Ele te treina, e de repente, a unção que opera em sua vida, começa a alcançar pessoas, em sua família, em seu trabalho, faculdade, por onde você passar e sem perceber, as coisas estão acontecendo. Nem todos foram chamados para ficar dentro da igreja integralmente, vidas sedentas do amor de Deus esperam ser saciadas com o que você tem aí agora, então permaneça firme.
Perdoe-se sempre que errar o alvo, volte ao seu lugar quantas vezes forem necessárias, associe-se com pessoas que são forte onde você ainda não é, e que acreditam em seu potencial e vão te ajudar a passar de fase, tenha uma cobertura espiritual sobre sua vida, desenvolva seus talentos servindo numa igreja local e siga nadando na sua “raia”, desfrutando de cada etapa, como sendo única, porque de fato ela é!