Verbo FM

Não ande preocupado

Adriana Nascimento
Graduada da Escola de Ministros Rhema

No mundo atual, tem sido cada vez mais “normal” andar preocupado. Muitas vezes, a pressa em fazer com que algo aconteça no nosso tempo e não no tempo de Deus abre portas para uma ansiedade que se torna patológica.

O excesso de informações, celulares, redes sociais, cobranças, preocupações e atividades (o famoso “abraçar o mundo com as mãos”) tem se tornado comum no mundo moderno. Buscamos uma paz pela força do nosso braço, em coisas e pessoas, o que faz aumentar ainda mais a preocupação e os pensamentos acelerados.

A preocupação atrapalha o nosso futuro e tira a paz do nosso presente, fazendo com que mantenhamos os olhos fixos nas tempestades ao invés de fixarmos no nosso Deus, que tem o poder de acalmá-las.

“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (Salmos 55.22).

A entrega requer confiança no Deus Altíssimo que nos guia através do mapa que é Sua Palavra e nossa “bússola” que é a pessoa do Espírito Santo. Para ser ousado e seguro, primeiramente devemos confiar no Senhor com todo o nosso entendimento. Confiar no Senhor é entender que Ele tem planos de paz ao nosso respeito, é saber que só teremos o segundo, terceiro passo, quando cumprirmos o primeiro. Confiar em Deus é obedecê-lO, mesmo quando não entendemos a instrução dada.

Lance sobre Ele

Antes de lançar-se em ansiedade e preocupações, lance-as no Senhor! A Palavra nos encoraja em I Pedro 5.7 a “lançar sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. Ao fazer isso, reconhecemos que Deus é soberano e capaz de cuidar de todas as nossas preocupações.

E só assim experimentamos uma paz que excede todo entendimento, sabendo que Ele nos ama e está no controle de todas as situações que entregamos a Ele. Confiar em Deus nos liberta do peso das preocupações e nos permite viver com mais alegria, leveza e tranquilidade, independentemente das circunstâncias favoráveis ou não.

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão” (Salmos 37.5-8, 18-19 ARA).

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Filipenses 4.4-7 NTLH).

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!