Verbo FM

 O que é menopausa?

por Verônica Andrade
*Ginecologista

Até 48 anos a menopausa é considerada precoce. Depois dos 52 ela seria considerada tardia, mas, hoje em dia, as mulheres chegam aos nossos consultórios com 56 anos sem ter passado pela menopausa. Falamos para elas que é melhor que seja assim, consideramos normal. 

Eu percebi que precisava mudar minha qualidade de vida por causa da falta dos hormônios. Olhei a vida sem cores, sem alegria, e disse que estava na hora dos hormônios agirem. A alegria do Senhor é a nossa força. Nada paga a saúde, no frigir de tudo, saúde é o que interessa.

Se eu tiver de gastar com jóias, prefiro gastar com minha saúde. 

Você gosta de se ver bem, você gosta de se ver bonita. Quando você perde o hormônio estradiol, você começa a resistir à insulina. 

Seu hormônio tem uma quantidade com 25 anos de idade, com 140ml; já aos 60, tem apenas 40ml. Se você passou pela menopausa sem sentir fogachos e calores, você tem menor risco de ter Alzheimer. No cérebro, existe uma espécie de termostático, como um termômetro que serve para você se relacionar. Ele esquenta ou esfria; porém, na menopausa, você só sente calor. 

O que acontece com o climatério? O estradiol baixou! É aí a hora em que você precisa de ajuda. É a hora da dosagem dos hormônios. Agora, nós estamos querendo usar meios mais naturais. Estamos vendo pessoas vivendo uma menopausa química, mas você precisa fazer a reposição o seu hormônio. Hoje, você pode fazer terapias de hormônios bioidênticos! Os hormônios não são drogas.

Tem gente se frustrando de uma situação mal resolvida. Sexo tem que ter afeto, tem que ter emoção, comunicação e prazer! A mulher tem uma visão mais sublime do que é o sexo, ela não faz sexo para ficar bem, ela faz sexo quando está bem.

São muitos os sintomas da menopausa; como flatulência, indigestão, osteoporose, dor em tornozelos, joelhos, perda de cabelo, ronco, seios doloridos, tonturas, ganho de peso; entre outros. Também tem a deficiência no estrogênio,que afeta a pele e provoca calvície, por exemplo.

Eu lhe garanto que se você fizer reposição de hormônios, você vai envelhecer bem, com qualidade de vida.

Dormir bem, ter atividades de lazer, sorrir, praticar esportes e ser grato são fatores que podem ajudar nessa fase da vida.

*Trechos da mensagem durante a Conferência Nacional de Mulheres, em outubro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!