Verbo FM

O que é unção?

Carlos Júnior
Pastor auxiliar na Igreja Verbo da Vida Zona Norte em Recife-PE

“E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4.6).

Assim como esse anjo foi boca de Deus para Zorobabel, ele também é, ainda hoje, boca de Deus para você. Não é pela sua própria força que você faz o que precisa ser feito, mas é pelo poder do Espírito. Isso é muito libertador e, na minha própria vida, tenho muitas missões e comissões para cumprir ou situações difíceis para lidar, mas como é libertador para a minha mente saber que essas coisas não serão resolvidas apenas pela minha força e habilidade. É pela força e pelo poder do Espírito Santo. Aquilo que Deus o chamou para fazer e o que está proposto para você não depende da sua habilidade, pois, quando o chamou, Ele já confiava na habilidade d’Ele em você. 

Gostaria de que você fizesse essa pergunta para si mesmo: “Quão cheio eu estou para não ser consumido pelos problemas que o diabo está planejando?”. Essa, agora, é uma pergunta que eu faço para você: quão cheio você está para não ser destruído? No livro do profeta Isaías, ele fala que hoje viveríamos dias incomuns, são tempos que já foram profetizados. No mesmo livro, fala que as trevas povoariam a terra, mas que de nós brilharia a glória do Senhor. Esses são dias em que nós precisamos estar cheios, deixar o nosso cálice transbordar.

As áreas em que o Espírito Santo está agindo em você, são os lugares onde você será preservado e próspero, é onde você terá resultados. Tenha experiências sobrenaturais com o Espírito Santo! Está escrito, em I Coríntios 2.14, que o homem natural não aceita as coisas do Espírito. Não é tempo de estar no natural, mas andarmos como seres espirituais. Nós não somos naturais, somos sobrenaturais e vivemos pelo espírito, isto é, vivemos de dentro para fora.

Recebemos a própria vida de Deus, a vida Zoe! 

Essa condição não preserva somente você, mas preserva a outros que estão ao nosso redor. Esses são dias de vivermos o reino de Deus e ele é paz, justiça e alegria no Espírito Santo. O espírito de escravidão pode estar nos bombardeando em meio às mídias, mas nós somos ungidos para anunciar as boas novas de salvação e vivermos debaixo do Espírito Santo de Deus. Ao viver assim, você estará desfrutando de paz e alegria, não só para você, mas para exalar e transbordar para sua família e todos aqueles ao seu redor. Liberar uma atmosfera de paz exige algo muito contagiante que está em você: a unção do Espírito Santo. Você a possui para liberar esse ambiente de paz, de cura e de segurança. O Espírito Santo pode comunicá-lo coisas que trarão uma atmosfera de paz e alegria para mudar ambientes e transformar as suas confissões. 

Eu me lembro da parábola que está em Mateus 25 e que fala sobre as dez virgens, anunciando a vinda do noivo. Havia cinco virgens néscias (tolas) e cinco prudentes. As néscias levaram suas lâmpadas, mas não levaram azeite e não tinham óleo suficiente até a vinda do noivo. As néscias pediram azeite às prudentes para que as lâmpadas não apagassem. É interessante perceber o início dessa história, porque todas as virgens tinham lâmpadas, mas aquelas que não foram prudentes a sua lâmpada foi se apagando. Essa é a proposta do diabo: sugar e retirar essa vida que vem do Espírito e nos deixar desgastados.

Quando ficamos sem a unção para nos ajudar, alguns sintomas são manifestos e um deles é a indiferença.

Você começa a ficar indiferente às coisas de Deus e do Espírito. Por exemplo, quando temos o convite ou a oportunidade de estar em um culto, em um ambiente de manifestação dos dons espirituais, e começamos a ficar indiferentes ao fato de estar presente, esse tipo de comportamento demonstra o sinal de que alguma coisa está se apagando.

Devemos ficar vigilantes com relação ao mover, à pregação, à adoração, porque se estamos indiferentes é um sinal de que algo começou a se apagar dentro de nós. Há coisas que só vão acontecer em um ambiente de milagres, em um ambiente de culto na casa do Senhor.

Precisamos ter cuidado para não perdermos essa reverência. Esse é um outro sinal de que a nossa chama pode estar se apagando. Estou falando mesmo sobre escolher o ambiente de conforto para assistir ao culto em casa, quando podemos estar presentes. Sabe, é verdade que há coisas que acontecem quando você está assistindo, mas há outras que só se manifestam em um ambiente de reverência na casa de Deus. Gosto de comparar o assistir ao culto em casa com o assistir a uma praia na televisão. Você pode até olhar e ver que o lugar é lindo, mas quando acabar, você vai desligar a TV e continuar sem ter mergulhado naquelas águas ou desfrutado do sol, se expondo à produção de vitamina D.

Há coisas que você só pode experimentar se estiver no lugar da manifestação.

Com certeza, Deus o abençoa se você está sentado, assistindo pela internet, recebendo de verdade a Palavra ministrada. Porém, não tire de você a reverência de estar em um ambiente da manifestação da Presença. 

É necessário uma nova unção todos os dias, pois o diabo manifesta situações ou problemas que vão nos desgastando dia após dia. A unção de Deus vai ativá-lo para se mover nos planos e propósitos d’Ele. Eu tenho para mim que as igrejas são o grande campo de treinamento de Deus e do que Ele está para fazer na terra. Ele fará em cooperação com a Igreja d’Ele. O quanto você está cheio para começar a cooperar com esse mover entre a Igreja e o Espírito? Ou o quanto está disposto em Deus para também derramar da unção que está em seu cálice? 

“E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (Atos 9.17).

“E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca” (Atos 22.12-14).

Nesses versos do livro de Atos, nós vemos Ananias indo até Paulo para impor as mãos sobre ele para que Paulo fosse cheio do Espírito. Depois disso, Paulo dá o testemunho do que foi aquele encontro com Ananias. Paulo testemunha que ele viu o Justo, que ele viu Jesus e, após esse encontro, ele passa a seguir o plano de Deus. Quer ouvir a voz de Deus? Viva cheio do Espírito Santo! Ficar cheio do Espírito Santo fez Paulo conhecer a vontade de Deus. Esses são dias para causar mais experiências com Jesus, alcançando outras pessoas, acreditando que a unção está sobre você.

Essa unção é o Espírito Santo em atividade. A unção é o poder de Deus o habilitando a fazer coisas incríveis e impossíveis.

Como é bom saber que o que tenho para fazer não preciso da minha força, porque o Senhor me ungiu e derramou o Seu santo Espírito. Por essa razão, nós temos a habilidade (a unção) para alcançar ou para realizar coisas impossíveis. Declare: “A unção de Deus está sobre mim!”. 

O Espírito de Deus veio sobre Gideão e o seu exército. Então, 300 homens venceram 120 mil em uma batalha. Os inimigos não contavam com um homem ungido. Você vê, na Bíblia, que em toda adversidade que se levantava, aparecem expressões como:  “derramou Deus o Seu Espírito” ou “enviou Deus o Seu Espírito Santo”. Eu quero convidá-lo a cooperar com o Espírito Santo, seja em qual for a área da sua vida, financeira ou familiar, ainda que o diabo esteja o pressionando. Quando a unção vier sobre você, então aquela área da sua vida será chamada como “vale de bênçãos”.

Tudo começa com a unção de Deus vindo sobre o indivíduo e se expandindo por tantos outros. Deus vai liberar o Seu Espírito Santo para homens e mulheres sedentos. A resposta de Deus em tempos de crise é enviar uma unção nova sobre a Sua igreja. Por que precisamos de uma nova unção? Porque uma nova unção vai restaurar nossas forças durante esses dias. Você fará o que tiver que fazer pelo Espírito de Deus. Os ungidos de Deus têm a mentalidade de Cristo! Pense como ungido e não como um derrotado ou alguém sem esperança, porque você tem unção!

1 Comentário

  • Palavras sábias e poderosa..Deus habita em nosso coração para termos unção e atrairmos frutos pa nossa cheita…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!