Verbo FM

O que vou ser da vida? – para Filhos e Pais

amanda
Amanda Secco
Graduada da Escola de Ministros Rhema

Todas as pessoas, em algum momento da vida, questionam-se sobre o que serão profissionalmente. Esse questionamento geralmente ocorre na fase da adolescência ou na juventude.

Entretanto, no caminho para achar a resposta, muitos são guiados pelas pressões da sociedade, dos pais, amigos e o fundamento principal dessa pressão é: “Você precisa fazer algo que dê dinheiro, se não, você vai passar fome.” E para deixar tudo ainda mais difícil, já nos dão até os cursos que devemos fazer: “Você tem que fazer Medicina, Direito, talvez Administração”, e ainda continuam, dizendo que precisamos nos encaixar em alguma função que proporcione estabilidade financeira.

É completamente compreensível tal pensamento vindo dos pais, pois eles se preocupem verdadeiramente com o futuro de seus filhos, e querem sempre o melhor para estes. Entretanto, o que muitos pais não considerem é: “Qual a vontade de DEUS para meu filho(a), Ele sim sabe o que é melhor para ele.”

Se você é pai ou mãe, considere esse texto. Se você é jovem e está com esses questionamentos, considere esse texto.

Antes mesmo de sermos gerados no ventre de nossa mãe, Deus já havia designado um propósito para nossas vidas. É necessário entender que o Senhor NÃO criou primeiro o ser humano, e somente depois verificou qual o melhor propósito se encaixaria nele, Não. Ele não formou você e ficou te olhando e pensando.. “Hum, o que será que ela tem cara? de médica? Pregadora da Palavra? ou de dentista? Ah, acho que eu fiz dentes muito bonitos nela, ela será uma boa dentista.” NÃO foi assim!

Ao contrário, Ele criou primeiramente o propósito necessário para ser executado na Terra, e aí então Ele cria o ser humano tão amado por Ele para cumprir esse propósito aqui, e nos faz, cuidadosamente, com o formato desse Plano maravilhoso. Fomos criados unicamente para cumprir o propósito de Deus nessa terra.

Temos grandes exemplos disso, em vários versículos da Bíblia, um deles está no livro do profeta Jeremias, no capítulo 1, versículo 5:“Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”

Nesse mesmo sentido, vemos o mesmo em Galátas 1:15: “Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado”

“Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes: Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome. (…) E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo, para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força.”  Isaias 49:1-5

Desse modo, podemos perceber que o Senhor já colocou dentro de nós o motivo pelo qual existimos, ou seja, já está dentro de você todas as respostas para seus questionamentos, inclusive os profissionais ou até ministeriais. Deus já colocou dentro de você.

A resposta não virá através de opiniões, sugestões, ou conselhos alheios, mas virá através de dedicação em oração e meditação na Bíblia. Deus já está falando com você Ele é o maior interessado que você tome conhecimento dessas respostas, é necessário apenas que você busque em oração a sensibilidade para ouvir o que Ele está dizendo.

Deus colocou dentro de cada pessoa habilidades, dons e talentos únicos para gerarmos frutos a Ele. Quais são os seus? O que você ama fazer? O que você produziria por puro prazer e alegria? As respostas paras essas perguntas podem ser o prenúncio do que você nasceu para fazer. Porém, Ele colocou tudo isso dentro de você com toda bondade e graça para que você devolvesse os frutos disso para Ele, se não, de nada tem sentido a existência terrena.

Nossa existência na terra não tem sentido se for convergida para nossos próprios interesses, nossa vida é extremamente frágil e limitada, ela somente é vivificada e ganha sentido pela presença do Espírito Santo em nós, por uma vida dedicada e convertida inteiramente a Jesus.

Você pode ser um profissional de muito sucesso, fazendo o que ama, ganhando dinheiro, tendo o principal fundamento de ser a Luz de Jesus naquele meio, sendo um instrumento para a salvação de pessoas. Ou talvez, O Senhor queira você para uma vida integralmente dedicada ao ministério, e Ele tratará de te sustentar. A questão é, usar nossos dons e talentos para Ele: É nisso que a vida ganha sentido e real significado.

Jovem, Deus já colocou dentro de você todas as respostas, busque-O com intensidade e você descobrirá, entretanto saiba de algo… Ele não dará todas as respostas de uma só vez, existe um longo caminho pela frente, e as respostas serão gradativas, concedidas de um modo progressivo, conforme o tempo dEle (não o seu), e conforme seus passos de fé em executar o que Ele já tem lhe concedido.

Pais, busquem a Deus para saber qual a vontade dEle para seus filhos, inclusive no âmbito profissional. Não o obrigue a fazer algo que você deseja, não imponha a ele uma profissão por pura preocupação…O Senhor é bom o suficiente para fazer superabundar bênçãos financeiras na vida de seu filhos, não se preocupe, pois antes dele ser seu filho, Ele é de Deus, e Ele é um pai que cuida de TUDO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados