Jabes Rodrigues Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Diferentemente do medo, o temor do Senhor é uma estado de alma e espirito em que se pode desfrutar de Deus Pai. Isso parte primeiramente da certeza de que Ele está conosco em todo o tempo.

E Jesus é a prova disso quando profetizado sobre ele em Isaias 11.1-3, que diz: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos” (Isaías 11.1-3).

Entretanto, infelizmente nos dias de hoje, pessoas que um dia se aproximaram de Deus vivendo e desfrutando do seu amor, da sua presença e temor reverencial, depois de um tempo passaram a tratar esse estado como algo rotineiro, ordinário, comum. E consequentemente, deram lugar a outros pensamentos , que por sua vez, os orientaram a práticas fora do temor, apesar de declararem constantemente o seu amor a Deus Pai e a Jesus Cristo .

Um exemplo disso temos na história de Adão e Eva que, mesmo vivendo em um ambiente perfeito, de livre acesso a Deus cercados de sua bondade, passaram a tratá-lo como comum se deixando envolver com pensamentos de desobediência apesar das orientações sobre o dano que sofreriam caso saíssem do Temor, que os guardava da morte. E assim, desconsideraram o ambiente maravilhoso em que estavam, cercad

os do amor, bondade e provisão de Deus, e comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal do qual provaram apenas as consequências do mal, pois já estavam envoltos pelo bem.


Outro exemplo foi a vida do rei Salomão, que iniciou o seu reinado tão próximo de Deus a ponto de ouvir do Senhor a seguinte promessa: “Em Gibeom, Yahweh apareceu em sonho a Salomão durante a noite. Deus disse: ‘Pede o que desejares e Eu te darei!’” (I Reis 3.5).

Uau! Quantas pessoas desejariam ouvir do Senhor Deus Todo Poderoso e criador de tudo a frase: “Pede o que desejares e Eu te darei!”. Fico sem palavras só de pensar na dimensão disso… O fato é que o Senhor concedeu os desejos do coração do rei Salomão de tal forma e excelência que não se ouviu falar em um reinado tão majestoso quanto o seu , depois deste.

Entretanto no final de sua “vida farta” este passou a tratar como rotineiro, ordinário, comum tudo o que tinha e , ao dar ouvidos as vozes de suas inúmeras esposa que desejavam servir a seus deuses, permitiu que o seu coração se afastasse do deleite do Temor do Senhor , substituindo-o pelo prazer de satisfazer os caprichos de suas esposas pagãs. Tornando-se assim enredado pelas suas próprias palavras de sabedoria, quando em provérbios se escreve:
“A alma farta pisa o favo de mel, […]”.

Provérbios 27.7 E ainda: “O temor do SENHOR é a chave da sabedoria e conhecer a Divindade é alcançar o pleno sentido do conhecimento”. Provérbios 9.10 Logo, Salomão depois de um tempo, ao abandonar o Temor, jogou fora a chave da sabedoria que havia recebido do próprio Senhor substituindo-a pela insensatez dos desejos carnais na tentativa de satisfazer a si mesmo e a todos, exceto a Deus..

Da mesma forma algumas pessoas, apesar de receberem tanto de Deus, depois de um tempo, passam a tratar como comum a bondade em que estão inseridas. E enquanto não provam as consequências de suas más ações continuam a praticá-las. Indo cada vez mais fundo no caminho do erro que escolheram cauterizando seus sentidos espirituais, a pretexto de satisfazer suas almas e desejos carnais, pois perderam totalmente o prazer que há no Temor do Senhor. E assim, vão gradativamente avançando para um território cada vez mais longe da proteção, influência e bondade de Deus. Contudo, a boa noticia é que graças a Jesus Cristo temos um caminho e uma porta acessíveis para voltarmos a Deus Pai. O caminho do arrependimento Sincero e a humildade de reconhecer que o amor não substitui o temor e que ambos têm o seu lugar em nossos corações.

Como bem disse o Senhor ao profeta Isaias (55.6-9) nos apresentando e convidando para um estado de alma e espirito mais elevados, como descrito a seguir: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.6-9).

Deus Pai em Jesus Cristo abriu o caminho e nos chama para nos deleitar no seu temor e permanecer em seu amor.
Venha para Jesus, prove e veja que o Senhor é bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados