Verbo FM

O tempo e o modo certo

Jorge Luis Leal
Líder de jovens e aluno do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

“Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira de agir. Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação” (Eclesiastes 8.5-6a)

A Sagradas Escrituras nos ensinam que podemos evitar os sofrimentos dessa vida quando somos obedientes e compreendemos o tempo e o modo correto de agir. O autor de Eclesiastes diz que o coração sábio discerne a hora e a maneira correta de fazer algo. A palavra “Coração” no hebraico é “Leb” uma derivação de Lebab que entre outros significados apresenta a ideia de “Homem interior”.

Assim, compreendemos que ao permitir sermos guiados pelo nosso Ser interior (espírito recriado), cheio da sabedoria de Deus, conseguimos perceber a estação correta e o melhor modo para agir diante das escolhas que aparecem em nossa vida.

“Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente” (I Coríntios 2.12)

“Mas quem é espiritual discerne todas as coisas” (I Coríntios 2.15)

Cristãos têm padecido por não obedecerem às ordens do Senhor. Permitem que suas vidas sejam mais guiadas pelas suas vontades do que pela voz do Espírito. A falta de renovação da mente (Rm 12.2), faz com que seus sentimentos comandem suas escolhas, e assim, deixem de experimentar a plenitude de Deus em sua vida. Muitas pessoas têm
tomado decisões precipitadas ou da maneira errada e acabam colecionando uma bagagem de fracassos, quando poderiam estar provando do sobrenatural do Senhor no tempo determinado para cada coisa.

“Nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo para tudo!” (Eclesiastes 3.1 – Versão A Mensagem)

“Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação.”
Talvez, você esteja vivendo no tempo certo das coisas acontecerem na sua vida, mas da maneira errada, e por isso não vê o resultado de suas ações, ou você pode estar agindo do modo correto, porém em um tempo que não foi determinado para as decisões que você tem feito.

Um bolo para ser apetitoso precisa ser preparado da maneira correta e aquecido dentro do período de tempo certo. Você não finaliza o processo de produção de um bolo e depois de pronto joga os ovos em cima, pois sabe que o sabor não ficaria agradável, também não fará da maneira correta e antes do período de tempo necessário retirará o bolo do forno, pois certamente ele não estará com a consistência adequada para degustar.

Não perca as oportunidades que o Senhor lhe concedeu tendo atitudes erradas no tempo certo e não desperdice sua vida querendo agir quando o Senhor já pediu para você descansar, pois a estação, talvez, ainda não esteja favorável àquilo que você deseja.

Precisamos ser sábios entendendo que existe uma hora e maneira certa de agir e que não será a nossa pressa, carência, desejo e força excessiva que irá trazer aquilo que esperamos!

Saiba que o Senhor, no tempo certo, faz tudo formoso. (Ec 3.11)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados