Verbo FM

ORAÇÃO: Um reflexo da nossa autoridade

Amilton França
Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

A resposta à pergunta: “Por que precisamos orar?”, é mencionada desde a criação de Adão (Gênesis 2.7). Essa necessidade está diretamente ligada a autoridade que adquirimos na terra.

ADÃO significa homem, ser humano. Adão representa todos nósDeus deu a Adão (ao ser humano) o domínio sobre toda a terra e sobre toda a criação (Gênesis 1.26-28)

  • DOMÍNIO no hebraico é “mashal” = gerente, mordomo, governador, ter domínio. Adão era o representante de Deus.
  • IMAGEM e SEMELHANÇA, respectivamente = sombra, fantasma, aparição; similar, comparável a, comparar.

Representar = ser a imagem ou a reprodução de; trazer à memória; figurar como símbolo; aparecer numa outra forma.

Representante = que ou quem recebeu poder e autoridade para agir em nome de outrem; que ou quem é igual o suficiente a outros da mesma espécie ou classe que serve como um exemplo ou tipo.

“Quando a criação olhava para Adão eles viam alguém que como ninguém mais lhes lembrava do próprio Deus. Deus era reconhecido no homem até este pecar e ser destituído da Glória de Deus. A intenção de Deus era ter uma família com a qual se relacionasse em toda a terra e agir na terra através dessa família, e não independente dela”, Dutch Sheets

“Os céus são os céus do Senhormas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Salmos 115. 16). 
 
DAR, no hebraico, é “nathan” literalmente = atribuir, designar, apontar, confiar a. 

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gênesis 2.15). “…mas a terra ele a confiou ao homem”, é um trecho deste versículo na NVI.

GUARDAR no hebraico é “shamar” = zelar ou proteger, um vigia.

Deus não abandonou seu direito de propriedade sobre a terra, mas Ele atribuiu ao homem a responsabilidade de governá-la. Ele fez de Adão e de sua descendência Seus representantes

“E disse-lhe: Eu te darei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foram entregues, e os dou a quem eu quiser; se me adorares, tudo será teu” (Lucas 4.6)

 Adão entregou a autoridade recebida de Deus para o Diabo (autoridade é exousia= permissão, direito, liberdade, poder para fazer algo) e se tornou sujeito a Satanás. Jesus chama Satanás de “príncipe deste mundo” e Paulo o chama de “deus deste século.”

Mas Jesus destruiu Satanás e nos livrou da escravidão, da posição de dominados pelo Diabo. Agora a autoridade pertence a Jesus e Ele a revela através da Igreja. A Igreja é a expressão de Deus na terra. Através da igreja, Deus manifesta Sua autoridade na terra.

Exemplos bíblicos da necessidade de oração:

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”(I Reis 17.1)

E  sucedeu que, [depois] de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra […] já se houve ruído de abundante chuva” (I Reis 18.1 e 41)

“Por que então Elias foi orar se a ideia de mandar chuva foi de Deus??? E porque seu moço teve que olhar para o céu por 7 vezes até ver a nuvem de chuva? SETE significa perfeito, completo. Deus estava nos ensinando a orar com insistência até vermos uma resposta”(Lucas 11.5-8)

Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” (Tiago 5.17-18)

  • A seca e a chuva realmente vieram devido às orações de Elias.
  • Jr 25.11,12 – Jeremias profetizou.
  • Dn 9.2-23 – Daniel orou para que se cumprisse.

Deus decidiu nos céus, mas procurou um homem na terra em cujo coração pudesse colocar um clamor de intercessão. E Deus encontrou Daniel. Esta é nossa responsabilidade e privilégio.

“A oração é essencialmente uma parceria do filho redimido trabalhando ombro a ombro com Deus para a realização de Seus propósitos redentores sobre a terra”, Jack Hayford.

“Deus não faz nada sobre a terra a não ser em resposta a oração do crente”, John Wesley.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados