Verbo FM

Os Bastidores do Luto

whatsapp-image-2016-12-22-at-16-35-57
Bárbara Araújo, graduada da Escola de Missões Rhema

Viver é um constante aprendizado. Nessa escola da vida não temos férias, recesso, paralisação ou simplesmente se desiste dela. O aprendizado é ininterrupto e os professores estão em contextos e épocas diferentes ou atuam simultaneamente. Por isso, necessitamos da maestria de conviver com muita singularidade.

Falar de luto, dentro do grande palco da vida, é nos vermos sem um dos professores (a) que fizeram parte das nossas histórias e do nosso conjunto inerente de memórias. Alguém que partiu às vezes de maneira tão brusca e você precisa reaprender, recomeçar, reviver, mas reviver em outra perspectiva. Se permitir canalizar a dor em uma real mudança de valores te faz perceber o quanto coisas supérfluas são banalizadas dentro da realidade de que o outro partiu, por um espaço curto de tempo, mas partiu. Partiu do nosso convívio, das nossas comemorações de cada conquista, das dificuldades triviais enfrentadas por todos aqueles que ainda estão aqui, neste grande cenário. Nenhum de nós está isento de, em um dado momento, passar pela dor da perda ou acompanhar alguém próximo de nós que está inserido dentro desta realidade.

Recentemente, fui surpreendida com a morte da minha irmã. Confesso que por mais que eu procurasse entender, não conseguia. Por mais que as pessoas em minha volta tentassem, de forma tão amorosa, me mostrar que um dia alguém a quem amamos morre, cheguei a conclusão que não fomos preparados para o luto. Estamos conectados à vida e achamos que o nosso corpo mortal está revestido de eternidade.

Depararmo-nos com a realidade de lidar com um turbilhão de indagações que precisam ser combatidas, com um bom combate de fé. Dentro desse combate, não se nega os fatos do impacto da notícia, mas também vale salientar da grande e espetacular oportunidade que a fé nos proporciona, de tornarmos o impacto em um impulso para avançarmos em direção ao alvo e continuar reinventando a vida, sem ter mais aquela pessoa fazendo parte dela. Certa vez, ouvi o relato de um pai que havia perdido seu filho em um grave acidente, em seus questionamentos ele interrogou a Deus: “Onde você estava quando perdi meu filho?”, Deus o respondeu: “No mesmo lugar que você, quando eu perdi o meu”.

Podemos ver de maneira nítida o mestre da vida, Jesus, diante de um cenário de morte tendo atitudes com as quais podemos extrair grandes lições. Na narração bíblica no livro de João Capítulo 11, um grande amigo de Jesus morre, em todo o trajeto percorrido por ele, até chegar a cidade para ir onde eles estavam, ele manteve firmemente a confissão de que seu amigo apenas dormia. Por diversas vezes, tentaram persuadi-lo a mudar suas palavras, tentaram convencê-lo que não era bem assim. A situação era o fim para aquela família, afinal de contas, tudo aparentemente piorava. É nítido observarmos o posicionamento do mestre refletido em palavras. Em contrapartida, não podemos passar despercebidos de um coração cheio de compaixão e humanidade diante da dor e emoção das pessoas.

Apesar da convicção que ele vinha para ressuscitar Lázaro, quando soube da notícia que ele havia morrido, Jesus não agiu de forma indiferente. Ao deparar-se com todo o cenário de morte e os familiares do seu amigo, Jesus chorou. Não observamos aqui um choro por condolência aos enlutados, seu choro foi tão permeado de compaixão, que as pessoas em sua volta ficaram comentando o quanto era imenso seu amor por Lázaro, demonstrando, com isso, o quão revestido de humanidade o mestre era.

Em contrapartida, podemos observar que esse choro não o paralisou ou simplesmente o desestruturou de seguir com seu plano inicial: ressuscitar Lázaro. O luto não pode nos sucumbir ao ponto de deixarmos de lado nosso propósito. Precisamos continuar vivendo, na certeza que, nesse grande cenário chamado “Vida”, existe uma infinidade de pessoas que tem pressa e nós precisamos alcançar essa velocidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!