Verbo FM

Pensamentos

por Raffael Reis
(Graduado da Escola de Ministros Rhema)
 
Eles determinam para onde nossa vida vai.
 
A nossa alma é uma grande contribuinte para que desfrutemos da vida abundante. Fomos resgatados do pecado, do qual, inevitavelmente, éramos influenciados por ele. Logo, os nossos padrões de pensamentos eram corrompidos. Não tínhamos a verdadeira noção do que era uma vida próspera, mas éramos conduzidos pela vaidade dos nossos próprios pensamentos. Vejamos o seguinte texto:
 
“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza”. (Efésios 4.17-19 RA)
 
Paulo nos instrui com muito zelo acerca da nova maneira de viver. A palavra “vaidade” pode ser substituída por inútil e vazio, logo, esta é a maneira que os gentios pensam: sem propósitos eternos. Vamos analisar os versos 18 e 19, na NVT:
 
“A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele. Tornaram-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza.”
 
Podemos rapidamente perceber que onde as mentes deles estão, o estilo de vida é revelado: “sem rumo, alienados a vida de Deus, ignorantes, insensíveis, carnais e praticantes do pecado”. É miserável, pois não há como ser verdadeiramente próspero longe de Deus, andando no sentido oposto à Sua vontade.
 
Depois de termos analisado estes pontos, entendemos com mais clareza o quão é importante sermos transformados pela renovação da nossa mente. Paulo falou na carta aos Romanos que só é possível experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, andando em inconformação com este século, renovando a nossa mente pela Palavra de Deus.
 
Como vimos acima, a mente tem o poder ou a capacidade de conduzir a nossa vida. Embora nascidos de novo, sem uma transformação real da mentalidade, é possível viver como os gentios. Olhemos o que João disse em sua terceira carta:
 
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas (prosperidade) e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. (III João 1.2 ARC)
 
Você não acha interessante o fato dele não dizer: “…desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como a PALAVRA DIZ”?, porque, embora prosperidade e saúde sejam a vontade de Deus, se a nossa alma não estiver alinhada ou renovada com estas verdades, não andaremos de acordo com elas. Vamos retornar ao texto na carta aos Efésios:
 
“Mas não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. Uma vez que ouviram falar de Jesus e foram ensinados sobre a verdade que vem dele, livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes”. (Efésios 4.20-23 NVT)
 
Destaquei duas ações que Paulo falou: “Livrem-se” e “Deixem”, isso demonstra que somos responsáveis para que isso aconteça ou seja efetivo em nossas vidas! É bem possível que alguém pense que o fato de ter nascido de novo, o velho homem morreu e nunca mais teremos de lidar com ele. Mas, pelo contrário, é por termos acesso a nova natureza que devemos nos despojar do velho e nos revestir do novo, pois é exatamente o que Paulo está enfatizando.
 
Antes, não tínhamos opção, pois a alma estava mergulhada na escuridão, logo, toda a assimilação dela era pecado. Porém, o novo nascimento libertou a alma da escravidão, e agora podemos desfrutar da vontade de Deus. Para isso, a Palavra deve ocupar ou iluminar os nossos pensamentos. Se antes estávamos submersos na escuridão, agora podemos mergulhar na luz. Aleluia! Quando nos submetemos à Palavra, o Espírito Santo trabalhará na nossa alma, imprimindo os padrões celestiais que refletirão nas nossas atitudes. Vejamos só mais alguns textos para enriquecermos:
 
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Filipenses 4.8 RA)
 
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. (Colossenses 3.1-2 RA)
 
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; […]”. (Colossenses 3.16a RA)
 
Conselhos preciosos, não é? Não podemos aliviar, irmãos. Esta vida rica, ampla, abundante, não foi conquistada para ser periódica, ou seja, uma estação de benefícios e outra de sofrimento, ou de altos e baixos. Jesus é a nossa referência. Antes da cruz, diga-me quando Ele passou necessidade, teve que tomar remédio, porque estava estressado ou passou uma noite em claro, pois tinha contas a pagar… É necessário que vivamos como Ele. Não podemos nos conformar com o natural, mas precisamos abraçar o estilo de vida superior, onde somos sobrenaturais, vivendo exatamente como o Senhor Jesus.
 
“Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo”. (Romanos 5.17 RA)
 
Minha oração é para que os vossos olhos sejam iluminados. Que o desejo pelas Sagradas Escrituras aumentem, mais do que qualquer outra coisa. Receba sabedoria do Senhor para investir mais tempo com Ele. Em nome de Jesus! Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados