
Integrante dos Jovens Unidos do Verbo em Campo Grande, Rio de Janeiro
“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele” (Provérbios 23.7)
O ser humano é um ser pensante. A capacidade criativa do homem, dada por Deus, é absolutamente incrível. Nossa mente é uma parte muito importante de nós, mas, como cristãos, aprendemos uma grande verdade: Somos um espírito, temos uma alma e habitamos em um corpo.
E sobre essa verdade que quero dialogar com você.
Não somos uma alma, ou um corpo. Somos um espírito. Contudo, muitas vezes deixamos pensamentos errados influenciarem e agimos de acordo com estes pensamentos.
Quem você está deixando lhe guiar? O seu espírito ou a sua alma?
Em Romanos está escrito:
“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus” (Romanos 8.5-8 – NVI)
Eu quero lhe encorajar a entender que você é mais do que pensa! Nossa capacidade humana de sobrevivência é incrível e, por isso, o ser humano se adapta à sociedade que vive como instinto natural, mas deixa eu lhe dizer uma verdade:
- Você não é quem a sua mente diz que você é
- Você não é o abuso que sofreu
- Você não é feito dos erros que cometeu
- Você não é as coisas ruins que seu pai natural disse que é
- Você não é o que a sociedade diz que você é
- Você não é o bullying que sofreu
- Você não é quem o diabo diz que você é
Você é quem Deus diz que você é
E Deus diz muito sobre você em Sua Palavra. Você é filho (I João 3.1) Herdeiro de Deus e co-herdeiros com Cristo Jesus (Romanos 8.17)
Você deve vencer a batalha na sua mente e andar pelo Espírito.
Mas como podemos vencer os pensamentos errados, que nos levam ao erro, à uma vida aquém da que Deus sonhou para nos, ou ao pecado?
A primeira coisa que precisamos entender é que:
- VOCÊ NÃO RECEBEU A SALVAÇÃO PELO SEU MERECIMENTO.
Não foram acertos ou erros que nos garantiram nossa salvação, mas, sim, o Sacrifício de Jesus. Portanto, se você está nEle, nenhuma condenação há sobre sua vida (Romanos 8.1) Dessa forma, você precisa se perdoar, esquecer dos seus erros e pensamentos errados e se permitir a viver a vida que Jesus conquistou para você. - NÃO HÁ PROVAÇÃO QUE VOCÊ NÃO POSSA SUPORTAR
Você pode SIM, dizer não ao pecado, dizer não ao erro, dizer não aos pensamentos errados que tentam ecoar em sua mente. Em Tiago 1, nos versículos 14 e 15, lemos: “somos tentados pela nossa própria cobiça sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte”. Mas… Somos mais fortes que a cobiça e o pecado: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (I Coríntios 10.13) - SUA MENTE COM A PALAVRA – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2)
Lembre-se, você tem a Autoridade do nome de Jesus sobre a sua vida. No antigo testamento, quando Moisés recebeu de Deus a instrução para que todo o povo de Israel colocasse o sangue do cordeiro nas ombreiras da porta, o espírito da morte não pôde entrar. Sua mente é coberta com o Sangue de Cristo. Declare essa verdade e rejeite qualquer pensamento contrário a Palavra.
Lembre-se, PENSAMENTOS CERTO, ATITUDES CERTAS.