Verbo FM

Profissão X Ministério

Emerson Brito
Graduado no Rhema Brasil

Nascemos, crescemos e amadurecemos. A cada estágio da nossa vida, passamos a assumir responsabilidades antes nunca vistas – esse é o tão falado “ciclo da vida”. Eu acho que você já sabe disso desde quando você tinha aulas de ciências, e a sua professora cobrava sua total atenção ao invés de colocar chiclete no cabelo de alguém, não é?

A verdade é que quando assumimos a fase da adolescência, principalmente ali nos meados do ensino médio, a cobrança de “qual profissional seremos no futuro” é trazida à tona pelos nossos familiares e amigos, especialmente naquelas festas em que todos estão reunidos. Você chega a prestar a prova do vestibular, entra na faculdade, corre para lá e para cá com a formulação de artigos científicos, horas complementares e provas e mais provas para se tornar um profissional de sucesso. Até aqui tudo bem – o seu diploma está na sua mão!

Entretanto, muitos jovens cristãos ainda carregam a dúvida de quando o seu ministério irá começar, afinal de contas, foram chamados desde o ventre de suas mães e acham que servir a Deus é somente se dedicar a obra itinerante. É nesse ponto que quero debater com você.

Não tenho nenhuma dúvida de que o Senhor possa vir a chamá-lo para o ministério itinerante. Tenho muitos amigos que hoje atuam nesse ofício. Eles, ao escutarem a voz de comando do Senhor, perceberam o tempo e as estações propícias para tal evento, abrindo mão das suas “zonas de conforto” e hoje são bênçãos por onde quer que vá. Porém, ressalto mais uma vez: perceberam o tempo.

Meditando alguns dias atrás nos livros “Seguindo o Plano de Deus” e “Chamados por Deus”, ambos escritos pela família Hagin, percebo que estes dois grandes homens sempre foram atentos ao tempo que o Pai tinha reservado para eles. Eles afirmam que em “muitas vezes, não se têm, de imediato, os resultados esperados no ministério” e que se deve fazer “o melhor que puder com a responsabilidade que o Pai confiou-lhe agora” mantendo sempre “a visão que o Altíssimo deu-lhe para o ministério”. Dessa maneira, “os melhores frutos chegarão tempos mais tarde.”.

Quando atentamos para a Palavra de Deus, percebemos que Davi, embora tivesse sido chamado em sua juventude através do profeta Samuel, decidiu obedecer a voz do Senhor e entrar na estação apropriada do seu ministério. Até lá, ele decidiu servir aos seus pais e posteriormente ao rei Saul com as coisas que chegavam a suas mãos para fazer. Ainda jovem Davi aprendeu a compor e a tocar, além de se instruir em estratégias militares a sua época. Isso o fez ser o diferencial dentre os muitos que ali se encontravam (I Samuel 16.22).

E não pense você que tudo aquilo que Davi aprendeu ao longo dos anos não tiveram proveito algum. Pelo contrário, Davi foi reconhecido como o maior rei da história de Israel, e isso inclui ser denominado de “o doce canto dos israelitas”. Deus tem levantado ao longo da história, homens e mulheres que decidem ser excelentes sob todo modo. Não é porque você faz um curso (ou já é formado (a) e atua no campo) de Direito, Engenharia ou até mesmo Medicina Veterinária que você não está somando para o Reino.

Ei jovem, devemos ser luz nas mais diversas áreas. Quando Jesus menciona em Marcos 16.15 que devemos “ir a todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura”, Ele não estabelece funções! Imagine se o Evangelho fosse pregado somente pelo seu pastor ou apenas pelo seu líder de departamento? Talvez, a probabilidade de pessoas alcançadas seria bem menor do que a que temos atualmente. Deus depende de mim e de você para que possamos ser extensões d’Ele aqui na Terra – o resplendor da Sua esperança e glória! Em todos os campos, nos mais diversos setores – você, com a sua profissão pode somar muito para com Ele.

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados