Thadeu Borba
Líder do Departamento da Família da Igreja Verbo da Vida Sede.

A Palavra é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, para salvar a sua família e o seu casamento.

Quando você constrói uma estrutura espiritual firmada na Palavra de Deus, não há diabo do inferno que o derrube! Vão vir ventos? Sim! Nunca construa nada na sua vida sem um fundamento, sem ter uma base sólida, sem ter uma boa fundação, porque um dia cairá! Tudo que você for construir exige um fundamento. Nenhuma estrutura deve ser edificada sem alicerces.

Se você firmar o seu casamento na Palavra, tenha certeza de que nunca vai cair!


O homem prudente

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7.24-25).

Além disso, prudência é a virtude que faz você prever as faltas, os erros e perigos. Se você for um ser prudente, evitará erros na sua vida. Um homem prudente é aquele que ouve e pratica, que aprende e coloca em prática. Você precisa exalar o bom perfume de Cristo por onde você andar.

Você já viu um canal? Por onde passa, ele abençoa, frutifica! Não faça da Palavra de Deus uma represa dentro de você. Seja um canal, onde a Palavra de Deus fluirá. Quem habita junto a você precisa andar em santidade como você anda! Tudo depende da sua crença, da sua convicção.


Confesse a Palavra

Se você confessar: “O maior habita em mim; eu e Deus somos a maioria; a minha vida é uma bênção; a minha família é uma bênção; os meus filhos são uma bênção”, vai acontecer! Temos um Deus e um Pai, que chama à existência aquilo que não existe! E você pode agir da mesma maneira!

“Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mateus 7.26-27).

A diferença está em praticar a Palavra! Os dois homens dessa parábola ouviram a Palavra, mas a diferença está entre o que pratica e o que não pratica. Insensato é aquele que perdeu o juízo.


Escolha a Rocha

É interessante que Jesus dá dois tipos de fundação. Uma é a rocha e a outra é a areia. Desde o Antigo Testamento, Deus dá duas opções. Ele disse: “Eis que coloco diante de ti a bênção e a maldição”, mas Ele diz: “Escolhe pois a vida!” Do mesmo jeito no Novo Testamento, Ele coloca diante de nós a rocha e a areia. Escolha a rocha!

A casa do prudente ficou firme porque foi construída sobre a rocha, mas a do insensato caiu e foi grande a sua ruína, porque foi firmada na areia! Esforce-se para colocar em prática a Palavra de Deus! Pois vai vir chuvas, vento contrário, vai bater com força, mas tudo vai depender de como você tem construído seu casamento, a sua família, os seus relacionamentos, não só o conjugal, mas seu relacionamento com os irmãos, com os colegas de trabalho. No entanto, se você está firme na Rocha, na fundação que é a Palavra de Deus, não vai cair! Se você firmar o seu casamento nessa rocha chamada Palavra de Deus, Jesus Cristo, não tem como dar errado! Vai vir vento, vai transbordar rios, vai vir chuvas, mas tudo vai servir para o nosso crescimento e para nossa maturidade.


Seja prudente

Exercite a sua vida espiritual e nada vai abalá-lo. Precisamos ser prudentes e nunca insensatos!

“A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas” (Provérbios 9.1)..

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impede; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1.5).

Deus dá porque Ele é bom, a natureza d’Ele é dar! Se você está precisando de sabedoria, peça-a a Deus, não é pecado! Pedir sabedoria é sabedoria! Quanto mais conhecimento, mais sabedoria! Quanto mais conhecimento, mais comunhão com Deus, mais aproximação.

“Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento” (Provérbios 9.6).


Abandone a insensatez

Abandone a insensatez, seja prudente e viva para Deus! Quando houver contenda em sua família, em sua casa, preste atenção, pois geralmente há mais insensatez do que prudência. É inevitável haver conflitos em um casamento, mas estamos unidos para amadurecer e crescer juntos. O casamento não é algo instantâneo, assim como a família. Nós é que construímos, nós é que lançamos as bases, mas há um plano divino que devemos seguir. O Grande Arquiteto do universo já traçou o seu caminho e o da sua família; é necessário buscá-lo e segui-lo! Exige esforço, a Bíblia afirma que o reino de Deus é conquistado com esforço, não com facilidade. Tudo é possível para aquele que crê! Um lar onde há entendimento é um lar que segue a Palavra de Deus.

“Para os meus pés, tua palavra é lâmpada, é luz para o meu caminho” (Salmos 119.105).

O caminho já está traçado. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Jesus é a Palavra, Ele é a lâmpada e a Luz. Com Ele, com a Palavra, você estará sempre iluminado! Onde quer que você vá, as trevas devem ser dissipadas! Se você chegar a algum lugar e não mudar nada, algo está errado! Porque o sal altera o sabor, e a luz dissipa a escuridão onde quer que chegue. Seu casamento e sua família precisam ser sal e luz! Não é impossível, é apenas uma questão de decisão; a escolha é sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!