Amarildo Costa
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Iporá-GO

Recentemente, em uma madrugada, enquanto eu orava, li esse texto e eu fiquei pensativo.

“Por isso nós quisemos vir até vós (pelo menos eu, Paulo) uma vez e outra; mas Satanás nos impediu”. (1 Tessalonicenses 2.18)

Li e reli… Até parecia que era a primeira vez que o havia visto, ainda que eu tenha certeza que já o tenha lido mais de 50 vezes! Fiquei pensando: como satanás poderia ter impedido a Paulo? Então, consultei outras versões e, a que me pareceu melhor, diz que ele cortou o caminho de Paulo, mas não muda nada!

Então orei: “Como Senhor?” E isso me levou a outros textos!

As bofetadas!

Elas eram mensageiros de satanás levantando situações contrárias ao ministério de Paulo! Satanás trabalhava contra o gozo e glória que Paulo poderia desfrutar, pela excelência das revelações que recebera de Deus.

Agora, mais uma vez,  vemos Paulo sendo impedido de ir ver os irmãos de Tessalônica!

Como o diabo impedia Paulo? Ora, do mesmo jeito que o impedia de se alegrar com as revelações em seu ministério, criando adversidades.

Paulo sabia que era o diabo.

Nesse mesmo capítulo, Paulo fala de homens que o impediam e, em Atos 16, Paulo fala que o Espírito Santo lhe impediu por duas vezes.

É evidente que Paulo sabia a fonte dos impedimentos e a diferença nas representações internas de cada uma delas.

Uma de origem humana; uma de origem satânica; e, outras de origem divina.

Situações diferentes e atmosferas diferentes, com motivos e propósitos diferentes.

O impedimento divino parece ser respaldado pela necessidade de Paulo ter que ir à Macedônia,  conforme viu em revelação.

O fato é que Paulo sabia de onde vinham os impedimentos!

Quando veio de homens e do diabo, ele não se deixou impedir; Foi em frente, fazendo ou enviando alguém, nesse caso, enviou Timóteo aos tessalonicenses e, no caso de impedimento humano,  não se deixou intimidar.

Mas, quando era o Espírito Santo, ele obedecia.

Precisamos saber a fonte dos impedimentos que nos ocorre e, quando é Deus sempre saberemos com certeza, por causa da comunhão que mantemos com Ele.

Se somos impedidos de algo, seja avançar, prosperar ou outra coisa digna, se não sabemos a fonte, certamente não estamos de verdade, em comunhão com Deus como precisamos! Precisamos saber a fonte dos impedimentos para sabermos o que fazer.

Se você não sabe a origem dos impedimentos de seu avanço, devem ser circunstâncias,  adversidades,  situações… Com certeza não é Deus.

Deus muito dificilmente quererá usar as circunstâncias! Eu vejo muito risco em aceitar isso. Ele sempre fala por dentro e não quebrando coisas! É muito perigoso esperar que Deus aja por circunstâncias! Satanás tem se aproveitado muito disso! 

No Velho Testamento, os homens precisavam ser guiados por circunstâncias porque não tinham o Espírito Santo habitando neles.

Deus nos trata como a filhos! Ele nos guia pelo Espírito Santo,  em nosso espírito! Não impeça a você mesmo!  Essa Palavra o Senhor disse por meio de Isaías. 

Ele queria que o povo criasse estrutura para o que Deus tinha para eles! Eles deveriam alargar as tendas!  Deveriam fincar as estacas e aumentar o toldo. O que Deus queria fazer não dava para ser feito com aquela pequenez de pensamentos.

Tinham que sair da mediocridade.

Precisavam para de viver medianamente.

Deus queria transbordá-los, mas eles mesmos se impediam.

Esse impedimento você coloca quando não cresce — quando se isola.

Cresça – avance  – aumente o conhecimento – ore mais!

Intensifique sua comunhão com Deus!  Se congregue! É impossível ter comunhão com Deus sem comunhão com a Igreja! Aguce sua sensibilidade e saiba a procedência dos impedimentos.

1 Comentário

  • Ótimo texto. O Espírito Santo chamou minha atenção para essa mesma passagem. Parabéns pela sensibilidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!