
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Iporá-GO
Recentemente, em uma madrugada, enquanto eu orava, li esse texto e eu fiquei pensativo.
“Por isso nós quisemos vir até vós (pelo menos eu, Paulo) uma vez e outra; mas Satanás nos impediu”. (1 Tessalonicenses 2.18)
Li e reli… Até parecia que era a primeira vez que o havia visto, ainda que eu tenha certeza que já o tenha lido mais de 50 vezes! Fiquei pensando: como satanás poderia ter impedido a Paulo? Então, consultei outras versões e, a que me pareceu melhor, diz que ele cortou o caminho de Paulo, mas não muda nada!
Então orei: “Como Senhor?” E isso me levou a outros textos!
As bofetadas!
Elas eram mensageiros de satanás levantando situações contrárias ao ministério de Paulo! Satanás trabalhava contra o gozo e glória que Paulo poderia desfrutar, pela excelência das revelações que recebera de Deus.
Agora, mais uma vez, vemos Paulo sendo impedido de ir ver os irmãos de Tessalônica!
Como o diabo impedia Paulo? Ora, do mesmo jeito que o impedia de se alegrar com as revelações em seu ministério, criando adversidades.
Paulo sabia que era o diabo.
Nesse mesmo capítulo, Paulo fala de homens que o impediam e, em Atos 16, Paulo fala que o Espírito Santo lhe impediu por duas vezes.
É evidente que Paulo sabia a fonte dos impedimentos e a diferença nas representações internas de cada uma delas.
Uma de origem humana; uma de origem satânica; e, outras de origem divina.
Situações diferentes e atmosferas diferentes, com motivos e propósitos diferentes.
O impedimento divino parece ser respaldado pela necessidade de Paulo ter que ir à Macedônia, conforme viu em revelação.
O fato é que Paulo sabia de onde vinham os impedimentos!
Quando veio de homens e do diabo, ele não se deixou impedir; Foi em frente, fazendo ou enviando alguém, nesse caso, enviou Timóteo aos tessalonicenses e, no caso de impedimento humano, não se deixou intimidar.
Mas, quando era o Espírito Santo, ele obedecia.
Precisamos saber a fonte dos impedimentos que nos ocorre e, quando é Deus sempre saberemos com certeza, por causa da comunhão que mantemos com Ele.
Se somos impedidos de algo, seja avançar, prosperar ou outra coisa digna, se não sabemos a fonte, certamente não estamos de verdade, em comunhão com Deus como precisamos! Precisamos saber a fonte dos impedimentos para sabermos o que fazer.
Se você não sabe a origem dos impedimentos de seu avanço, devem ser circunstâncias, adversidades, situações… Com certeza não é Deus.
Deus muito dificilmente quererá usar as circunstâncias! Eu vejo muito risco em aceitar isso. Ele sempre fala por dentro e não quebrando coisas! É muito perigoso esperar que Deus aja por circunstâncias! Satanás tem se aproveitado muito disso!
No Velho Testamento, os homens precisavam ser guiados por circunstâncias porque não tinham o Espírito Santo habitando neles.
Deus nos trata como a filhos! Ele nos guia pelo Espírito Santo, em nosso espírito! Não impeça a você mesmo! Essa Palavra o Senhor disse por meio de Isaías.
Ele queria que o povo criasse estrutura para o que Deus tinha para eles! Eles deveriam alargar as tendas! Deveriam fincar as estacas e aumentar o toldo. O que Deus queria fazer não dava para ser feito com aquela pequenez de pensamentos.
Tinham que sair da mediocridade.
Precisavam para de viver medianamente.
Deus queria transbordá-los, mas eles mesmos se impediam.
Esse impedimento você coloca quando não cresce — quando se isola.
Cresça – avance – aumente o conhecimento – ore mais!
Intensifique sua comunhão com Deus! Se congregue! É impossível ter comunhão com Deus sem comunhão com a Igreja! Aguce sua sensibilidade e saiba a procedência dos impedimentos.
1 Comentário
Ótimo texto. O Espírito Santo chamou minha atenção para essa mesma passagem. Parabéns pela sensibilidade.