Fabiana Gadelha de Albuquerque
Professora da Escola de Ministros Rhema e pós-graduada em Consultoria de Moda, Estilo e Imagem

A sua imagem pessoal tem o poder de transmitir credibilidade e confiança. Pense sempre na imagem que deseja comunicar e avalie se a sua aparência condiz com o seu objetivo.

Vamos falar um pouco sobre comunicação visual por meio das roupas que vestimos. Perceba que elas transmitem mensagens, expressam personalidade e contam a nossa história. Precisamos aprender a decodificar os sinais que as roupas enviam e como usá-los de forma estratégica para proteger a imagem que desejamos transmitir por meio da nossa aparência. Reflita sobre o impacto das roupas na percepção de si mesmo e das outras pessoas, desvendando o que suas escolhas dizem sobre você.

É bem verdade que uma imagem não sustenta a falta de conteúdo, mas nenhum conteúdo é levado a sério sem uma imagem correspondente. A relação entre ambos é fundamental em muitos contextos, inclusive podemos dizer que a nossa imagem é tão importante quanto o nosso conteúdo. Esses dois elementos interagem para moldar a percepção e a eficácia da comunicação.

A nossa imagem é frequentemente o primeiro ponto de contato ou a primeira impressão que alguém terá de nós. Tais primeiras impressões são incrivelmente poderosas e podem definir a disposição de uma pessoa em se engajar mais profundamente com o nosso conteúdo. Um visual adequado e decente, junto a uma apresentação enriquecida de conhecimento, podem atrair a atenção das pessoas, enquanto uma aparência desleixada ou indecente pode desencorajar a interação. A consultora de imagem Glória Kalil diz:

“Boa aparência não substitui competência, mas não há competência que não se beneficie de uma boa aparência.”

Em níveis pessoais, a maneira como uma pessoa se veste e se apresenta pode influenciar a forma como sua mensagem é recebida. A maneira como nos vestimos transmite uma mensagem sobre nós, o problema é que muitas vezes não sabemos o que nossa imagem está comunicando, por não entender essa linguagem. Sabe, queridos, se o que eu visto comunica, eu preciso ser intencional, vestindo-me com propósito. Devemos procurar nos apresentar com roupas adequadas, com o propósito de transmitir uma mensagem coerente a nosso respeito e que, acima de tudo, possamos honrar a Deus por meio do que vestimos.

Precisamos nos livrar do perigo de provocar algum escândalo por conta da nossa vestimenta. É certo que as pessoas irão formar uma opinião a nosso respeito pela maneira que estaremos vestidos. O que usamos deve exaltar a nossa dignidade (qualidade moral que transmite respeito, consciência do próprio valor). Sendo assim, cabe a nós um cuidado na hora de escolhermos o que usar.

Quando esse assunto é falado, não existe o objetivo de induzir as pessoas a usarem roupas que as cubram do alto da cabeça à planta dos pés para não chamar atenção. Não é isso! Entendemos que o feio chama tanta atenção quanto o escandaloso. Um homem e uma mulher de Deus devem, sim, estar bem-vestidos, de maneira discreta, sem chamar atenção para o seu corpo. Logo, precisamos fazer uso do bom senso, que significa a capacidade de fazer escolhas sensatas, com cautela e equilíbrio. 

O nosso modo de vestir precisa ser um testemunho constante da nossa identidade cristã

Para aquelas pessoas que dizem que a sua aparência não afeta em nada a sua comunhão com Deus, preciso dizer que a comunhão com Ele precisa afetar diretamente na sua aparência.

Devemos entender que as vestes de um homem e de uma mulher de Deus são frequentemente vistas como um reflexo de seus valores. Não podemos esquecer de quem nós somos em Deus e em como essa consciência deve afetar na nossa aparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!
Relacionados