
Professor do Centro de Treinamento Bíblico
Sabia que compartilhamos com o Espírito Santo uma parceria sobrenatural? O irmão Paulo, em sua caminhada de fé, teve inúmeras experiências com o Espírito Santo e, em suas cartas aos romanos, ele conta um pouco dessas experiências:
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26).
Quando olho para esse texto sagrado, percebo que a vida cristã não foi projetada para ser vivida na nossa força nem segundo o nosso próprio entendimento. Não fomos chamados para enfrentar os desafios sozinhos. Recebemos uma força sobrenatural, uma capacitação divina para romper em áreas da nossa vida onde não avançaríamos com força natural. O Espírito Santo se envolve em nossa vida para que, a cada manhã, possamos experimentar o poder sobrenatural e viver de glória em glória em todas as áreas.
Desfrute de tudo o que foi projetado para você
Esse poder nos faz enxergar o que, naturalmente, não seria possível. Por isso, para muitos, isso parece loucura. Muitas pessoas têm deixado seus sonhos e planos para viver por esse propósito e, mesmo passando por adversidades, continuam se alegrando. Não se prendem ao que estão passando, mas vivem e confiam. O Espírito Santo nos faz enxergar além dos olhos naturais. Nenhuma parte da vida cristã foi desenhada para ser vivida sem Ele. Fomos projetados para viver com o Espírito Santo. Não fomos feitos para uma carreira solo, mas para vivermos enxertados n’Ele. Desfrute de tudo o que foi projetado para você.
Podemos contar com essa graça sobrenatural. Jesus, em suas palavras, nos disse que, ao partir, deixaria alguém para nos acompanhar. Veja o que está escrito em Atos, quando Ele compartilha com seus apóstolos:
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8).
Essa palavra fala de um poder sobrenatural que seria enviado sobre nós. Jesus está falando de uma pessoa, de um ser divino que assumiria o encargo de nos auxiliar, de advogar em nossa causa. Jesus poderia ter deixado estratégias, mas falou sobre um revestimento sobrenatural, sobre alguém da mesma espécie, que daria toda a capacitação necessária para romper qualquer limitação.
Capacitação do Espírito Santo
Se você ler o livro de Atos, verá que tudo muda com esse revestimento. Antes, quando algo acontecia, eles retrocediam; mas, depois que receberam essa unção, as atitudes mudaram. Já não encontramos a mesma narrativa. Vemos homens corajosos, intrépidos. E de onde veio isso? Da capacitação do Espírito Santo. Não importa o que conseguimos fazer com nossa própria força, mas o que o Espírito Santo pode fazer em nós. Esse poder extraordinário nos capacita a romper o que precisa ser rompido.
“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14.16).
A palavra grega parakletos é a origem do termo “Consolador”. Paulo fala de alguém que se levanta para ajudar, para socorrer. O Espírito Santo recebeu essa função de cuidar de mim e de você até a volta de Cristo. Podemos contar com essa ação ativa, poderosa e pessoal. Ele age junto conosco, luta contra tudo que se levanta, e não existe a possibilidade de Ele recuar, desertar ou nos deixar sós. Ele entrou em nossa história para caminhar conosco e se opor a tudo o que é contrário. Podemos ter certeza de sua manifestação ativa. A presença do Espírito traz estabilidade a todas as áreas da nossa vida. Sua ação conjunta traz resolução a qualquer situação que se levante contra nós.
Não sei como você chegou aqui esta semana, mas existe um parceiro que se opõe a tudo que se levanta. E sabe o que isso significa? Que você jamais estará sozinho. Essa parceria é a minha certeza de vitória, pois ela me capacita a fazer o que jamais conseguiria sozinho.
Ele está conosco o tempo todo
Uma leitura desatenta pode gerar uma percepção equivocada. Lendo cuidadosamente esse texto, percebemos que Paulo nos ensina a depositar a confiança na pessoa certa. Paulo não estava cansado, pelo contrário: estava animado, pois entendeu que a verdadeira fonte do poder não está na autossuficiência, mas no Espírito de Deus que habita em nós. É essa fonte que nos capacita e nos habilita. Por isso, precisamos tirar os olhos das circunstâncias naturais e voltar os olhos para Aquele que pode fazer além do que pedimos ou pensamos. Para Deus, não há impossíveis.
Paulo compartilha tudo isso em oração, afirmando que não estamos sozinhos. E mais: precisamos quebrar a ideia de que o Espírito Santo só aparece quando tudo falha. Ele está conosco o tempo todo, trabalhando em parceria e intercedendo com precisão cirúrgica.
Quando estamos tristes, é difícil até mesmo dizer as palavras. Mas, quando a mente tenta nos enganar, há um Espírito que clama a nosso favor e intercede diante do Pai, para que haja manifestação sobrenatural. Em nenhum momento estamos desamparados. As Escrituras dizem que, mesmo que uma mãe se esqueça de seu filho, Deus jamais se esquecerá de nós. Se Ele disse, é verdade. E precisamos crer nisso. Quando Paulo fala “sobremaneira”, está dizendo que é algo que ultrapassa todos os limites e vai além da nossa compreensão.
Ele quer nos orientar
O que você e eu não conhecemos, o Espírito Santo conhece. Precisamos nos apegar a essa parceria. Não fomos feitos para viver isoladamente. Tudo o que formos fazer, devemos consultar o Espírito, depender d’Ele. Nunca dê um passo sem falar com Ele. Ele quer nos orientar. Essa parceria nos livra de dores que não deveríamos passar.
A questão não é se o Espírito fala, mas se as pessoas estão dispostas a escutar. Ele nos dá direções o tempo todo, mas é preciso valorizar. Isso nos foi dado gratuitamente, e podemos desfrutar a qualquer momento. Ele nos dá discernimento entre a voz do Espírito e a da emoção. Muitas vezes decidimos pela emoção, e as coisas mudam, mas será que Deus mudou de ideia? Não. Muitas vezes confundimos emoção com decisão. O Espírito quer nos guiar. E esse poder sobrenatural está disponível para mim e para você, capacitando-nos a avançar em qualquer área da vida.
Tempo de rendição
Não despreze essa parceria. É por ela que prosperamos, que tudo acontece segundo a vontade divina. É por ela que florescemos e nos multiplicamos conforme o plano do Senhor. Tudo o que precisamos fazer é valorizar essa graça. E o mais interessante: ela não está fora de nós, mas dentro. Basta acessá-la. Por isso, o tempo de rendição é fundamental. Precisamos permitir que o Espírito guie a nossa vida.
Muitas vezes, os apóstolos não compreendiam as decisões de Jesus, mas Ele era guiado pelo Espírito. Quando nos deixamos guiar, sabemos para onde estamos indo, pois Ele traz direção e clareza. Estamos no Culto do Espírito, e precisamos ser guiados por Ele. Que você decida, hoje, viver em parceria com o Espírito Santo. Precisamos desse posicionamento.









