Verbo FM

Confiança

Thayse Silva
Integrante dos Jovens da Igreja Verbo da Vida na Zona Leste de Campina Grande-PB

Confiança, do latim CONFIDERE, significa ACREDITAR PLENAMENTE. Que deriva de FIDES, “fé”.

Amanhece, sempre amanhece. Muitas vezes quem vem com o dia é o sol esbanjando jactância e hombridade sem igual, e quando conseguimos enxergá-lo por cima da sobrancelha encarquilhada, julgamos que o dia será bom, certamente não irá chover e decidimos escolher uma roupa mais leve, decidimos confiar no sol, no tempo.

Ao sairmos de nossas casas nesse dia ensolarado, decidimos como será nossa locomoção até o trabalho, faculdade, escola, padaria, igreja, salão de beleza, biblioteca, enfim, será necessário algum tipo de deslocamento. Se vamos andando, confiamos na constância do sol, na atenção dos motoristas, nos privilégios das faixas de pedestres, se formos de moto ou de carro, confiamos no motorista. Aí você me diz “mas eu quem vou dirigindo”, então você confia nos outros motoristas, na sinalização, confia no ponteiro da gasolina indicando que o tanque está cheio, confia nos freios na hora de parar, na buzina, na garantia da preferência dentro da rotatória, essa confiança é gerada na maior facilidade, ninguém pede para você confiar, a necessidade impõe.

Outro dia eu estava no salão “fazendo” a sobrancelha e eu falei à moça: “faça daquele jeito que só você sabe fazer”, e ela vagarosamente começou a passar a navalha retirando as imperfeições, nesse momento eu percebi o quanto eu confiava nela, eu não tinha preocupação nenhuma, pois eu sabia que ela não ia errar. Foi nesse momento que o Espírito Santo começou a tratar comigo sobre  confiança, e, acredite em mim, Ele me fez lembrar todos esses trajetos nos quais relatei anteriormente sobre os carros, as motos, enfim.

O Senhor me fez perceber o quanto confiamos nas coisas ou nas pessoas no nosso dia a dia, o quanto confiamos em pessoas imperfeitas e em coisas naturais que na maioria das ocasiões estão fadadas ao insucesso ou frustrações, e muitas vezes esquecemos ou até mesmo tememos confiar em Deus.

Lembro-me dos discípulos enquanto estavam no barco, eles sabiam que não estavam sós, e sabiam que JESUS estava ali, dormindo, demonstrando através do seu profundo sono que tudo estava bem, mas os discípulos preferiram e decidiram temer a tempestade, se apavoraram diante o vento, e decidiram chamar o Mestre, mesmo sabendo da presença inabalável que estava presente, e Jesus vem, com apenas uma fala, uma imposição, tudo se acalma (Marcos 4. 35-39). Aqueles discípulos decidiram não confiar na única pessoa em quem devemos confiar.

O mesmo aconteceu com Tomé, Jesus tinha se pronunciado quanto ao 3º dia, tinha relatado sua volta, nada tinha acabado, apenas uma nova etapa estava sendo iniciada no reino espiritual. Mas, Tomé duvidou, Tomé não confiou na promessa estabelecida, e mais uma vez Jesus se fez presente para mostrar que tudo estava bem (João 20. 24-28).

Muitas vezes somos incrédulos quando se trata de confiar em Deus. E quando isso acontece não estamos dando a verdadeira credibilidade ao Espírito Santo que habita dentro de nós. Somos negligentes com a Presença, não acreditamos nas promessas, adormecemos sonhos, matamos potenciais simplesmente por não confiar.

Esquecemos que Deus está ali, na calmaria, mostrando que tudo vai bem, e preferimos não enxergar, olhando para outros ângulos, enxergando a impossibilidade e a incapacidade, desviando os olhos do foco, do alvo, estagnando a carreira para ficar com a dúvida, a incerteza e a falta de confiança Naquele que é Todo poderoso.  Devemos manter no nosso coração a convicção na qual garante que Deus jamais irá nos deixar.

 Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.” (Isaías 12.2)

Quando temos nossos olhos focados no alvo, quando permanecemos correndo a carreira proposta, sem desviar nossos olhares e nossos passos, quando confiamos que mesmo em meio a tempestade há uma presença que irá nos sustentar, quando enxergamos o invisível e confiamos nos nossos olhos da fé, quando falamos “Senhor, faça daquele jeito que só você sabe fazer”, entendemos que não estamos mais vivendo a nossa vida, entendemos que há poder em nós, entendemos que devemos confiar em Deus independente de tudo, independente de qualquer adversidade ou do forte soprar dos ventos, entendemos que quando confiamos em Deus, Ele vagarosamente está tirando as imperfeições, portanto não há preocupação alguma, pois compreendemos que Ele não vai errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados