Verbo FM

A história de uma missionária: conheça Fernanda Barbosa

Uma entrevista sobre os desafios que se apresentam na preparação para espiar a terra que o Senhor lhe prometeu.

Fernanda Barbosa é natural de Aracaju (SE), mas desde 2018 está em Campina Grande (PB) — lugar onde foi treinada intensamente para entrar nessa nova fase em sua vida. O Portal Verbo da Vida entrevistou a missionária e abaixo seguem instruções, dicas e relatos sobre os desafios quem vem enfrentando antes de pisar na terra que o Senhor Deus lhe mostrou: Moçambique, na África. O objetivo é inspirar outros missionários e encorajá-los a dar o primeiro passo rumo ao cumprimento da sua missão.

PORTAL: Fernanda, como você descobriu o seu chamado e como surgiu a certeza acerca de Moçambique?

FERNANDA: Eu descobri servindo na minha igreja local. Com o passar do tempo, o Senhor foi testificando em meu coração e usando pessoas e situações para confirmar esse chamado. Um dos momentos mais marcantes foi numa Conferência de Missões. Lá, uma missionária veio ao meu encontro e começou a profetizar sobre nações (ela foi bem específica em pontos da minha vida). Além disso, certa vez, em sonho, Deus me mostrou um povo louvando em volta de uma fogueira (parecia uma aldeia) e eu acordei com uma palavra em mente: mucaia. Eu nunca tinha ouvido aquela palavra. Quando pesquisei sobre ela, fui direcionada a uma localização que dizia: Maputo, Moçambique. Anos depois, o Pr. Jorge e Iranice — casal que pastoreava em Moçambique — sem saber de nada, enviou-me uma bandeira daquela nação. Em 2018, um missionário africano confirmou para mim a existência do povo “mucaia”. Sei que Deus tem algo especial comigo e o povo africano, mas também sei que irei para outras nações. Ele me levará a outros povos também. O Senhor falou comigo sobre uma grande diversidade de línguas e que não faltariam tradutores.

A maioria das pessoas quando recebe um chamado de Deus, quer logo cumpri-lo, mas, para cada chamado, existe um tempo de preparação.

E nesse processo, Deus me trouxe ao Ministério Verbo da Vida, mesmo sem saber que a essência desse Ministério é missões. E assim que cheguei na minha igreja, ouvi falar do Jovens para as Nações – JPN, em 2015, e vim participar. Lá, também ouvi falar da Escola de Missões e tive a certeza que precisava fazer parte dela. Em cada passo de obediência, Deus vai nos mostrando os próximos passos. Ao finalizar a Escola de Missões, veio a direção de permanecer em Campina Grande e cursar a Escola de Ministros também. Nesse período, Deus abriu uma porta para trabalhar no Centro de Operações do MVV, na Agência de Missões Verbo da Vida.


PORTAL: Como está sendo esse tempo de preparação para espiar a terra e quais os maiores desafios enfrentados até agora que poderiam servir de vacina para quem está começando esse processo?

FERNANDA: Em 2022, Deus falou comigo que estava chegando o tempo de espiar a terra. E isso se cumprirá ainda neste mês de fevereiro! Um dos maiores desafios que enfrentei foi na movimentação para ir. A princípio, deparei-me com o valor muito alto da passagem aérea. Aquilo me paralisou ao ponto de ficar calada e não me mover com outras coisas. Sei que, para alguns, serão outras situações que vão tentar paralisá-lo, mas o fato é que virão coisas e situações que tentarão nos parar de alguma forma. E o Senhor me fez enxergar que existiam outros passos que eu poderia dar, só não poderia ficar parada. Para a fé operar, ela precisa da Palavra (convicção) e ações correspondentes (movimento). O Senhor mostrou mais uma vez que dependo d’Ele, e não de dinheiro, pessoas ou circunstâncias. Para Deus, tanto faz um real como um milhão de reais, dinheiro é só papel. Comecei a me mover e as coisas estão acontecendo. Seja o que for que Deus direcionar você a fazer, é preciso se mover nessa direção. Mesmo que as coisas não estejam favoráveis, se Ele falou, mova-se! 

PORTAL: Quais os planos iniciais e projetos que você pretende desenvolver lá?

FERNANDA: Busquei a liderança local, o Pr. Ricardo e Katy, para saber as necessidades atuais e fazer um planejamento de coisas que eu poderia ajudar nesse tempo: alguns treinamentos, ministração da Palavra e suporte no que for necessário. A igreja está em processo de reforma e de estruturação dos departamentos, portanto, temos muito trabalho. Além disso, eles têm o Projeto Saber que envolve crianças da igreja e da comunidade, auxiliando na alfabetização e ensino da Palavra. Fiz contato também com a missionária da Jocum que congrega lá para poder conhecer os projetos que eles desenvolvem junto à base missionária. Mas mesmo dentro dessa programação, percebo que preciso também ter tempo para conhecer os nacionais, estar sensível ao ambiente e aberta à programação do Espírito Santo. Não quero me sobrecarregar de programações ao ponto de não perceber as pessoas e aquilo que o Espírito quer de mim nesse tempo lá. Como também não voltar frustrada porque não atingi toda a programação. Quero mesmo voltar sabendo que fiz o que Deus queria de mim nesse tempo. Sei que Ele tem coisas específicas para ministrar lá.

PORTAL: Sabemos que um dos motivos pelos quais você veio a Campina foi para cursar a Escola de Missões Rhema. O que você poderia falar sobre esse treinamento?


FERNANDA: Como eu já disse, para cada chamado existe um tempo de preparação. E hoje vejo que essa Escola não é somente para aqueles que têm um chamado para ir, mas muitos estão vindo para alargar a visão sobre missões, ajudar a igreja local e os missionários. A Escola, de verdade, foi um grande divisor de águas na minha vida. Saímos de lá vendo missões de uma forma muito mais ampla e profunda, como também passamos a enxergar o próximo, não apenas baseados no que enxergamos, mas compreendendo melhor a cultura de cada um. A Palavra vai muito além de uma cultura. Não somos chamados para uma nação, mas para um povo. Deus se interessa por gente. O chamado não é geográfico. Conhecer a cultura, e se interessar pelas pessoas de verdade vai gerar pontes para que possamos pregar o Evangelho e não para mudar uma cultura. Tudo isso requer tempo, perseverança, empatia, ou seja, relacionamento. E fazer missões é se relacionar. Não só com o povo local, mas também com outros missionários. Tudo isso eu aprendi lá, pois a Escola é muito intensa nisso. Eu tenho uma enorme gratidão e amor por ela.


PORTAL: Para finalizar, quais conselhos você daria para aqueles que têm convicção sobre o “ide”, mas ainda estão paralisados pelas circunstâncias?

FERNANDA: A base de tudo é o relacionamento com Deus. Coloque isso como a prioridade das prioridades. Ele vai direcioná-lo em tudo, em cada passo. N’Ele você saberá quem você é. E não vai precisar se comparar com ninguém, vai simplesmente ser quem Ele o chamou para ser e vai se ver no “Corpo”, encaixando-se e fluindo com o restante. Ele promove as conexões e abre portas. Nunca force portas ou situações, pois você pode acabar saindo da rota, perdendo tempo ou se machucando.
Hoje eu vejo o quanto Deus foi gracioso, guiando-me e fazendo as coisas acontecerem. É como uma criança que o Pai chama para uma grande aventura e você só precisa pegar na mão Dele e se deixar ser guiada, conduzida. Não precisa ser pesado. É divertido! Mas, mesmo assim, para cada chamado existem níveis de renúncia, entrega e dependência. Respeite os processos, existe um tempo para cada coisa. Confie Naquele que o chamou.


Acompanhe toda a continuação dessa trajetória no Instagram de Fernanda: @fernanda_barbosa_aju.

E se você deseja fazer parte dessa missão, junte-se a Fernanda orando e contribuindo com aquilo que o Senhor deseja fazer através dela em Moçambique. Abaixo seguem os dados bancários:

PIX: [email protected] (Nubank)
Banco Santander:
Agência 3082
Conta Corrente: 1072590-9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!