Verbo FM

Angolanos chegaram ao Brasil através de um milagre

Visto para a viagem foi liberado de maneira sobrenatural, um dia antes da vinda para a Conferência de Ministros.

A Angola está no coração da liderança do nosso Ministério Verbo da Vida há muitos anos. Desde que o Apóstolo Bud Wright comunicou ao seu corpo de liderança a direção de Deus para levar a Palavra da Fé àquele país. Hoje, o Verbo da Vida está em ascensão na Angola; tanto que uma caravana de lá esteve na Conferência de Ministros Nordeste 2024. Entre eles, alguns tiveram que lidar com desafios para chegar ao Brasil, mas a mão de Deus abriu portas para que eles conquistassem a vitória.

“No início do Ministério na Angola, passamos por muitos desafios. Em um dia eu estava lá e fiquei cansado de tudo o que estávamos enfrentando como oposição. Tive a chance de ir embora. Mas quando pensei nisso, me deu uma dor no coração, pois eu sabia que tinha uma responsabilidade com aquele povo”, disse o Apóstolo Guto Emery.

Ele contou mais detalhes do início de tudo na Angola: “Muitas vezes, deixei a minha família para cuidar daquele povo. Mas eu sabia que a visão era maior do que nós. Em certo dia, um policial em frente de mais outros 25 policiais estavam para entrar em nossa igreja em Luanda para fechar o local. Logo, o Senhor falou comigo para ser ‘agressivo’ com o plano. Então, aqueles homens foram interceptados ao conversarmos com o líder deles. Aquele policial revestido autoridade nos viu através da graça do Senhor e não deixou que ninguém fechasse a igreja”. Hoje, o homem que comandava os policiais para fechar a obra está congregando naquela mesma Igreja Verbo da Vida em Luanda.

Os milagres continuam em meio aos angolanos. O casal José e Maria Lunguna e as irmãs Areadine Manuel e Miraldina Santos estão entre os que vieram para a Conferência de Ministros Nordeste. Eles são de Luanda e, por mais que algumas dificuldades tenham surgido, creram no que Deus poderia fazer para realizarem a viagem.

À esquerda, o casal José e Maria Lunguna.

Areadine relatou que o pastor Judsi Calado plantou a semente para que eles viessem ao evento em dezembro do ano passado, assim que a data foi lançada: “Ele compartilhou a divulgação da Conferência conosco e perguntou: ‘Quem vai?’. Eu disse: ‘Eu vou!'”.

Em janeiro deste ano, eles começaram a reunir a documentação para tirarem o visto e, em fevereiro, eles dariam entrada na Embaixada; porém, o agendamento para a retirada de vistos foi fechado naquele mês. Ainda assim, eles creram que seriam abertas oportunidades para a solicitação do visto. A turma falou com pessoas especialistas no assunto, mas eles não obtiveram respostas positivas. Com isso, os meses foram se passando e apenas uma semana antes do dia em que seria a viagem é que eles começaram a receber novidades.

Miraldina Santos

Miraldina falou com a pessoa que estava intermediando o processo na Embaixada.”Eu insisti para ele ir lá, pois sabia que algo iria acontecer e os documentos iriam entrar”, disse ela. Nesse dia, o responsável pelo processo foi ao local e conseguiu acesso a lugares da Embaixada que ele não teria naturalmente. “Ele falou com a equipe do embaixador e, no dia seguinte, conseguimos dar entrada ao processo, ainda que sem a nossa presença, e isso não existe”, comentou Miraldina.

Areadine Manuel

“Verdadeiramente, Marcos 11.23 funcionou nesta viagem; pois ficamos com os telefones conectados neste dia, já que estávamos numa fazenda, mas mesmo sem a nossa presença, ele conseguiu dar entrada”, completou Maria Lunguna. Ela relatou que, quando orava pelo visto, se via na Embaixada em espírito.

Na sexta-feira daquela semana, eles foram à instituição para obter novas informações sobre o andamento, mas o lugar estava fechado. A viagem deveria acontecer no domingo, por isso, tudo parecia estar perdido novamente. Foi o momento em que Miraldina se sentiu ameaçada de perder a fé, mas o Espírito Santo estava o tempo todo os fortalecendo, ainda que a viagem não estivesse garantida.

Eles decidiram que não iriam desistir, apenas adiariam a viagem. Como um dos passos de fé, arrumaram as malas antes de terem o visto. Mantiveram-se em oração e sempre declarando que viriam, sem duvidar. Na segunda-feira, às 15h, eles finalmente receberam a tão esperada mensagem de que os vistos haviam saído. Na terça-feira, eles viajaram para o Brasil. Normalmente, o processo para conseguir retirar o visto para o Brasil dura seis meses, mas no caso deles, em poucos dias, o milagre aconteceu.

“Eu sinto que estou no paraíso, em uma realidade que eu nunca pensei em viver. Como integrante da nossa igreja, temos resumido livros e a maioria são de Kenneth W. Hagin. Agora estamos perto dele”, comentou Maria.

“Percebo que este é um tempo de voltar às raízes. Estamos maravilhados com a visão, ao vermos a integridade, simplicidade e amor neste lugar, que energiza a gente. A excelência e o serviço das equipes de trabalho também é algo que tem nos chamado a atenção”, testemunhou Adeadine. Já Miraldina completou: “Os valores do ministério estão muito tangíveis aqui. É como se pudéssemos pegá-los!”.

A turma ainda viveu a experiência de visitar o Centro de Operações Verbo da Vida. Segundo eles, foi um momento inesquecível. Os angolanos ficaram maravilhados com a excelência; além de inspirados para levarem tudo o que viram para a Angola. “Esta é a Capital da Fé para nós!”, disse José.

Larisse Mascena, coordenadora da Agência de Missões Verbo da Vida, está impactada com o relato dos irmãos angolano: “A gente vê o legado dessa Palavra chegando na Angola. Para mim, que acompanho a questão de missões, sei que as questões culturais, para a Angola, são algo muito poderoso. Mas vemos a grande mudança. A gente está vendo uma cultura tocada de uma forma muito intensa”. Segundo ela, é um avanço extremo o fato deles crerem no Senhor tão somente pela Sua Palavra, independente de qualquer adversidade.

Certamente, além de viverem dias incríveis e históricos na Conferência, os angolanos viverão dias ainda mais extraordinários ao levarem o que estão recebendo no Brasil para o seu país. Prepare-se para ouvir falar dos grandes feitos do Senhor no continente africano!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!