Começou! Aula inaugural do Curso de Libras da Igreja Sede foi um sucesso!

No último sábado, ocorreu a aula inaugural do primeiro Curso de Libras realizado pela Igreja Sede. O curso que já começou com sucesso, terá a duração de 3 meses, e está sob a supervisão de Juliana Borba, a coordenação de Débora Barbosa, além de uma equipe maravilhosa. Trata-se de um importante passo com o intuito de promover a inclusão e com isso alcançar os surdos com a Palavra da Fé!

Com mais de 600 pessoas inscritas, as aulas estão acontecendo no ambiente on-line, aos sábados, das 17h às 18h. No primeiro dia, os alunos conheceram o alfabeto em Libras, aprenderam a traduzir o versículo bíblico de João 8.32 e, ainda, foram desafiados a gravar um vídeo praticando o exercício.

O curso já começou com a prática, com a aula traduzida em Libras para os participantes. Na oportunidade, Débora Barbosa animou a todos a se envolverem nesse tempo. Além dela, a equipe é formada pelo seu esposo Leonardo,  e por Verônica e Lenildo Barbosa, vice-coordenadores, que também participaram da transmissão. A professora Verônica é quem ministrará o curso, ela possui graduação em Letras Libras e conta com o apoio de Fátima Santos, a intérprete oficial e professora de pessoas com deficiência.

O pastor Thiago Borba, participou da aula inaugural, remotamente, e destacou: “Estou feliz demais. Realmente esse curso é um marco para a nossa igreja e vai abençoar muitas vidas. Vai proporcionar o alcance de pessoas que, até então, não estavam sendo alcançadas. Essa é uma estratégia vinda do coração de Deus. Agradeço a todos que estão envolvidos na liderança desse projeto. Eu sei que essa habilidade, esse dom que Deus deu a vocês faz parte do chamado que vocês têm. Sei que tem muita gente de nossa igreja, mas também de outras igrejas Verbo da Vida no Brasil. Vamos alcançar as pessoas com surdez, e daí para frente a vida delas nunca mais será a mesma”, disse ele, orando em seguida por esse tempo de ensino, pelos alunos e professores.

Após a mensagem do pastor, Juliana Borba teve a oportunidade de falar  e demonstrou sua alegria pela implantação desse curso: “Eu estava com muitas expectativas dessa aula inaugural. Temos uma excelente equipe e certamente vamos crescer juntos. Vamos aprender muitas coisas e estamos animados com o que Deus está começando hoje em nossa igreja”.

Sabemos que o Senhor deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Vamos aprender Libras para que o surdo possa conhecer a Deus, a verdade e que ele seja livre através do conhecimento dessa Palavra. Vamos aprender a ouvir com o nosso coração e falar através das nossas mãos. Porque é assim que as libras acontecem. 

De acordo com Juliana, idealizadora do projeto, nesse curso teremos mãos que adoram, abençoam, ministram a palavra de Deus e manifestam a vontade d’Ele. Juliana pensa muito nos projetos de inclusão seja na Brinquedoteca ou no Curso de Libras. 

Ela citou um texto bem conhecido em Romanos 10. 13 que diz:“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como porém invocarão aquele em quem não creram, e como crerão naquele de quem nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue? e como pregarão se não forem enviados ? Como está escrito: quão formosos são os pés dos que anunciam as boas nova.”  

“Vamos cumprir essa palavra. Sim! Os surdos receberão a palavra através de nós”, declarou a ministra, enfatizando que esse é o início de algo grande, como igreja e ministério. Ela destacou que somos privilegiados por fazer parte de tudo isso e que veremos os frutos dessas sementes que estão sendo plantadas.

Durante a aula, Juliana Borba foi surpreendida pela equipe com um vídeo “LIBRAS BAURU, MÃOS QUE ADORAM, EU FIZ PARTE!”,  no qual foram apresentadas imagens e depoimentos de pessoas que aprenderam libras na Igreja, em Bauru (SP),  as quais são preciosas para ela.

“Juliana Borba tem uma história em Bauru, mas agora “MÃOS QUE ADORAM” chegou a Campina Grande!”, disse Débora, que abraçou esse grande desafio com entusiasmo e alegria.

Juliana relatou que se emocionou com o vídeo pois essa história faz parte de sua adolescência na igreja liderada pelos seus pais.O referido projeto alcançou muitos surdos naquela cidade. Alguns, após receber e acolher a palavra de Deus em fé, começaram, inclusive, a ouvir. Ela mencionou que viu nesses surdos tanto fervor que pouco se vê nos crentes hoje em dia. Eles têm experiências com Deus e pregam a Palavra para outros surdos, ganhando muitas vidas para Jesus.

Aproveitando a ocasião, a equipe testemunhou um pouco de suas experiências na área de Libras e com cada relato, os alunos eram estimulados a seguirem amando e cuidando dos surdos.

“Como é bom estar nesse momento aqui, é bom olhar para trás e ver os resultados de tantas pessoas já alcançadas através desse dom. Hoje, a Igreja Verbo da Vida Sede desenvolve um marco na inclusão.” (Leonardo Barbosa)

“Sou casada com uma pessoa com deficiência, sou professora há 10 anos de crianças com deficiências, sou apaixonada por inclusão e nunca imaginei que Deus poderia unir o meu ministério profissional com a igreja. Sou líder da brinquedoteca da igreja, que foi fundada em novembro, e o nosso principal foco é o acolhimento de crianças e famílias que precisam se adaptar à igreja e aos cultos, principalmente crianças autistas, temos cinco crianças autistas em nossa igreja. A partir daí começamos o projeto de inclusão, Juliana me falou que teve oportunidade de trabalhar com Libras, anos atrás, e fomos amadurecendo esse projeto. Propus começar esse curso de libras com a professora Verônica e Fátima, que é a interprete oficial da Prefeitura de Campina Grande. Ela é uma profissional excelente e está nos ajudando de forma voluntária. Libras não é apenas para o surdo se comunicar, mas também é para adoração ao Senhor. Libras é uma língua e ela também vai se curvar e adorar ao Rei dos Reis. O maior objetivo é multiplicarmos conhecimento sobre as Libras para que possamos alcançar por meio da evangelização pessoas surdas.”(Débora Barbosa)

A primeira aula foi gravada e disponibilizada aos alunos que não puderam assistir.  Vale reforçar que esta é a primeira turma experimental de um curso muito desejado, é um projeto piloto. De qualquer forma, os alunos puderam usufruir de uma hora de aula abençoada.

Abaixo, confira alguns comentários dos alunos durante a aula:

“Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo, levar a Palavra ao surdo através da Libras, é uma prova de amor ao próximo. Que Deus abençoe toda a equipe!” (Maria José)​

“Parabéns aos participantes desse projeto pela iniciativa dessa inclusão. Gratidão!” (Tamara Thaise)

“Equipe do Curso de Libras, grandes expectativas!” (Ioneide Oliveira)

“​Mais uma ferramenta poderosa para nós da Escola de Missões!” (Nara Alves)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!