Verbo FM

#ConferênciadeHomens João Roberto (Sábado de Manhã)

Estando aqui, nós não estamos fazendo um favor para Deus, mas para nós, somos nós que precisamos melhorar e Deus está interessado nisso. Tiago disse: “Achegai-vos a Deus e Deus se achegará a vós” (Tiago 4.8). Depois, ainda no mesmo versículo, ele fala de dois grupos de pessoas: pecadores e irmãos de ânimo dobre. É sobre este segundo que eu quero falar nesta manhã.

Ânimo dobre é inconstância, é ter dois tipos de comportamentos. Alguns homens estão vivendo a vida cristã na igreja e outro tipo de vida no dia-a-dia, que chamam de “secular”. O que fazer quando se apresenta ânimo dobre? Ele escreveu: Limpe o coração.

Há uma diferença entre alguém que é hipócrita e alguém que está com ânimo dobre. O hipócrita, Deus rejeita, mas o de ânimo dobre, Ele quer restaurar.

Jesus conviveu com alguém bem próximo que tinha um ânimo dobre, Pedro. Pedro era sério para as coisas de Deus, ao ponto de apresentar um comportamento bem fervoroso em algumas situações. Ele até corrigiu Jesus quando Ele quis lavar seus pés, pensando que estava certo. Ele era tão dedicado que quando Jesus o corrigiu, ele disse: Lave todo o meu corpo então!

Vamos ver outra situação:

“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes” (João 13.36-38)

Jesus ficou surpreso e perguntou: Tu darás a vida por mim? Alguns escutam isso de Deus durante o louvor. Você diz: “Eis-me aqui Senhor”. Deus lhe responde com uma interrogação: “Você está aí mesmo?”.

Isto porque Jesus conhecia o outro ânimo de Pedro. Há homens que estão envolvidos na obra, fervorosos, mas existem alguns segmentos da sua vida que você não mantém a constância. Algumas das nossas orações não são fingidas, mas também não são carregadas de poder porque estamos falhando na continuidade, estamos nos comprometendo em um nível que ainda não temos condição de cumprir. Esta condição é estabelecida. Como aqui, o ar natural seria quente. Mas, estamos usando um Ar Condicionado, para condicionar o ar. Há um poder que esfria o ar. O que dizer do poder de Deus? Se ligarmos este poder, teremos as condições.

Essa negativa de Pedro foi forte. O que gerou isso? Ânimo dobre. Isso é o que leva homens a acessarem pornografia pouco tempo depois de sair de um culto na igreja no qual ele estava bem fervoroso. O que fazer? Limpe o coração (Tiago 4.8).

Por que na continuidade, no versículo seguinte, Tiago disse: “Converta-se o vosso riso em pranto”. Esse riso é um riso ruim, riso do prazer do erro, do pecado. Este pranto é a tristeza segundo Deus, que produz arrependimento. Aquilo que antes era prazer, quando você está em processo de limpeza, se transforma em vergonha, motivo de tristeza.

Há um preço a ser pago. É preciso trabalhar para tratar as áreas da sua vida que ainda não estão limpas, condicionadas a vida de Deus. A consagração nos leva a constância, mas é você que se consagra. Não é Deus que lhe dar o banho, Deus lhe dá a água e os produtos, mas é você que faz o esforço de se limpar, procurando onde está a mancha e limpando.

“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (Apocalipse 3.18)

Para quem ele está falando? Para quem é morno. O que é isso? Ânimo dobre. Nem é quente e nem frio, é morno e pensa que está tudo bem. Deus disse que vomitará. Quando alguém que está morno e ora parecido com o que Pedro falou para Jesus: “Estou pronto a ir contigo até a morte”. Deus responde: “Até a morte!?”. Isto dá ânsia de vômito nele.

A Bíblia diz que há três coisas que podemos cair: soberba da vida, concupiscência da carne e dos olhos. Concupiscência é um desejo forte para fazer o que Deus disse para não fazer. Você permite Satanás colocar esse tempero por ter alimentado pensamentos ilícitos. Mas, Deus tem as condições para nos limparmos disso, o que temos que fazer? Comprar.

Há um preço a ser pago. É preciso trabalhar para tratar as áreas da sua vida que ainda não estão limpas, condicionadas a vida de Deus. A consagração nos leva a constância, mas é você que se consagra. Não é Deus que lhe dar o banho, Deus lhe dá a água e os produtos, mas é você que faz o esforço de se limpar, procurando onde está a mancha e limpando.

Minha pergunta para você é: Quando chegarem e lhe disserem como disseram para Sansão: Os filisteus vêm sobre ti… Você se levantará com unção ou sem unção?

1 Comentário

  • Glória a Deus, Pr João, por tal sabedoria.

    Pr. Kleber e Rosinha
    Verbo da Vida Santa Helena,PR

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!