O evento teve duração de cinco dias, contando com a presença dos preletores: Pr. João Roberto, Ap. Guto Emery, Manoel Dias, Renato Gaudard e Canrobert Guimarães, diretores do Ministério Verbo Vida.
PRIMEIRO DIA
No primeiro dia do seminário, o Pr. João Roberto abordou o tema “Obediência à Palavra”. Ele enfatizou que a vitória está em obedecer a Deus, e isso significa obedecer a Sua Palavra. Confira abaixo trechos da mensagem:
Podemos fazer as mesmas coisas, mas em níveis diferentes. Não é obrigatório mudar as coisas.
Uma planta recebe da mesma água todos os dias. Em cada estágio da planta a água produz um benefício, a água não precisa mudar para trazer um benefício. A Palavra não precisa mudar para lhe trazer um benefício.
Não seja tolo, procure entender a vontade do Senhor.
O fruto deve permanecer, e precisamos entender a vontade de Deus para que venhamos a responder. Quando uma pessoa deixa de obedecer o plano e o propósito que Deus tem pra vida dela, ela está se inclinando para a carne.O inclinar é a tua escolha com ação”.
SEGUNDO DIA
O Ap. Guto Emery foi o preletor do segundo dia. Ele falou sobre sermos fervorosos e, proclamar o evangelho nos deixa afogueados. O Ap. Guto motivou a todos a sair por todos os lugares levando aquilo que recebemos de graça do Senhor.
Somente ter o conhecimento sem a prática não vale de nada. Jesus deu uma ordem para nós: Vá e arrume o mundo! Só decorar a passagem da Bíblia que Deus manda você ir e você não tem a prática de ir, nada vai adiantar.
Somos nós que vamos marchando contra as portas do inferno. Elas não prevalecerão contra nós, filhos de Deus. Você irá? Ou você vai apenas se contentar em estudar sobre ir?
A Igreja de Cristo não é um barco de prazeres, mas um bote salva-vidas.
Quando temos a consciência de que existe um inferno para evitar e um céu para conquistar, nossa vida e nossos olhares se tornam diferentes.”
TERCEIRO DIA
Já no terceiro dia do evento, Manoel Dias proclamou as verdades bíblicas afirmando que a obra de evangelizar, de tocar vidas, de aguçar a Palavra de Deus repousa sobre a igreja e sobre o povo de Deus.
“Quando você faz o bem ao próximo Deus recebe também como adoração da sua vida. Vida de louvor é muito mais amplo do que só cantar, é a vida que você vive e o modo como você toca as pessoas. Deus está nos avaliando da forma que tocamos as outras vidas. Precisamos não somente pregar o evangelho, mas fazer o bem”.
QUARTO DIA
No penúltimo dia do seminário, Renato Gaudard trouxe uma mensagem impactante, um alerta para os irmãos quanto ao crescimento do evangelho estar intimamente ligado a atividade de evangelismo na igreja.
Falando sobre o crescimento do número de evangélicos no nosso país, Renato disse que os números positivos não podem nos deixar acomodados, pelo contrário, precisam ser uma motivação para fazermos mais.
Seguindo, ele motivou os irmãos a serem ousados, a falarem com intrepidez as verdades bíblicas. “Existem coisas que só vão ser ativadas, ser manifestadas, quando estivermos lá fora diante da oportunidade”, asseverou.
ENCERRAMENTO
“Ninguém pode nos segurar. As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, e nós somos a Igreja.
Nós podemos ser um mensageiro da verdade e do amor em todo e qualquer lugar. Em qualquer lugar nós podemos fazer o nosso púlpito. Os sinais acompanham a Palavra, a gente prega e o Espírito Santo faz.
Não importa o tempo, faça. Não desperdice as oportunidades que Deus lhe dá. Porque são nessas oportunidades que Deus fará maravilhas.
Quando compreendemos que é Deus que faz através de nós, as coisas se tornam muito confortáveis.
Se você crê e tem consciência do que Deus chamou para você fazer, dê um passo de fé. O que Deus quer é um coração que creia. Se você crer, funciona. Quando a gente decide obedecer, vemos o resultado da obediência. Obediência promove resultados”.
Foi um tempo maravilhoso de edificação, fortalecimento e despertamento para a igreja local, trazendo a consciência da urgência de alcançarmos o perdido, proclamando o evangelho em todo lugar.