Filhos de colaboradores do MVV estão sendo capacitados

Verbo Boot é um tipo de laboratório interno, com o propósito de formar os próprios profissionais do Ministério Verbo da Vida.

Como sempre foi dito, os jovens são os futuros gestores da sociedade e necessitam de uma preparação excelente. Pensando nisso, o Ministério Verbo da Vida começou a investir nessa área e faixa etária.

O apóstolo Guto Emery, presidente do MVV, está bem antenado a essa realidade. Ele disse que o “nosso ministério tem experimentado um crescimento significativo, o que traz consigo a constante necessidade de aprimoramento dos nossos processos. Buscamos sempre maneiras mais eficazes de supervisionar as nossas igrejas e de equipar os ministros para que desempenhem seu chamado com maior eficiência e excelência, conforme Deus nos direciona”.

Segundo afirmou, uma das áreas em que é identificada uma grande necessidade é a da Tecnologia da Informação (TI). Inicialmente, a intenção era contratar profissionais especializados para desenvolver os sistemas e ferramentas necessários para o funcionamento do Ministério. No entanto, a Instituição enfrenta uma escassez de profissionais que possuam tanto o perfil cristão, quanto as habilidades técnicas comprovadas para atender suas necessidades específicas.

“Foi então que surgiu em meu coração a ideia de criar um tipo de laboratório interno, com o propósito de formar nossos próprios profissionais. Pensei imediatamente nos jovens e adolescentes da igreja como potenciais beneficiários desse projeto. Compartilhei essa visão com alguns membros da diretoria, e aguardamos a orientação do Senhor sobre como dar início a essa iniciativa”, contou o apóstolo.

CONEXÃO

Guto disse que, em certa ocasião, enquanto ministrava na Escola de Ministros em Salvador (BA), teve a oportunidade de pregar na Igreja Verbo da Vida liderada pelo pastor Raimundo Oliveira. Ao finalizar a ministração, ele foi abordado por várias pessoas que vieram expressar sua gratidão pela mensagem. Entre elas, estava Yuri Bispo. 

Yuri aproveitou a oportunidade para relatar um testemunho impactante sobre sua cura de uma grave enfermidade (veja a matéria sobre o assunto na página tal). De forma breve, ele contou ao apóstolo que tão logo ingressou no Rhema, enfrentava desafios significativos, lutando contra a depressão e pensamentos acelerados, além de sofrer de blefaroespasmo, uma condição que causa cegueira funcional e não possui tratamento médico eficaz.

Conforme explicou, durante esse breve encontro ocorrido em março de 2023, Guto também descobriu que ele atuava na área de TI. Com isso, o apóstolo disse que tinha o desejo de que os missionários, jovens e adolescentes do MVV aprendessem algumas linguagens de programação, pois tal área é muito requisitada e tem ótimos salários, além de facilitar a entrada em outros países. 

“Compartilhei com ele o meu plano de criar um laboratório para desenvolver nossos próprios profissionais. Ele, então, mencionou que possui uma franquia e se ofereceu para ajudar a concretizar esse projeto. Assim, nasceu uma grande parceria”, festejou Guto.

A surpreendente ideia foi muito bem recebida por Yuri. Ao final da conversa, ele disse ao apóstolo que iria pensar sobre o assunto e propor um projeto. Enquanto planejava, Yuri lembrou que a franquia da qual é sócio, a SuperGeeks, tem um modelo de ensino feito de forma on-line. A partir dele, elaborou o projeto que chamou de VerboBoot. “A palavra boot vem da área da computação e significa iniciar o computador. Dar um boot é como se fosse o ‘start’ do computador e, a partir daí, ele começa a funcionar”. 

Yuri disse que eles avaliaram, então, o curso que já existia na SuperGeeks, chamado MasterGeek, voltado para adolescentes e jovens, e adaptaram tudo para que funcionasse perfeitamente nesse projeto. Em seguida, ele fez a proposta para o apóstolo e recebeu a orientação de apresentar o projeto também à diretoria. 

Agendaram, então, uma reunião com os membros da diretoria e da coordenação de Tecnologia da Informação do Ministério. Após a apresentação, todos ficaram extremamente impressionados com a proposta apresentada por Yuri. Em seguida, fizeram novas reuniões para definir o funcionamento do programa de treinamento. Então, a diretoria decidiu que os beneficiados dessa fase inicial do projeto seriam os filhos dos colaboradores da Instituição, na faixa etária de 14 a 18 anos.

START!

Após finalizar a formatação do curso, duas turmas foram formadas aos sábados, cada uma com doze alunos. Uma composta por jovens de 14 a 16 anos e outra de 17 a 18 anos. As aulas iniciaram em junho de 2023. Segundo Yuri, o primeiro passo foi lançar um projeto piloto on-line para evitar um investimento maior com as aulas presenciais. O curso tem duração de três anos, com um módulo para cada ano.

Ao longo desses três anos, os alunos terão acesso a temas como: Introdução à Programação e Lógica, através do desenvolvimento de games; Criação de Sistemas Web com HTML/CSS/JavaScript; Introdução a Front-End e Back-End; Desenvolvimento de Sistemas Web Dinâmicos; Introdução à API; e Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com React Native.

Nicholas Emery

Nicholas Emery, filho dos colaboradores Cristhian e Suênia Emery, compartilhou sua experiência com o curso: “Tem sido incrível! Cada dia é uma jornada desafiadora, mas extremamente gratificante. A importância desse curso vai muito além do conhecimento técnico. Ele está me moldando para ser a pessoa que Deus deseja que eu seja. Além disso, está abrindo portas para uma carreira promissora, proporcionando não só habilidades profissionais, mas também crescimento pessoal e espiritual. Dou graças a Deus por esse Ministério ter investido nessa área”.

O Ap. Guto está entre os mais entusiasmados com o desenvolvimento do curso. Recentemente, houve um encontro no qual os adolescentes fizeram uma apresentação para os pais e a parte da diretoria do MVV, mostrando o progresso conquistado em apenas um ano de curso. Guto comentou: “Confesso que fiquei emocionado e profundamente impressionado com o que vi. Mesmo em um curto período, o desenvolvimento deles é visível e notável. É extraordinário como o Senhor orquestra conexões entre pessoas para que uma visão divina seja implantada”.

Para Cleanto Silveira, coordenador da Secretaria das Igrejas do MVV e pai do aluno Áquila Santos, de 14 anos, é fundamental motivar os jovens para a realidade da vida, especialmente quando podem servir ao Senhor com seus dons e habilidades naturais. Ele também destacou: “Trazer essa importância para eles gera, nessa fase de construção da vida, a experiência de serem guiados pelo Espírito Santo nas decisões do dia a dia, bem como na complexidade de construir um simples joguinho através de uma linguagem de programação”.

Cleanto ainda ressaltou o privilégio de fazer parte da Família Verbo da Vida: “No MVV, a liderança sempre motiva os colaboradores a enxergarem além de suas capacidades, promovendo oportunidades de crescimento que alcançam também nossa família”.

O Ap. Guto credita todo o progresso a Deus, que guiou cada uma das etapas. “Ao testemunhar como Deus conduziu cada fase desse projeto, é impossível não se alegrar com tudo o que está acontecendo. Como a Bíblia nos ensina sobre Davi, que lograva êxito em todos os seus empreendimentos, porque Deus era com ele, temos certeza de que o êxito que temos experimentado também é fruto da presença e direção do Senhor em nossa vida e ministério”, concluiu o apóstolo.

UMA SUPERESCOLA

A SuperGeeks é uma escola de programação, robótica, tecnologia e inovação voltada para crianças, adolescentes e jovens. Com uma metodologia própria e inovadora, ela ensina jovens a partir de 5 anos a criar seus próprios games, aplicativos, robôs e sistemas, integrando conceitos de empreendedorismo e língua inglesa. Os cursos são oferecidos em formatos presenciais, on-line e flexíveis.

A escola foi idealizada e fundada em 2012 pelo casal Marco Giroto e Vanessa Ban, enquanto moravam no Vale do Silício, Califórnia. Marco Giroto é programador desde os 12 anos e possui experiência em grandes empresas brasileiras e multinacionais. Vanessa Ban foi professora, com experiência em todos os níveis de ensino, da pré-escola ao ensino médio, e se especializou na área de educação.

Com mais de 50.000 alunos formados, a SuperGeeks conta com mais de 70 unidades e possui mais de 5.000 horas de conteúdo, oferecendo cursos avançados, profissionais qualificados e acompanhamento individualizado.

1 Comentário

  • Gloria a Deus que ministerio tremendo essa idea do nosso apostolo e tremenda. Loucamos ao senhor pelo projeto.Com certeza vai abencoar de muitos jovens.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados