Verbo FM

Imagem & Semelhança: saiba mais sobre o tema

Veja o que membros da Diretoria do Ministério Verbo da Vida falam sobre o tema da Conferência de Homens e saiba como foi o processo criativo.

O tema da Conferência de Homens 2023 é realmente inspirador. Imagem & Semelhança logo nos remete à Criação. Em Gênesis 1.26, o autor descreve a forma como Deus fez o homem: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”. E, assim, veio o homem, o ser mais parecido com o Criador. Alguns membros da diretoria do Ministério Verbo da Vida (MVV) falaram sobre o tema da Conferência deste ano e você vai também saber como se desenvolveu todo o processo criativo do tema.

Divinamente inspirados

Para o presidente do MVV, Guto Emery, a Conferência de Homens desempenha um papel crucial para o Ministério Verbo da Vida na formação do caráter, inspirando os participantes a viverem de acordo com a essência do versículo de Miquéias 6:8, que diz: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”.

O apóstolo disse ainda que à imagem e semelhança de Deus, os homens devem cumprir o seu propósito neste mundo. Para ele, nesse evento, os homens são recordados sobre a importância de praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus. E completou: “Esses princípios fundamentais moldam a maneira como enfrentam os desafios da vida moderna, resultando no seu compromisso com valores divinamente inspirados”.

Refletindo o próprio Deus

As pessoas precisam ver características de Deus em nós, como se vissem a Sua imagem através de um espelho. Nesse sentido, Perilo Borba, que também é coordenador de Comunicação do MVV, lembrou que Paulo escreveu dizendo que os homens, como marido, deveriam amar as esposas como Cristo amou a igreja. Ele disse que, na paternidade, também temos o exemplo de Deus a seguirmos. “Em todas as áreas, como homens, devemos aprender a nos conformar com o Criador, sendo um reflexo d’Ele e glorificando o Seu nome”, comentou o pastor.

Quem disse que o tema da conferência era fantástico foi o supervisor das escolas Rhema, Canrobert Guimarães. Segundo ele, quando Deus criou o homem, Ele declarou, juntamente com o Senhor Jesus e o Espírito Santo: “Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança”. Foi assim que ele nos criou. Canrobert ainda disse que Deus nos deu poder e habilidade. E a primeira coisa que Ele nos deu foi esse talento de governar, de administrar, de fazer crescer e prosperar naquilo que Ele estava entregando em nossas mãos. “E uma das coisas que ele nos deu foi a família”.

Conforme Deus mesmo nos fez, segundo a sua própria imagem, conforme sua semelhança, Ele estava deixando dentro de nós no nosso interior, a habilidade para exercer essa função de ser líder, de ser responsável, de tomar decisões acerca de tudo o que diz respeito à família. E Canrobert concluiu: “Somos a imagem e semelhança de Deus com habilidades, qualificações, enfim, com tudo aquilo que precisamos para exercer bem o nosso papel de adorador, de homem, de ministro, de marido, de pai, de servo ou de patrão. Nós temos habilidades pra exercer tudo isso porque nós fomos criados segundo a imagem e semelhança de Deus”.

Matéria-prima de Deus

Filipi Rodrigues, diretor de criação do MVV, tem sempre um desafio instigante para as artes das Conferências de Homens e Mulheres: Fazer todos os anos a mesma coisa, só que de maneira diferente. “Isso me lembra muito o Criador, Deus. Ele é o mesmo desde sempre, que fala as mesmas coisas desde sempre, só que de maneiras diferentes”, disse o ministro.

Segundo Filipi, como de costume, no mês de junho, ele dá início ao processo criativo da identidade do evento, e começa a pensar no tema. Assim, Filipi procura investigar espiritualmente a necessidade da igreja naquele momento. E ele fala como aconteceu em 2023: “Durante a pesquisa de imagens, eu percebi que deveríamos abordar sobre identidade. Estamos na década do maior índice de crise existencial da história, inclusive entre os crentes. Então, trazer à memória nossa identidade espiritual é bastante necessário”.

O diretor de Criação resumiu, por fim, o tema da Conferência de Homens deste ano: “Imagem e semelhança são duas palavras que definem com exatidão a matéria-prima do que somos feitos: Deus. Nada melhor do que um espelho para transformar essa mensagem em imagem. O reflexo do espelho remete à reconhecimento e identidade”, explicou.

Confira a matéria sobre o ministro Gerald Foster, convidado para a Conferência de Homens deste ano.

Saiba mais sobre as Conferências de Homens e Mulheres.

3 Comentários

  • A nossa igreja tem sido uma benção para essa cidade para essa nação e para todos os lugares onde essa palavra tem alcançado, cremos que o ano de 2024 será um ano de conquista e de mais avanço dessa palavra para alcançãr povos linguas e nações. Louvamos ao senhor por que o senhor esta levantando os cincos dons ministeriais para alcançar povos linguas e nações com a palavra da fé e o amor

    Resposta
  • O senhor tem nos abençoado de uma forma sobrenatural, temos visto a boa mão do senhor sobre cada evento que a nossa igreja tem promovido somos gratos ao senhor pela nossa liderançã, sempre buscando o melhor para a sua membrezia, somos da familia da fé e nos alegremos em fazer parte de uma familia tão abençoado, tão rica em revelação tão rica em sabedoria e tão rica em maturidade. Agradecemos ao senhor diariamente pelos nossos lideres.

    Resposta
  • Cremos que esse evento ficará na historia da nossas vidas, pois o tema foi tremendamente guiado pelo senhor, nossa diretoria sempre inspirada pelo espirito santo tem promovido eventos para a nossa edificação maturidade e crescimento. Estamos com grande expectativas para o grande mover de Deus para as nossa vidas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!